Entenda o que esperar de uma empresa de segurança do trabalho

Entenda o que esperar de uma empresa de segurança do trabalho

São inúmeros os desafios que um empreendedor precisa encarar diariamente: pensar no melhor para o seu negócio, conquistar novos clientes, oferecer boas condições de trabalho. Fica difícil dar conta de tudo, principalmente quando se tratam das questões envolvendo segurança e saúde de seus colaboradores.

Como todo empresário deve saber, acidentes e danos causados pelo trabalho podem trazer inúmeros prejuízos tanto para o funcionário quanto para a empresa. Por isso contar com o auxílio de profissionais especializados em segurança do trabalho é essencial.

Na hora de contratar uma empresa de segurança do trabalho para auxiliar o empreendedor nessa tarefa, porém, é preciso estar atento à alguns pontos. Quer saber mais? Então confira.

Adequação à legislação e às normas técnicas

Não importa o tamanho da sua empresa, é preciso sempre se adequar às inúmeras leis que visam garantir a segurança e saúde de seus funcionários.

Uma empresa de segurança do trabalho tem como principal objetivo garantir que sua empresa esteja de acordo com a legislação trabalhista, previdenciária, ambiental, e também com as diversas normas técnicas que tratam sobre o tema.

A equipe dessas empresas é formada por profissionais qualificados de segurança e medicina do trabalho e também de meio ambiente, que visam proporcionar para a sua empresa e seus funcionários um ambiente laboral mais saudável, seguro e eficiente.

Redução de gastos

A primeira vista, contratar uma empresa de segurança do trabalho pode parecer um investimento grande demais. Com o tempo, no entanto, com a diminuição de acidentes e até da taxa de absenteísmo, o empreendedor pode ver bons resultados em seu orçamento.

A redução se dará principalmente por conta da menor rotatividade e afastamento de funcionários, algo que sempre gera grandes gastos. Isso sem falar, é claro, na diminuição das despesas com planos de saúde, já que muitos deles trabalham com reembolso.

Outro aspecto importante é questão da adequação à lei. Com a ajuda de consultoria em segurança do trabalho, é possível se ver livre da aplicação de multas, como aquelas aplicadas pelo Ministério do Trabalho, pelos órgãos ambientais e previdenciários.

Prevenção de acidentes e doenças do trabalho

Acidentes e doenças do trabalho são os maiores causadores de pedidos de indenização junto à Justiça do Trabalho, o que tira o sono de muitos gestores. Quando comprovados, eles garantem indenização para a vítima ou a para sua família, de acordo com as consequências e extensão dos danos: incapacidade temporária, incapacidade permanente ou morte.

Entretanto, os riscos dessas ocorrências podem ser praticamente eliminados com a contratação de profissionais especializados em segurança e saúde do trabalho.

Uma empresa que conta com esse tipo de consultoria tem funcionários com um acompanhamento de saúde adequado. Feito por especialistas em medicina do trabalho, ele garante um aumento na qualidade de vida. Os funcionários trabalham muito mais satisfeitos, com motivação e responsabilidade, evitando situações que possam trazer riscos de acidentes ou mesmo de surgimento de doenças ocupacionais.

Além do acompanhamento médico, os funcionários recebem treinamentos sobre segurança do trabalho, aprendendo a evitar situações de risco e a utilizarem corretamente equipamentos de prevenção (botas, óculos, capacetes, etc). Eles também participam de programas de orientação sobre cuidados com a saúde no exercício de suas atividades, praticam ginástica laboral, entre outras coisas que só profissionais especializados podem fornecer.

Cuidados necessários na contratação

Ao contratar uma empresa de segurança do trabalho, é importante tomar alguns cuidados. Busque referências da empresa com antigos e atuais clientes e informações sobre os profissionais que integram a equipe.

Também procure saber se a empresa tem equipamentos de medição em conformidade com o Inmetro, para não correr o risco de ter documentos invalidados. Ainda, observe se o valor da prestação do serviço leva em conta não só o número de funcionários, mas também o ramo de atividade do seu negócio.

Com esses pequenos cuidados você evita dores de cabeça no futuro e garante a saúde e segurança de todos na sua empresa.

Este artigo foi útil para você? Então não deixe de compartilhá-lo com seus outros empreendedores nas suas redes sociais!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!