segurança do trabalho

Entenda a importância da segurança do trabalho

O investimento em segurança do trabalho não deve ser visto pelas empresas apenas como um mero gasto de adequação à legislação. De fato, a segurança tem influência direta sobre a produtividade, que é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um negócio.

Para que os seus funcionários produzam bem, é preciso que trabalhem de maneira confortável e se sintam felizes naquele ambiente. Quando seus colaboradores estão infelizes, não conseguem executar suas tarefas da melhor maneira possível. Além disso, se ficam sempre doentes, distraídos ou chegam atrasados com frequência, a queda na produtividade trará consequências negativas para o seu empreendimento.

Preparamos este post justamente para mostrar como você pode investir em segurança do trabalho para potencializar a produção da sua empresa. Confira:

Fatores que contribuem para o baixo rendimento do trabalhador

Alguns estudos já mostraram que barulhos, iluminação precária e insalubridade contribuem diretamente para o baixo rendimento. Além disso, no Brasil e no mundo, o estresse e os acidentes de trabalho são duas das maiores causas de afastamento.

Ausências não previstas, seja de curta ou longa duração, acabam quebrando o ritmo de produção, impactando-o seriamente. O pior é que isso não afeta somente os que estão doentes, já que os colegas da empresa que forem chamados para suprir o serviço do funcionário ausente correm o risco de ficarem sobrecarregados. Com isso, além de acabarem realizando suas tarefas de forma menos eficiente, esses colaboradores podem vir a faltar posteriormente devido ao estresse gerado pela sobrecarga, criando um círculo vicioso de afastamentos na sua empresa.

Investir em segurança é um investimento com retorno

Implementar uma política de segurança e saúde no trabalho é muito importante na prevenção de faltas inesperadas que afetam a produtividade. Desde que surgiram várias regras na legislação sobre o assunto, as empresas vêm tentando se adequar, mas é preciso fazer mais do que é obrigatório.

Existe uma série de medidas técnicas, médicas e psicológicas para prevenir acidentes e melhorar a qualidade de vida dos funcionários, aumentando seu rendimento, mas o primeiro passo é mudar a mentalidade dos gestores do seu negócio. É preciso mostrar que investir no bem-estar de seus funcionários é investir na própria empresa.

Exemplos práticos da relação entre segurança e produtividade

Um bom exemplo de como a segurança no trabalho pode aumentar sua produtividade é organizar os turnos dos seus colaboradores. Essa medida de segurança, à primeira vista, pode parecer um custo extra desnecessário. Entretanto, as inúmeras horas de trabalho e plantões sem limites ou intervalos de descanso afetam comprovadamente a produtividade dos seus funcionários.

Também podemos citar a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) como causa de muitos afastamentos que poderiam ter sido evitados com a medida certa. Conscientizar-se para prevenir esse tipo de doença traz um retorno positivo para a organização, além de melhorar sua relação com os próprios funcionários, que sentem que a empresa se preocupa com seu bem-estar.

Por esses motivos é tão importante que sua empresa tenha uma estratégia global bem definida de segurança no trabalho. Mais produtividade, menos faltas e funcionários mais comprometidos são apenas alguns dos benefícios.

É preciso notar ainda que, como essa estratégia traz resultados a longo prazo, é essencial começar a implementá-la o mais rápido possível.

Quais políticas de segurança no trabalho sua empresa adota, além daquelas estabelecidas pela lei? Use a caixa de comentários para enviar dúvidas e compartilhar suas experiências!

banner_ebook_3

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!