Implementando novas tecnologias em segurança do trabalho

Implementando novas tecnologias em segurança do trabalho

Gestores e donos de empresa dos mais diversos setores já sabem que investir em novas tecnologias é uma ótima forma de otimizar o tempo, aumentar a produção e facilitar a tomada de decisões.

Porém, a implementação de novas tecnologias nem sempre é fácil. Tratando-se de segurança do trabalho, principalmente, pode haver resistência por parte dos funcionários e dificuldade de adaptação.

Pensando nisso, preparamos esse post com 5 dicas de como implementar novas tecnologias em segurança do trabalho para alavancar sua empresa e garantir a segurança de todos! Confira:

Pensar na equipe e nas pessoas em primeiro lugar

Não adianta querer adquirir uma nova tecnologia se ela não se encaixa no perfil dos funcionários da empresa. Tenha em mente quem vai utilizar e se beneficiar da nova tecnologia. Os sistemas e aparelhos novos, principalmente os digitais, devem ser simples e acessíveis.

Um exemplo de nova tecnologia voltada para a segurança no ambiente de trabalho bastante acessível é a plataforma digital do CIPA. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma organização criada dentro da empresa para fiscalizar a segurança do trabalho. Existe, agora, o CIPA online, que realiza as votações eleitorais de forma prática e segura entre os funcionários da empresa.

Através da internet, representantes dos gestores e dos funcionários podem se candidatar e na mesma plataforma os funcionários realizam seus votos. O sistema, regulado de acordo com as recomendações do Ministério do Trabalho e Emprego é uma das novas apostas das empresas!

Comunicar a visão e objetivos da empresa

É importante preparar a equipe para a mudança, apostando em conversas que mostrem a perspectiva inovadora e transformadora que vem da adoção de novas tecnologias, e como isso vai de encontro aos objetivos da empresa.

Para engajar no uso do novo, todos precisam estar conscientes das vantagens e benefícios do uso da nova tecnologia. Mostre como a mudança vai melhorar tanto a produtividade da empresa quanto o regime de trabalho de cada um. Deve-se, inclusive, afirmar as vantagens das novas práticas na garantia da segurança de todos.

Treinamento adaptado

Ao adotar uma nova tecnologia, prepare a equipe antecipadamente com base no perfil dos funcionários. Os momentos de palestras e capacitação vão permitir que cada um aprenda e se acostume com as novas ferramentas.

Sessões de treinamento online e à distância ou presencial, dependendo da nova tecnologia, deve ser uma opção do funcionário. Além disso, é importante sempre ter pessoas disponíveis que saibam sanar dúvidas durante o período de adaptação.

Identificar os influenciadores

Para ajudar no processo de transição, os funcionários mais engajados, aqueles que estão sempre abertos a mudanças, são curiosos e tem mais senso de liderança, devem receber atenção especial.

Ao identificar os mais receptivos e com mais facilidade de aprender, a empresa pode criar uma rede de influenciadores, fazendo desses perfis transmissores de conhecimento. Tendo boa comunicação e senso de coletividade, esses funcionários são peças chaves para ajudar no treinamento e na adaptação dos demais empregados.

É relevante que sejam feitas recompensas para não que não seja esquecido o esforço especial desses funcionários e para incentivar os demais colegas de trabalho.

Criar incentivos para a mudança

Além de reconhecer o trabalho dos influenciadores, é importante que todos os demais também sejam premiados. As recompensas devem ser estabelecidas de acordo com o perfil e necessidade dos funcionários. As vezes o reconhecimento do trabalho é mais relevante e mobilizador que algum tipo de prêmio financeiro.

Além dessas estratégias, os responsáveis pela gestão e os técnicos em segurança do trabalho podem criar formas de implementação e adaptação de novas tecnologias de segurança de acordo com o ambiente corporativo que estão inseridos.

Por isso, fique atento às reais demandas dos funcionários e tente aliá-las aos processos de transformação da empresa. Dessa forma, você irá criar um ambiente mais harmônico, seguro e produtivo para todos os colaboradores!

Agora que você já sabe como implementar novas tecnologias no seu negócio, que tal ajudar mais empresas e funcionários a fazerem o mesmo? Compartilhe esse post em suas redes sociais e contribua para um ambiente de trabalho mais seguro!

 

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Um comentário para “Implementando novas tecnologias em segurança do trabalho”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!