Exames médicos ocupacionais: qual deve ser a periodicidade?

Exames médicos ocupacionais: qual deve ser a periodicidade?

Preocupar-se em acompanhar a saúde de seus colaboradores é algo essencial para que a sua empresa funcione normalmente. Além de todas as qualificações profissionais, cada empregado deve também apresentar boas condições físicas e mentais para desempenhar as atividades propostas por seu cargo.

Por esta razão, os exames médicos ocupacionais são fundamentais: eles fazem com que eventuais problemas e doenças sejam evitados ou tratados com sucesso.

E aí, ficou interessado na temática? Então continue nos acompanhando e veja a seguir as principais questões relacionadas ao assunto!

Tipos de exames médicos ocupacionais

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), existem alguns programas obrigatórios no ambiente de trabalho, como o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Dessa forma, alguns exames são obrigatórios pela legislação trabalhista, podendo gerar multas se a empresa não cumprir com as normas e não apresentar a documentação devida de alguns exames. São eles:

  • Exames admissionais: devem ser realizados sempre antes da contratação do funcionário;
  • Exames periódicos: são realizados para assegurar a saúde do trabalhador de acordo com o seu ambiente de trabalho e idade;
  • Exames demissionais: avaliam as condições de saúde do funcionário que irá se desligar da empresa;
  • Retorno ao trabalho: quando há afastamento por mais de 30 dias, o profissional deve passar por novos exames ao retornar à função;
  • Mudança de Função: se há mudança de setor ou de atividades que possam trazer novos riscos para a saúde do colaborador.

Periodicidade exigida

Os exames médicos ocupacionais obrigatórios citados acima têm o seu momento e razão de acontecer — a não ser os exames periódicos que podem ser feitos anualmente, semestralmente ou bienalmente.

Os funcionários inseridos em ambientes de alto risco biológico, por exemplo, devem realizar exames a cada 6 meses. Caso contrário, entre 18 e 45 anos de idade, os exames podem ser bienais. Para menores de 18 e maiores de 45 anos, por outro lado, eles devem ocorrer todos os anos.

Para a empresa é importante acompanhar a saúde dos seus funcionários, garantindo maior bem-estar e que eles estejam habilitados a desempenhar suas atividades com segurança. As condições ergonômicas também são fatores relevantes nesse sentido e devem receber a devida atenção.

Profissionais indicados

Normalmente, os exames ocupacionais avaliam o estado mental e físico do funcionário, investigando o histórico de doenças e fazendo avaliações básicas como pressão arterial, altura, peso, batimentos cardíacos, etc.

Os desgastes emocionais e lesões por esforços repetitivos (L.E.R.) são casos diagnosticados com maior frequência, e devem ser encaminhados para profissionais especializados para evitar maiores danos.

Dependendo dos riscos envolvidos em cada ambiente, exames específicos podem ser pedidos pelo médico do trabalho, profissional habilitado e mais indicado para atender à essa demanda.

Há muitas empresas especializadas em segurança e medicina do trabalho que facilitam o acesso à informação e a realização de todos os exames e programas de prevenção necessários. Terceirizar esse serviço é uma ótima alternativa para aqueles que desejam contar com uma equipe experiente e qualificada para tal.

E para você, ainda resta alguma dúvida sobre os exames médicos ocupacionais? Não deixe de registrar seu comentário e compartilhar conosco a sua experiência em relação a sua empresa!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!