Clínica de medicina do trabalho: por que fazer essa parceria?
Uma clínica de medicina do trabalho é um local especializado na promoção da saúde dos trabalhadores.
Não são raros os casos nos quais as empresas, especialmente as de grande porte, têm os seus próprios consultórios voltados para a medicina ocupacional.
Porém, como criar e manter uma infraestrutura como essa tende a gerar gastos elevados, o mais comum — e indicado — é terceirizar esse serviço e fechar parceria com uma clínica de medicina do trabalho.
Além de promover a saúde e o bem-estar dos profissionais de uma empresa enquanto estão contratados, firmar parceria com esse modelo de consultório médico vai ao encontro do que determina a CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas.
De acordo com essa legislação, especificamente em seu artigo 168, a realização de exames na admissão, periódicos e na demissão é obrigatória. Ou seja, na prática, isso quer dizer que o não atendimento dessa regulamentação pode gerar sérios transtornos legais para o negócio.
Mas não apenas por esse motivo vale a pena contratar uma clínica de medicina do trabalho. Outra razão tão importante quanto o atendimento das leis é a atenção com os funcionários.
Esse tipo de clínica também ajuda no acompanhamento de doenças, ocupacionais ou não, o que colabora para que os profissionais se tornem mais saudáveis para viverem bem dentro e fora do ambiente de trabalho.
Do ponto de vista das empresas, esse investimento também traz inúmeros retornos positivos, tais como a diminuição no número de afastamentos médicos, menos gastos provenientes da ausência de trabalhadores doentes e até mesmo menos riscos de sofrerem processos trabalhistas.
Por motivos como esses é que é bastante válido e necessário firmar parceria com uma clínica de medicina do trabalho. Mas você sabe como fazer isso? Quais outras razões justificam a contratação desse serviço? Como escolher a mais indicada para atender aos seus funcionários?
Confira todas essas respostas agora, neste artigo!
O que é uma clínica de medicina do trabalho?
Uma clínica de medicina do trabalho, também chamada de clínica de medicina ocupacional, consiste em um local voltado para o atendimento dos profissionais de uma empresa, no que diz respeito à prestação de cuidados com a saúde desses trabalhadores.
Como já mencionado, o serviço prestado por esse modelo de consultório médico é o único caminho para que as empresas consigam atender ao determinado pela Consolidação das Leis Trabalhistas, CLT, no que se refere a essa questão.
O artigo 168 dessa legislação não deixa dúvidas de qual é o papel da companhia quanto a isso e em quais momentos a realização de exames médicos são obrigatórios:
Art. 168 – Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho: (Redação dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)
I – a admissão; (Incluído pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)
II – na demissão; (Incluído pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)
III – periodicamente. (Incluído pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)
Porém, é essencial deixar claro que o trabalho de uma clínica de medicina do trabalho não se limita à solicitação de exames quando um funcionário é admitido ou demitido, ou quando esse precisa realizar exames periódicos.
As clínicas de medicina ocupacional também auxiliam as empresas na emissão de diferentes documentos, tais como:
- ASO: Atestado de Saúde Ocupacional;
- PPRA: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
- PCA: Programa de Proteção Auditiva;
- PPP: Perfil Profissiográfico Previdenciário;
- PCMSO: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
Como funciona uma clínica de medicina do trabalho?
Uma clínica de medicina do trabalho funciona com foco na promoção e no cuidado com a saúde dos funcionários de uma empresa. Ou seja, a sua atuação e os seus serviços são voltados exclusivamente para profissionais encaminhados por uma companhia, não tendo como objetivo o atendimento ao público em geral.
Com isso, é papel desse modelo de clínica solicitar exames funcionais e providenciar consulta com o médico do trabalho para que seja realizada a leitura dos resultados e prestadas as devidas orientações aos trabalhadores.
Entre os serviços que podem ser oferecidos por um local como esse estão:
- pedidos de exames ocupacionais para admissão, demissão e periódicos;
- requisição de realização de exames específicos referentes a patologias identificadas nos testes anteriormente mencionados, em decorrência de alguma queixa direta do colaborador ou por conta de algum incidente de saúde ocorrido com ele durante sua jornada de trabalho;
- avaliação dos resultados dos exames realizados, com orientação e/ou encaminhamentos a especialistas, de acordo com o identificado em cada caso;
- acompanhamento da evolução de patologias provenientes ou vinculadas à atividade profissional exercida;
- realização de curativos e primeiros cuidados em situações de acidentes de trabalho considerados leves;
- aferição e acompanhamento de pressão arterial;
- primeiro atendimento a queixas de saúde durante o horário de trabalho que estejam comprometendo o desempenho das atividades do funcionário.
Demais possíveis atuações de uma clínica de medicina do trabalho
Outro importante papel que pode ser desempenhado por uma clínica de medicina do trabalho é a atuação em parceria com o departamento de Recursos Humanos de uma empresa.
Essa atuação conjunta tende a promover cuidados e orientar os profissionais dessa companhia no que diz respeito à prevenção de doenças.
Médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem que atuam nessa clínica podem instruir e ensinar os trabalhadores durante ações e campanhas específicas, por exemplo, as voltadas para identificação e controle de diabetes, obesidade, tabagismo, consumo de álcool e drogas, saúde mental, entre outras.
Além disso, essa parceria entre empresa contratante e clínica de medicina do trabalho pode contribuir e ser bastante enriquecedora em ações nacionais de saúde, como o Setembro Amarelo (campanha de prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (prevenção ao câncer de próstata).
Por que é importante fechar essa parceria?
Como mencionado logo no início deste artigo, a parceria com uma clínica de medicina do trabalho permite que a empresa atenda ao determinado pela CLT de uma forma menos onerosa.
O que queremos dizer aqui é que terceirizar a medicina do trabalho tende a gerar bem menos custos para uma companhia que manter uma clínica como essa internamente.
Imagine o seguinte cenário: para ter uma clínica de medicina do trabalho como um dos setores do negócio é preciso providenciar toda a infraestrutura. Isso começa com a definição de um local (espaço físico) para montagem do consultório médico e da área de enfermagem.
Somente nessa etapa já é necessário investir em equipamentos de escritório, como mesas e cadeiras, e instrumentos de saúde, como estetoscópios, aparelhos para aferir pressão arterial, materiais estéreis para realização de curativos e muito mais.
Paralelo a isso, é preciso providenciar a contratação de pessoal, que são os profissionais da área de saúde que atuarão na clínica de medicina do trabalho, ou seja, médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, além de funcionários para a parte administrativa, como auxiliares de escritório, entre outros.
Concorda que manter todos esses colaboradores na folha de pagamento da empresa gera custos elevados, os quais são mensais e recorrentes? Obviamente, dependendo do porte do negócio, isso está totalmente fora de questão.
Por outro lado, ao terceirizar o serviço de uma clínica ocupacional não é preciso nenhum dos investimentos e gastos que acabamos de citar.
Por meio de um contrato, a empresa tem toda a assistência e serviços desse modelo de consultório, pagando apenas o relativo à quantidade de funcionários que precisa que sejam atendidos, os exames e as consultas, e alguma taxa de prestação de serviço que, porventura, exista.
Outras razões que justificam a contratação de uma clínica de medicina do trabalho
Mas além do cumprimento do determinado pela legislação, e de gerar menos gastos para a empresa, outra razão que justifica (e muito) a contratação de uma clínica de medicina do trabalho é a promoção do cuidado com a saúde do trabalhador.
Na prática, o ideal é que as empresas tenham esse foco na hora de fechar parceria com esses consultórios. O principal motivo é que os funcionários devem ser vistos como o seu ativo mais importante.
Não é segredo que profissionais que estão com a sua saúde comprometida, seja ela física ou mental, tendem a produzir menos ou perder qualidade nos resultados entregues.
As consequências disso são o aumento nas taxas de absenteísmo, presenteísmo, no número de afastamentos médicos e, em casos mais severos, até pedidos de demissão.
Aqui, vale destacar também que quando um profissional não está com a sua saúde em dia, as chances de causar e/ou sofrer um acidente de trabalho são bem maiores.
Ou seja, o bem-estar dos trabalhadores é essencial também para o bom andamento e crescimento do negócio.
Funcionários que produzem menos ou que se ausentam por problemas de saúde têm a sua vida comprometida dentro e fora do ambiente de trabalho.
No dia a dia de serviço, essas condições podem sobrecarregar os profissionais que continuaram atuando para suprirem essa falta, situação que gera facilmente quadros de estresse, descontentamento, desentendimentos e, não raros, novos afastamentos por questões de saúde.
Em resumo, ter uma clínica de medicina do trabalho para o acompanhamento dos funcionários é um investimento para o negócio, cujo retorno pode ser visto na entrega de mais qualidade de vida aos profissionais, e nos bons resultados obtidos pela empresa.
Como encontrar a melhor alternativa?
Agora que sabe de tudo isso, o próximo passo é saber quais critérios considerar na hora de escolher a melhor clínica de medicina do trabalho para atender ao seu quadro de funcionários, certo?
Nossas dicas para essa definição são:
- considerar o tempo de atuação da clínica de medicina ocupacional;
- pesquisar sobre a reputação que essa empresa tem no mercado;
- verificar quais serviços e exames são oferecidos;
- analisar a infraestrutura da clínica e a sua localização;
- verificar se oferece algum diferencial, por exemplo, atendimento in loco;
- observar as formas de pagamento;
- estudar as cláusulas do contrato, dando atenção para quais serviços estão incluídos, prazo de atendimento etc.
Conheça a SST
A SST Segurança e Saúde no Trabalho é uma empresa líder na prestação de serviços voltados para medicina ocupacional e segurança do trabalho.
Atendendo Betim (MG) e região há mais de 20 anos, a SST Segurança e Saúde no Trabalho conta com equipe médica especializada formada por médicos, fonoaudiólogos e engenheiros, devidamente aptos e preparados para emissão de documentos como PPRA, PCMSO, PCA e outros.
A estrutura da SST Segurança e Saúde no Trabalho permite a realização dos mais variados exames, tais como os clínicos, de acuidade visual, eletroencefalograma, eletrocardiograma, audiometria etc.
Entre os serviços oferecidos estão:
- Exames Ocupacionais
- Atendimento in loco
- Treinamentos de Segurança
- Medições
- Serviços Ambientais
- ASO – Atestado de Saúde Ocupacional
- PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
- PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
- PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil
- PGR – Programa de Gerenciamento de Risco
- PCA – Programa de Proteção Auditiva
- PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
- LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa? Então acesse agora o site da SST Segurança e Saúde no Trabalho e confira!