Os 4 acidentes mais comuns no ambiente de trabalho

Os 4 acidentes mais comuns no ambiente de trabalho

Os acidentes no ambiente de trabalho são uma das grandes preocupações dos gestores, que buscam preveni-los a todo custo. Para se ter uma ideia, apenas no Brasil são registrados cerca de 700 mil acidentes de trabalho, colocando o país em quarto lugar no ranking de acidentes.

Por isso a prevenção é tão importante: ela é o fator essencial para que a segurança seja mantida. Mas como fazer isso? Conhecendo os acidentes mais comuns no ambiente de trabalho! Assim, é possível usar a informação como defesa, antecipando as ações para evitar danos mais graves.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça agora os 5 acidentes mais comuns no ambiente de trabalho:

Lesão por Esforço Repetitivo

A Lesão por Esforço Repetitivo, ou LER, é uma doença que ocorre devido ao desempenho contínuo de alguma atividade, como dirigir ou digitar. Como muitas ocupações exigem que se faça determinada ação com frequência, a LER pode ser também definida como uma doença ocupacional.

Outra causa agravante da doença são os fatores de risco — como tracionamentos, movimentos repetidos que exigem grande esforço físico, postura incorreta, entre outros.

As medidas preventivas para que o trabalhador evite desenvolver LER estão relacionadas exclusivamente às condições do ambiente de trabalho, visto que a ergonomia deve ser adequada ao funcionário.

Além disso, fazer pausas regulares, manter a postura correta e praticar alongamento e ginástica laboral são algumas dicas que auxiliam na prevenção da doença.

Doenças emocionais

São doenças que se desenvolvem com o agravamento de problemas emocionais, como estresse e pressão constantes — que estão presentes na maioria dos ambientes profissionais. Muitas vezes, é um problema difícil de ser identificado, pois o colaborador demora a dar a devida importância para o seu distúrbio.

Depressão, ansiedade e estresse são as doenças emocionais mais comuns desenvolvidas no trabalho. É importante ter em mente que patologias desse tipo podem levar colaboradores a problemas mais graves, como o afastamento definitivo ou até mesmo a morte.

Quedas

As quedas se configuram em um tipo de acidente de trabalho bastante recorrente. Podem ser causadas por diversos motivos, como chão escorregadio, falta de sinalização, objetos espalhados pelo caminho, desatenção, entre outros.

Apesar de, inicialmente, não serem problemas graves, as quedas podem ter sérias consequências, como quebra de membros ou, até mesmo, traumatismo craniano.

Para evitá-las, é preciso manter um ambiente de trabalho seguro, com boa sinalização e localização adequada de objetos e ferramentas. Além disso, deve-se incentivar o uso de equipamentos de segurança, especialmente capacetes em determinadas empresas.

Descaso com as regras

A falta de cumprimento das regras organizacionais pode acarretar graves acidentes no trabalho. Há empresas em que as condições de trabalho ficam em segundo plano, permitindo que os funcionários descumpram regras essenciais — ou que fiquem desinformados sobre elas.

As empresas devem divulgar as regras aos funcionários regularmente, com folhetos, lembretes e até mesmo palestras, reforçando como o cumprimento delas é essencial. Além disso, fornecer EPIs e fiscalizar o seu uso é outra atitude que melhora a segurança no trabalho.

Percebeu como é importante conhecer os principais acidentes no ambiente de trabalho? Além de evitar danos aos funcionários, é possível prevenir a sua ocorrência. Para acompanhar mais conteúdos como esse, assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail tudo que postamos aqui no blog!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!