Qual é o papel da medicina ocupacional na empresa?

Qual é o papel da medicina ocupacional na empresa?

A medicina ocupacional na empresa é uma área obrigatória em todos os modelos e portes de negócio. Ela é essencial desde a contratação do funcionário, passando pelo acompanhamento da sua evolução durante o período que tiver vínculo com a companhia, até o seu desligamento.

A cada quatro horas e meia, uma pessoa morre vítima de acidente de trabalho. Essa estatística é uma constatação feita pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, um órgão do Ministério Público do Trabalho. 

Isso demonstra que, em parte, ainda existe uma falta de cuidado das organizações quando o assunto é medicina ocupacional.

Mas além desse fator, é preciso se atentar também às doenças ocupacionais, patologias que surgem e estão relacionadas à função desempenhada pelo profissional, as quais tendem a afetar significativamente a sua vida dentro e fora do ambiente de trabalho.

Quando isso acontece, o colaborador perde em qualidade de vida e em produtividade, condições que impactam a ele diretamente e à empresa em diferentes momentos.

Dito tudo isso, qual é o real papel da medicina ocupacional nas grandes e pequenas empresas? Neste artigo, abordaremos a importância desse setor para o seu negócio e para os seus colaboradores.

Por isso, continue a leitura e acompanhe!

O que é medicina ocupacional na empresa e como funciona?

O que é medicina ocupacional na empresa e como funciona?

A medicina ocupacional na empresa é um setor especializado no cuidado com a saúde do trabalhador

Também chamada de medicina do trabalho, esse segmento da área médica tem como foco acompanhar o profissional desde os primeiros momentos dele na companhia (admissão), indo até a sua demissão, caso essa venha a acontecer.

A área de medicina ocupacional é a responsável por solicitar e analisar diferentes tipos de exames aos trabalhadores, começando pelos exames admissionais, passando pelos periódicos e chegando até os demissionais.

Somado a essas funções, o médico do trabalho e a sua equipe também são peça importante para a promoção de saúde e bem-estar físico e mental para os funcionários de uma companhia.

Em parceria com o departamento de recursos humanos, RH, é possível (e bastante indicado) criar ações para conscientização de variados temas dessa área, por exemplo, campanhas:

  • contra o tabagismo;
  • uso de álcool e/ou de drogas;
  • orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis;
  • cuidados com a saúde mental;
  • prevenção e/ou identificação precoce do câncer de mama e de próstata etc.

Qual a importância da medicina do trabalho para o seu negócio?

A solicitação, a realização e a análise de exames periódicos, assim como o admissional e o demissional, atendem ao que determina a Consolidação das Leis Trabalhistas, CLT, no seu  artigo 168.

Isso quer dizer que a medicina ocupacional na empresa também é uma maneira de cumprir o que está determinado pela legislação vigente, condição que ajuda a evitar uma série de transtornos legais para os empresários.

Mas além desses três tipos de exames obrigatórios que acabamos de citar, a medicina do trabalho é essencial para o acompanhamento da saúde do profissional enquanto esse tiver vínculo empregatício com o negócio.

No caso, estamos falando sobre orientar e direcionar corretamente os funcionários de como devem agir perante o diagnóstico de alguma doença. 

Por exemplo, suponhamos que alguns colaboradores foram diagnosticados com diabetes no exame periódico. É função do médico do trabalho prestar os primeiros esclarecimentos sobre a patologia, bem como solicitar que esses procurem um especialista para tratamento e acompanhamento da doença.

Casos de acidente de trabalho requerem ainda mais atenção e suporte por parte da equipe de medicina ocupacional da empresa. 

Essa assistência deve acontecer desde o dia do acontecimento, permanecer durante todo o tratamento para reabilitação do funcionário, chegando até o seu retorno para as atividades laborais, momento no qual será analisado pelo médico se ele pode, ou não, seguir desempenhando a mesma função.  

Em resumo, é possível dizer que a medicina ocupacional na empresa é importante para promover a saúde dos trabalhadores de um negócio, incluindo a parte física e a mental. Com isso, consegue-se manter um quadro de funcionários mais saudáveis e ativos, condições que refletem positivamente na satisfação, engajamento e produtividade.

Além disso, os empresários também cumprem o determinado pela legislação, evitando uma série de transtornos que podem ir desde multas até processos civis e trabalhistas.  

Quais os benefícios da medicina ocupacional na empresa?

Quais os benefícios da medicina ocupacional na empresa?

A medicina ocupacional na empresa vem para garantir a melhoria das condições laborais, evitando acidentes ou doenças relacionados à atividade exercida. 

São muitas as vantagens que um sistema voltado para isso pode oferecer, e uma delas é a garantia de integridade física e psicológica dos funcionários. Com o investimento na saúde e prevenção de acidentes dos colaboradores, é possível que haja o exercício das atividades sem o sofrimento de nenhum dano. 

A realização de exames periódicos e testes psicológicos frequentes, devidamente desenvolvidos pela equipe de medicina ocupacional, oferecem o atendimento essencial e garantem o bem-estar do empregado.

Com a qualidade de vida no trabalho protegida, o empregador evita custos com afastamentos e ações judiciais, mais uma economia para a empresa. 

Há também um fator importante para a imagem da marca, uma vez que ela demonstra o comprometimento com a saúde do funcionário, melhorando a sua credibilidade.

Por que é importante cuidar da saúde do funcionário?

A saúde do colaborador está diretamente ligada à qualidade do seu trabalho. Um funcionário doente, ou que execute tarefas árduas ou lesivas por muito tempo, corre o risco de perder seu nível de excelência, além de poder piorar o seu quadro clínico.

Apesar de a tecnologia ter ajudado no avanço da relação entre o trabalho e o homem, reduzindo os malefícios das atividades laborais sobre a saúde e a integridade do trabalhador, essa evolução também possibilitou o desenvolvimento de outros tipos de riscos para o empregado.

É nesse contexto que entra a medicina ocupacional, sempre se renovando e se mantendo atenta às necessidades do trabalhador e da empresa.

Quem faz o trabalho de medicina ocupacional na empresa?

A medicina ocupacional na empresa deve ser praticada por um alguém com especialização em medicina do trabalho ou saúde do trabalhador. 

Dependendo do tamanho da companhia, é possível determinar se essa função pode ser terceirizada ou se, ao contrário, o empreendimento terá que contratar um profissional específico para lidar com essas questões.

Quais são as funções do médico ocupacional?

Quais são as funções do médico ocupacional?

Independentemente de como será a relação entre a empresa e o médico do trabalho, é imprescindível que esse profissional esteja atento à rotina dos colaboradores do empreendimento contratante e a como suas atividades laborais impactam em suas condições físicas e psicológicas.

Além de fazer o trabalho preventivo, esse especialista também é responsável por conscientizar continuamente os empregados sobre sua saúde e manter uma rotina anual de exames e consultas. 

Ele também deve encontrar maneiras de aplicar a medicina do trabalho na organização.

No entanto, esse especialista não precisa dar conta de toda a atividade da medicina ocupacional sozinho. 

Por esse motivo, foi desenvolvida uma equipe de segurança do trabalho, que conta com outros especialistas técnicos ou de outras áreas para ajudar na prevenção e controle dos riscos ocupacionais existentes.

São eles também os responsáveis pela divulgação de ações de conscientização e integração dos funcionários da própria empresa nas decisões relacionadas à saúde e segurança de toda a equipe de trabalho.

Quais são as doenças mais encontradas pela medicina ocupacional na empresa?

A maioria dos problemas crônicos de saúde pode ser detectada pela medicina ocupacional na empresa com a realização de exames médicos de admissão ou de rotina, porém, algumas doenças podem ser desenvolvidas no próprio ambiente de trabalho. 

Essas complicações existem nos mais variados tipos e acontecem com mais frequência, sendo causas comuns de afastamento e aposentadoria dos funcionários. Conheça mais sobre elas logo abaixo.

Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

O problema mais comumente encontrado é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), que está relacionado às práticas incorretas de movimentos ocupacionais, por exemplo, a digitação ou trabalhos que exigem movimentos repetitivos.

A LER atinge principalmente metalúrgicos e pessoas que trabalham muito tempo com computador. Algumas profissões são mais atingidas do que outras: jornalistas, atendentes de call center, digitadores, redatores, entre outras.

As lesões ocasionadas por esforço repetitivo podem ser evitadas. Adotando posturas corretas para o trabalho, seja ao sentar no mobiliário ou durante as atividades mais específicas. 

Realizar pausas periódicas para descanso e ginástica laboral também são ações recomendadas para evitar a LER.

Surdez

A exposição excessiva a ruídos pode comprometer o sistema auditivo, provocando a surdez. 

Geralmente, essa situação acontece quando o profissional atua em ambiente com barulho intenso e não faz uso de protetores auriculares. Sons em níveis acima de 80 decibéis já são considerados prejudiciais.

Essa perda de audição pode ser temporária ou definitiva, sendo muito comum em trabalhadores de fábrica e operadores de telemarketing. 

Para evitar esse tipo de doença, utilizar protetores auriculares e realizar exames periódicos são as recomendações mais importantes.

Estresse ocupacional

Quando um funcionário se sente pressionado a cumprir inúmeras atividades, pode desenvolver um quadro de estresse ocupacional. 

Isso ocorre geralmente devido à falta de liderança, o medo de errar e o excesso de competitividade. A jornada de trabalho prolongada também tende a ser um fator crucial para esse tipo de pressão.

Além de um desconforto mental, o funcionário nessa situação pode adquirir sintomas físicos, como gastrite, úlcera e fadiga. 

As consequências mais frequentes para o trabalhador com estresse ocupacional são o absenteísmo, acidentes e a diminuição da produtividade.

Felizmente essa doença pode ser prevenida por meio de um programa de relacionamento interpessoal nas equipes e a promoção do acompanhamento com psicólogo.

Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT)

Muitas vezes confundidas com a LER, as doenças classificadas como DORT são causadas por erros de postura. Elas surgem quando o profissional se acomoda de maneira errada na cadeira de escritório, por exemplo. De modo geral, essas complicações ocasionam dores nas costas e hérnias de disco.

Para prevenir, é preciso adequar o mobiliário para modelos ergonômicos e confortáveis. Realizar pausas para descanso e fazer exercícios físicos com maior regularidade também ajudam a deixar essa doença longe do colaborador da sua empresa.

Como o cuidado com a saúde do funcionário pode influenciar nos resultados da empresa?

Como o cuidado com a saúde do funcionário pode influenciar nos resultados da empresa?

Como dissemos, um funcionário doente, além de resultar em prejuízos financeiros para a empresa (já que o índice de faltas ou de ausências pode aumentar), também pode atrapalhar significativamente o rendimento desse indivíduo no ambiente de trabalho.

Sendo assim, muitas empresas têm considerado mudar a relação entre o funcionário e seu trabalho, se preocupando mais em manter a qualidade de vida e a saúde de seus colaboradores.

Visto que as pessoas, hoje em dia, passam pelo menos 60% de seu tempo trabalhando, cada vez mais, as organizações empregadoras têm compreendido a necessidade de tornar essa parte do dia um momento livre de grandes desconfortos e estresse. 

Afinal, alguém saudável e feliz pode se esforçar mais para buscar os melhores resultados em seu próprio ambiente profissional.

Qual a relação entre a medicina ocupacional na empresa e as normas regulamentadoras?

A medicina ocupacional na empresa é desenvolvida com base no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. 

Trata-se de um procedimento legal estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no Brasil, o qual visa proteger a Saúde Ocupacional dos trabalhadores. 

A Norma Regulamentadora 7 (NR-07) de 1994, foi a responsável por implementar esse programa. Essa norma, juntamente do programa, estabelece quais são os fatores a serem considerados para a prevenção de danos à saúde dos trabalhadores e a realização dos exames médicos obrigatórios durante todo o tempo em que o colaborador estiver vinculado à empresa.

Para se ter uma ideia, alguns dos aspectos que devem ser respeitados é a realização e registros dos exames que todos os empregados de uma companhia devem fazer. Exame admissional, periódico e retorno ao trabalho (após afastamento por doença ou acidente) estão entre esses testes fundamentais.

Nesse contexto, o sistema de medicina ocupacional na empresa vai se encarregar de acompanhar todas as exigências do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. 

Essa equipe vai garantir que todos os procedimentos que devem ser adotados pela empresa sejam realizados e, com isso, ocorre a prevenção e o diagnóstico precoce de danos à saúde que são decorrentes do trabalho.

Quais são as tendências dessa área?

Não faltam ideias para otimizar o sistema de medicina ocupacional na empresa, sendo possível, inclusive, fazer parcerias com clínicas especializadas nesse segmento. 

Esses negócios oferecem serviços médicos focados em trabalhadores, atendendo os quesitos técnicos sobre legislação e qualidade do ambiente de trabalho.

Outra novidade é o prontuário eletrônico, sistema que armazena virtualmente e com total segurança os prontuários dos pacientes. 

A vantagem é manter registrados todos os dados, laudos, diagnósticos e consultas realizadas em um único lugar. Isso facilita o acesso às informações do paciente independentemente do local onde ele está.

A tecnologia de telemedicina dispara como tendência na área de medicina ocupacional, pois se trata de um sistema que realiza exames e os envia para um médico especialista. Um cardiologista pode, por exemplo, receber em seu consultório o exame cardiovascular de um funcionário na sua empresa sem precisar marcar uma consulta.

Entre os benefícios desse sistema estão a melhoria da produtividade, diminuição de custos e agilidade nos serviços médicos que a sua empresa precisa.

Esquecer a utilidade das unidades móveis não é uma opção. Realizar a ampliação do atendimento em saúde ocupacional é uma tendência crescente e pode ser alcançada por meio das unidades móveis de saúde.

Consideradas como clínicas sob rodas, elas são formadas por médicos e outros profissionais que se deslocam até o local de atendimento com agilidade e eficiência. Existem unidades que são veículos de médio e grande porte, dependendo do tamanho e das necessidades da companhia.

Essas foram algumas informações sobre a medicina ocupacional. Nesse contexto, é importante ficar de olho em diversos detalhes que compõem a relação entre saúde e ambiente de trabalho. 

O adicional de periculosidade é um bom exemplo de aspecto que deve ser acompanhado de perto, pois, se ele for calculado de forma errada, pode complicar a situação da empresa perante a lei.

Como implementar a medicina ocupacional na sua empresa?

Como implementar a medicina ocupacional na sua empresa?

Para implementar a medicina do ocupacional na sua empresa há duas opções: criar um setor próprio, interno, ou terceirizar esse serviço.

A primeira opção tende a ser mais indicada para empresas de grande porte, que tenham elevado número de trabalhadores em seu quadro. Isso acontece porque há um custo alto para criar e manter um departamento como esse.

Para ter um setor de medicina do trabalho interno é preciso contratar os profissionais e mantê-los na folha de pagamento da companhia, adquirir equipamentos e materiais necessários, firmar parceria com laboratórios de análise clínicas para realização dos exames etc.

Já terceirizando esse serviço, a empresa não precisa se preocupar com nenhum desses pontos, visto que todos estarão inseridos no contrato firmado. 

Dessa forma, é possível acompanhar a evolução da saúde dos trabalhadores e cumprir a legislação com gastos reduzidos e sem perder a qualidade dos serviços necessários.

Quer saber como fazer isso e todas as vantagens? Então leia agora mesmo o artigo “Clínica de medicina do trabalho: por que fazer essa parceria?

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Um comentário para “Qual é o papel da medicina ocupacional na empresa?”

  1. Maicon disse:

    Obrigado! Informações muito relevantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!