Dor nas costas: a doença mais comum entre trabalhadores brasileiros
A dor nas costas é a principal causa de faltas e afastamentos no trabalho. Somente no primeiro trimestre de 2016, aproximadamente 24 mil trabalhadores brasileiros se ausentaram por conta do problema.
Os números chamam a atenção de autoridades do governo e também das empresas, que começaram a se movimentar para instituir medidas de prevenção.
Por causa disso, programas de ergonomia, alongamentos e até incentivos à prática de atividades físicas estão ganhando lugar na agenda de diversos gestores de RH e no dia a dia de muitos funcionários.
Para entender por que dores nas costas são cada vez mais comuns no ambiente corporativo e quais as medidas que uma empresa pode tomar a fim de evitar o problema, confira o post que preparamos!
Dor nas costas: causas e consequências
Não existe uma única causa para que tantos funcionários se queixem de dor nas costas. Na maioria das vezes, longas horas na frente de um computador ou mesmo o carregamento de materiais mais pesados tornam os colaboradores mais suscetíveis ao problema. No entanto, esses não são os únicos fatores.
A predisposição genética, como no caso de pessoas que possuem o chamado bico de papagaio ou a artrose, também é um fator que contribui para o surgimento do problema.
Além disso, a obesidade, a falta de musculatura no abdômen e o excesso de peso, problemas cada vez mais recorrentes nos trabalhadores brasileiros, também fazem com que as dores e doenças crônicas acabem surgindo.
Embora para a maioria dos casos os tratamentos sejam simples e se resumam a analgésicos e fisioterapia, há casos em que a doença se transforma em um quadro grave — como na hérnia de disco, em que é necessária a intervenção cirúrgica.
As dores nas costas também podem estar atreladas a fatores emocionais. Em alguns casos, indicam um processo depressivo ou mesmo de exaustão.
Saúde da coluna e ambiente de trabalho
Existem diversas medidas que as empresas podem realizar visando o bem-estar de seus funcionários e a prevenção da dor nas costas. A primeira e, sem dúvida, a mais eficaz é o ajustes ergonômico dos equipamentos de trabalho. Ajustar cadeiras, mesas, posição de telas e teclados contribui muito para minimizar o problema.
Além disso, programas internos de alongamentos, ginástica laboral e lembretes para que o funcionário se levante e endireite a postura trazem resultados efetivos.
Por fim, o incentivo à prática de exercícios físicos colabora não apenas para diminuir problemas na coluna, como também para a melhoria da qualidade de vida e da produtividade da empresa.
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Outra medida importante para a saúde do trabalhador é o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), conjunto de procedimentos legais estabelecido pela CLT. Obrigatório a todas as empresas, o PCMSO previne a trata precocemente doenças relacionadas ao trabalho. O custeio de todos os exames deve ser assumido pelo empregador.
O Programa consiste em 5 exames:
- exame admissional;
- exame periódico;
- exame de retorno ao trabalho (após afastamento por doença ou acidente);
- exame de mudança de função;
- exame demissional.
Sem dúvidas, a adoção de medidas requer investimentos por parte das empresas. No entanto, tais investimentos podem trazer benefícios e excelentes resultados para o ambiente corporativo.
Hoje, um dos maiores desafios das empresas é a produtividade, considerando o alto nível de competitividade no mercado. Por isso, vale a pena realizar medidas que tragam mais qualidade e saúde para os trabalhadores brasileiros.
Agora que você já sabe como e porque adotar medidas para a prevenção de dores nas costas de seus colaboradores, não deixe de checar os benefícios em oferecer um plano de saúde corporativo!