Como funciona uma consultoria em segurança do trabalho?

Como funciona uma consultoria em segurança do trabalho?

Uma consultoria em segurança do trabalho é uma empresa que ajuda outras empresas a cumprirem as normas e definições impostas pelos órgãos reguladores no que se refere à implementação do conceito de Segurança do Trabalho no local.

De forma prática, consiste em um grupo multidisciplinar de profissionais dessa área que ajudam o gestor a garantir que seus funcionários tenham um ambiente de trabalho livre de riscos físicos, químicos e operacionais.

Com isso, é possível promover mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para os profissionais, condição que pode ser sentida no local de trabalho, mas que também se estende para fora dele.

A consultoria em segurança do trabalho também colabora com a adequação da empresa contratante às legislações trabalhistas vigentes, bem como com as previdenciárias e ambientais.

Aqui, vale destacar que a Segurança do Trabalho é uma prática obrigatória a todos os negócios, independentemente do seu ramo de atuação. Entre os seus principais objetivos estão:

  • proteger a capacidade e a integridade de trabalho dos funcionários;
  • prevenir e/ou minimizar o surgimento de doenças ocupacionais;
  • prevenir e/ou minimizar o número de acidentes de trabalho.

Somado a esses pontos, é bem importante ter em mente que gestores que não atendem ao determinado pelas legislações e normas estão passíveis de sofrerem diversas penalidades, a exemplo de aplicação de multas.

Além disso, há chance de serem alvos de processos trabalhistas e de pagamento de indenizações, especialmente em casos de ocorrência de acidentes de trabalho.

Para evitar passar por problemas como esses, confira agora o que é uma consultoria em segurança do trabalho, como funciona, quais as vantagens dessa parceria, e em quais situações ela pode ajudar a sua empresa e os seus colaboradores.

O que é a consultoria em segurança do trabalho?

O que é a consultoria em segurança do trabalho?

A consultoria em segurança do trabalho é uma empresa responsável por ajudar um negócio a se adequar às normas e leis que definem critérios para a promoção da saúde, bem-estar, proteção, seguridade e qualidade de vida dos trabalhadores.

Por meio de um grupo multidisciplinar de profissionais dessa área — geralmente formado por Técnico, Engenheiro, Enfermeiro e Médico do Segurança do Trabalho — esse serviço de consultoria pode incluir a adoção e a implementação de medidas de caráter técnico, administrativo, operacional, educacional, ambiental, entre outros.

A ideia é garantir que as diretrizes e definições estabelecidas pelos órgãos competentes sejam aplicadas pela empresa contratante, de modo que a seguridade do ambiente de trabalho possa ser garantida das mais diferentes formas.

Quem deve contratar os serviços de uma empresa de consultoria em segurança do trabalho?

A contratação de uma empresa de consultoria em segurança do trabalho não é obrigatória. Porém, é preciso ter em mente que ela ajuda, muito, no atendimento das diversas normas obrigatórias voltadas para a saúde e a segurança dos funcionários de um negócio.

Por ter conhecimento profundo sobre essas regras, contar com o suporte de uma consultoria em segurança do trabalho tende a ser uma garantia que nenhuma regra deixará de ser cumprida, o que ajuda a evitar uma série de problemas legais para o negócio.

Por essas razões, a contratação desse serviço é indicado para empresas que não têm um setor próprio de Segurança do Trabalho, ou para aquelas que têm, mas que precisam de um apoio complementar de profissionais ainda mais capacitados.

Firmar uma parceria com uma consultoria de segurança do trabalho também pode ser uma boa opção para gestores que estão entre esses dois cenários. Ou seja, que está implementado, pela primeira vez, um departamento interno de Segurança do Trabalho e, por conta disso, precisa de orientações mais precisas.

Como funciona a consultoria em segurança do trabalho?

Como funciona a consultoria em segurança do trabalho?

De modo geral, a prestação de serviço de uma consultoria em segurança do trabalho acontece em três fases, que são:

  1. Vistoria técnica
  2. Elaboração de laudos
  3. Implementação do PPRA e do PCMSO

1. Vistoria técnica

Na etapa da vistoria técnica, o SESMT — Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, que é o grupo multidisciplinar de profissionais que citamos logo no início deste artigo — realiza uma análise bastante criteriosa sobre os cargos e as atividades exercidas pelos trabalhadores da empresa contratante.

O objetivo dessa visita técnica é identificar todos os riscos que podem comprometer a saúde e a vida dos funcionários.

2. Elaboração de laudos

Com a primeira fase concluída, o passo seguinte costuma ser a elaboração de laudos que definem todas as ações necessárias para a promoção do conceito de Segurança do Trabalho.

Aqui, podem estar incluídas questões como diretrizes de implementação de programas de prevenção, treinamentos e cursos diversos a serem ministrados aos colaboradores, importância e uso dos EPIs, Equipamentos de Proteção individual, entre outras.

3. Implementação do PPRA e do PCMSO

O terceiro passo tende a ser a implementação do PPRA, que é a sigla para Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

O PPRA visa tratar e definir iniciativas, aplicação de técnicas, adoção de boas práticas, e outras ações que contribuam para tornar o local de trabalho mais seguro.

Criado a partir das definições da Norma Regulamentadora 9 (NR 9), suas diretrizes devem estar todas baseadas nos riscos identificados na empresa que está sendo atendida pela consultoria em segurança do trabalho, tais como os ergonômicos, físicos, químicos e biológicos.

O PPRA caminha com o PCMSO, que é o Programa de Controle Médico Saúde Ocupacional — destacando aqui que ambos são exigidos pelas normas regulamentadoras NR 5 e 7.

O PCMSO tem por objetivo promover e preservar a saúde dos colaboradores de uma empresa, especialmente com foco na identificação precoce de doenças do trabalho e/ou doenças ocupacionais.

Quais serviços costumam ser oferecidos por esse tipo de consultoria?

Quais serviços costumam ser oferecidos por esse tipo de consultoria?

São muitos os serviços que costumam ser oferecidos por uma consultoria em segurança do trabalho, tais como: 

A elaboração de:

  • Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho — LTCAT
  • Laudo de Insalubridade
  • Mapa de Risco
  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais — PPRA
  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional — PCMSO
  • Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção — PCMAT
  • Plano de Controle Ambiental — PCA
  • Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos — PGIRS
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde — PGRSS
  • Programa de Gerenciamento de Riscos — PGR
  • Análise Ergonômica do Trabalho — AET
  • Ordens de Serviço relacionadas à saúde e segurança do trabalhador

Cursos e treinamentos:

  • Treinamento de Primeiros Socorros
  • Comissão Interna de Prevenção de Acidentes — CIPA (NR 5)
  • Trabalho em Espaços Confinados (NR 33)
  • Trabalho em Altura (NR 35)
  • Equipamentos de Proteção Individual — EPI (NR 6)
  • Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR 10)
  • Segurança no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde (NR 32)
  • Segurança na operação e manutenção de equipamentos (NR 12)
  • Operador de Empilhadeira (NR 11)
  • Operação e manutenção de caldeiras e vasos de pressão (NR 13)
  • Observação de posições e aspectos ergonômicos (NR 17)
  • Preenchimento da Comunicação de Acidente de Trabalho — CAT (Lei 8213/91)
  • Segurança no manuseio de explosivos (NR 19)
  • Instrução para preenchimento de Perfil Profissiográfico Previdenciário — PPP
  • Curso de Brigada de Incêndio

Outros:

  • realização de auditorias
  • ações voltadas para a obtenção de licenciamento ambiental.

A parceria com uma empresa de consultoria em segurança do trabalho também pode ser bastante vantajosa para negócios que visam a obtenção da certificação OHSAS 18001.

A certificação OHSAS 18001 — Occupational Health and Safety Assessments Series, conhecida no Brasil como Serviços de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional — é uma norma internacional que dá diretrizes de boas práticas voltadas para a gestão de segurança e saúde ocupacional.

Entre as vantagens de conseguir essa certificação estão:

  • melhorar a imagem da empresa;
  • oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais;
  • reduzir as chances de acidentes de trabalho;
  • evitar ser alvo de ações e processos jurídicos.

Quais são os principais benefícios da consultoria em segurança do trabalho?

Quais são os principais benefícios da consultoria em segurança do trabalho?

E por falar em vantagens, é bem importante que você também saiba quais são as relacionadas à contratação de uma consultoria em segurança do trabalho.

Das que mais se destacam estão:

  • adequar a empresa para o atendimento de todas as normas e legislações trabalhistas;
  • preservar a integridade e a saúde física e mental dos colaboradores;
  • proteger o meio ambiente;
  • trazer mais conhecimento técnico para o negócio, no que se refere à implementação do conceito de Segurança do Trabalho;
  • diminuir o número de afastamentos médicos e de acidentes de trabalho
  • reduzir gastos provenientes de acidentes de trabalho e de afastamentos para tratamento de saúde por conta de doenças ocupacionais;
  • promover mais saúde, segurança e bem-estar aos funcionários, o que tende a aumentar o engajamento e a produtividade;
  • diminuir o turnover;
  • evitar quadros de presenteísmo, absenteísmo, insatisfação e atritos no ambiente de trabalho;
  • colaborar para que os funcionários tenham mais qualidade de vida dentro e fora do local de trabalho;
  • evitar que o negócio seja alvo de ações penais, pagamento de multas, ou mesmo de processos por parte de colaboradores que desenvolveram doenças do trabalho ou que foram vítimas de acidente de trabalho por conta da negligência da empresa;
  • melhorar a imagem da empresa perante funcionários, fornecedores, clientes, parceiros de negócio e potenciais investidores.

Como contratar uma empresa de consultoria em segurança do trabalho?

Agora que você tem todas essas informações, deve estar se perguntando como contratar uma empresa de consultoria em segurança do trabalho, certo?

Para firmar essa parceria é interessante considerar alguns pontos, entre os quais estão:

  • tempo de atuação da consultoria e a sua credibilidade nesse mercado;
  • opinião de outros contratantes — possível de ser verificados em comentários nas redes sociais da consultoria em segurança do trabalho;
  • qualificações e registros dos profissionais que prestarão serviço;
  • soluções e serviços oferecidos;
  • tempo de atendimento.

Que tal conhecer uma empresa que atende a todos esses critérios? Então acesse agora mesmo o site da SST, confira todos os nossos serviços e aproveite para fazer uma cotação!

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