O que é EPI e qual a sua importância

O que é EPI e qual a sua importância

A maioria das pessoas já ouviu falar a respeito de EPIs. Estes tão comentados Equipamentos de Proteção Individual devem ser utilizados pelos trabalhadores em todas as situações que possam oferecer qualquer tipo de risco físico ou psicológico. Os EPIs são acessórios indispensáveis em fábricas, processos de construção, indústrias, laboratórios, ambientes ruidosos e lugares que estejam susceptíveis à contaminação.

Mas o que realmente é um EPI? Qual a sua finalidade e por que eles devem ser utilizados? Caso essas e outras dúvidas a respeito dos equipamentos de proteção individual não estejam esclarecidas, não se preocupe! Neste post vamos apresentar tudo sobre estes acessórios. Confira a seguir:

EPI

De acordo com a Norma Regulamentadora NR 6, é considerado Equipamento de Proteção Individual todo acessório ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador que tem como finalidade protegê-lo de riscos ou ameaças à segurança e à saúde. Os EPIs incluem itens como: óculos de proteção, protetores auriculares, abafadores de som, máscaras, capacetes, luvas, cintos de segurança, protetor solar entre outros acessórios de proteção.

Para conhecer melhor cada um dos EPIs, leia 7 equipamentos para segurança no trabalho essenciais, e saiba quando e porque utilizá-los.

Fornecimento do EPI?

A empresa contratante é obrigada por lei a fornecer aos empregados de forma gratuita todos os Equipamentos de Proteção Individual necessários para o serviço. O fornecimento dos equipamentos deve ser feito sempre que as medidas de ordem geral não forneçam completa proteção contra acidentes ou riscos e também para atender às situações de emergência.

Os EPIs devem ser entregues aos funcionários somente depois que as medidas coletivas ou Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) tenham sido implementados. Lembrando que é necessário que os profissionais da segurança do trabalho instruam todos os funcionários sobre como e quando utilizar cada um dos equipamentos. Quando necessário, as empresas devem realizar palestras e treinamentos para garantir a segurança dos funcionários e conscientizá-los da importância do uso de EPI.

No caso de empregadores, indicamos a leitura de: Como proteger os funcionários dos ruídos no ambiente de trabalho.

Substituição dos equipamentos

No caso de EPIs perdidos ou danificados, é responsabilidade da empresa substituir ou fornecer um novo ao funcionário imediatamente. O uso adequado e de forma responsável dos Equipamentos de Proteção Individual evita transtornos para o trabalhador e também para a empresa.

Dever dos funcionários

Cabe aos empregados utilizar os equipamentos única e exclusivamente para a finalidade na qual se destinam. Cada um é responsável pela conservação de seus EPIs e por cumprir todas as determinações da empresa ou empregador sobre o uso. Os empregados podem ser supervisionados pelos profissionais da segurança do trabalho em relação ao uso correto dos equipamentos, podendo sofrer consequências devido à incorreta utilização. A falta de utilização de EPI pode levar o empregado até mesmo à demissão por justa causa — após notificações e alertas da empresa.

Importância do EPI

A utilização dos Equipamentos de Proteção Individual tem a finalidade de proteger o funcionário de qualquer acidente ou danos à sua saúde. Geralmente são utilizados EPIs para proteção auditiva, respiratória, visual, facial, proteção da cabeça, das mãos e dos pés, sendo em alguns casos necessários equipamentos antiqueda. Vale lembrar que os equipamentos necessários variam de acordo com as funções exercidas pelo funcionário.

Agora que abordamos melhor a respeito dos EPIs, compartilhe conosco quais são equipamentos utilizados na sua empresa. Comente também suas dúvidas e nos conte os tipos de treinamento de conscientização que foram realizados.

banner_ebook_3

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!