Taxa de gravidade no ambiente de trabalho: o que é e como calculá-la?

Taxa de gravidade no ambiente de trabalho: o que é e como calculá-la?

Para avaliar as medidas de segurança de trabalho adotadas por uma empresa, é preciso calcular algumas taxas importantes. Entre as principais delas estão a taxa de frequência e a taxa de gravidade, como estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com a norma 14280.

Mas você sabe o que é a taxa de gravidade? Como o seu cálculo é feito? Por que esse cálculo é tão importante? Para saber mais sobre o assunto, confira o post de hoje:

O que é a taxa de gravidade?

A NBR 14280 define taxa de gravidade como o tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco em determinado período. Em outras palavras, essa taxa indica quantos dias de trabalho foram perdidos por afastamento, incapacidade permanente ou morte para cada 1 milhão de horas de trabalho realizadas na empresa em determinado período.

Qual a importância da taxa de gravidade?

A taxa de gravidade pode refletir qualquer período de tempo, desde uma semana de trabalho, um mês, um ano ou uma década. Ela é essencial para que a empresa avalie a gravidade dos riscos aos quais seus trabalhadores estão expostos, ponderando se as medidas de segurança de trabalho estão de fato tendo algum impacto.

Quais conceitos são necessários para o cálculo da taxa de gravidade?

Para calcular a taxa de gravidade, é preciso estar por dentro dos seguintes conceitos:

  • Acidente de trabalho: qualquer ocorrência indesejável relacionada ao trabalho que possa resultar em  alguma lesão corporal;
  • Acidente de trajeto: acidente de trabalho que ocorre no percurso habitual do empregado entre o local de trabalho e sua residência ou entre o local de trabalho e o local de refeição;
  • Dias perdidos: dias pelos quais o empregado está afastado devido a lesão corporal em acidente de trabalho que não seja de trajeto, com exceção do dia do acidente e do dia de retorno;
  • Dias debitados: dias que devem ser debitados no caso de morte ou incapacidade permanente, de acordo com o Quadro 1 na NBR 14280: morte gera um débito de 6000 dias, amputação da mão gera um débito de 3000 dias e perda da visão de um olho, de 1800 dias e assim por diante;
  • Tempo computado: soma dos dias perdidos e dos dias debitados em determinado período de tempo;
  • Horas-homem de exposição ao risco: somatório das horas de trabalho de todos os empregados em determinado período de tempo. Esse valor descreve, assim, o tempo que os trabalhadores, em conjunto, ficam a função da empresa e expostos aos riscos do ambiente de trabalho.

Se a empresa tem 10 funcionários que trabalham 40h por semana, terá 400 (10×40) horas-homem de exposição ao risco em uma semana. Já se uma empresa apresenta 500 funcionários que trabalham 200h por mês e 50 funcionários que trabalham 160h por mês, terá 108.000 (500x 200 + 50×160) horas -homem de exposição ao risco por mês.

Como é feito o cálculo da taxa de gravidade?

A taxa de gravidade é calculada pela seguinte fórmula:

TG = T x 1.000.000 / H

Aqui, TG é taxa de gravidade, T é o tempo computado (soma dos dias perdidos e dos dias debitados) e H representa as horas-homem de exposição ao risco.

Consideremos uma empresa com 500 funcionários que trabalham 200h por mês cada um. No mês de agosto,ocorreram 3 acidentes de trabalho (excluindo-se acidentes de trajeto).

Um dos acidentes resultou em amputação do membro inferior acima do joelho (4500 dias debitados de acordo com a NBR 14280)  e os outros dois geraram lesão corporal leve, com afastamento de 3 e 5 dias, respectivamente. Nessa situação, teríamos a seguinte taxa de gravidade para o mês de agosto:

T = 3 + 5 + 4500 = 4508

H = 500 x 200  = 100.000

TG= 4508 x 1.000.000 / 100.000 = 45,08

Uma TG de 45,08 indica que para cada 1 milhão de horas trabalhadas, espera-se uma perda de 45,08 dias devido a acidentes de trabalho dentro da empresa.

Como você viu, saber calcular essa taxa é imprescindível para avaliar a segurança oferecida aos seus funcionários, evitando acidentes e possíveis indenizações para a empresa.

Agora que você entendeu o que é taxa de gravidade, que tal continuar aprendendo sobre a importância de cuidar da segurança do trabalho? Assine nossa newsletter e acompanhe todas as novidades do blog em primeira mão!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!