Ergonomia na saúde do trabalho: Por que é tão essencial

Ergonomia na saúde do trabalho: Por que é tão essencial

Quem atua no RH de uma empresa ou coordena um grupo de funcionários de seu próprio negócio, provavelmente, já ouviu falar do termo ergonomia. Ergonomia é o nome dado à ciência que estuda a relação do homem com o seu ambiente de trabalho: móveis, instrumentos de trabalho e local de atuação.

Apesar de muitos locais valorizarem o uso dessa ciência para garantir a harmonia entre seus profissionais e o local de trabalho, existem muitos gestores que negligenciam esse cuidado com os colaboradores, podendo agravar o risco de desenvolvimento de problemas de saúde relacionados a essa relação pouco saudável com o trabalho.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre a importância da ergonomia na saúde do trabalho e por que é necessário se preocupar com esse aspecto. Confira a seguir!

A ergonomia é uma das garantias da manutenção da saúde do funcionário

Quando trabalhamos em um ambiente em que não nos posicionamos direito, ou que nos exigem movimentos e esforços repetitivos, o risco de desenvolver lesões musculares, ósseas e de postura são enormes.

A ergonomia atua exatamente na prevenção desses problemas, já que ela é capaz de mostrar como os equipamentos utilizados por esse funcionário, e sua rotina, podem se adequar a condições mais satisfatórias para a saúde do indivíduo.

Funcionários que trabalham em locais não ergonômicos aumentam o risco de afastamento

Muitos não sabem, mas a ergonomia do seu ambiente de trabalho é tão importante que, quando ignorada, pode resultar em problemas tão graves de saúde que resultam em afastamento do funcionário da sua rotina de trabalho.

Esse afastamento pode ser por um período curto ou, dependendo da lesão, passar para a cobertura do INSS. Isso mostra que o problema não prejudica somente a saúde do colaborador, mas também a empresa, que deixa de contar com a atuação desse profissional. Afastamentos resultam em queda de produtividade da equipe e podem, sim, prejudicar consideravelmente o trabalho executado dentro de uma empresa.

Garantindo a ergonomia no ambiente de trabalho

A melhor maneira de garantir um ambiente de trabalho ergonômico para seus colaboradores é pedir a orientação e a fiscalização de uma equipe de saúde do trabalho no local.

Esses profissionais vão avaliar aspectos como a altura das cadeiras, o tempo de descanso entre rotinas repetitivas e até mesmo a prática de exercícios laborais, para minimizar o risco de lesão nos colaboradores que enfrentam suas jornadas de trabalho sem se movimentar por muito tempo.

Quando se garante esse cuidado com a saúde do seu colaborador, não é somente ele que vai se beneficiar da aplicação da ergonomia no seu local de trabalho — a empresa também tem muito a ganhar em manter um indivíduo saudável e satisfeito em sua equipe.

Cuida-se da ergonomia em seu ambiente de trabalho? A rotina de seus funcionários apresenta algum risco para a saúde, que podem ser evitados com a ajuda dessa ciência? Compartilhe suas experiências conosco! Quer saber mais a respeito da saúde do trabalhador? Então acesse o site da SST e confira o nosso artigo sobre as  doenças mais comuns que afastam funcionários no Brasil!

E para ficar por dentro desses e outros assuntos relacionados à saúde laboral, assine a nossa newsletter!

banner_ebook_4

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!