Aconteceu um acidente de trabalho em minha empresa, e agora?

Aconteceu um acidente de trabalho em minha empresa, e agora?

Qualquer empresa que preze por seus funcionários investe em equipamentos e formas que garantam maior segurança durante o trabalho. Porém, mesmo com todas as precauções e cuidados, os acidentes de trabalho acontecem. O que fazer nesses casos? É necessário pagar indenização aos funcionários? Como reduzir as chances de acidentes de trabalho na empresa?

Veja, no post a seguir, como a organização deve proceder em casos de acidentes de trabalho e quais são as responsabilidades do empregador.

Qual é o trâmite imediatamente após um acidente de trabalho?

O procedimento padrão caso um colaborador sofra um acidente de trabalho é o de procurar imediato socorro médico, seja levando o acidentado para uma unidade de saúde mais próxima ou, em casos mais graves, contatando imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) através do telefone 192. É muito importante que nesses casos mais graves seja acionado o SAMU, porque algumas lesões (como as de pescoço e coluna, por exemplo) podem ser agravadas em um descolamento incorreto.

Após os socorros, o empregador deve preencher uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), que irá informar ao INSS que o empregado sofreu um acidente em serviço. É fundamental que sejam preenchidos os dados presentes no atestado médico. O trâmite também é o mesmo caso o acidente seja em trânsito, quando o empregado está se deslocando a serviço da empresa.

As lesões ou doenças ocasionadas pela natureza do trabalho, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), por exemplo, também são consideradas acidentes de trabalho. Por isso, deve ser preenchido a CAT da mesma maneira. Em caso de falecimento do empregado, a CAT também deve ser preenchida a fim de gerar benefícios do INSS para a família.

Os deveres do empregador

Caso a empresa tenha tomado todas as precauções de segurança, tenha possibilitado a correta prestação de socorro e não haja sequelas mais graves para o empregado, provavelmente não há muito com o que se preocupar. O maior problema acontece quando o acidente gera um prejuízo material para o funcionário ou quando ele tem sua capacidade para o trabalho que exerce reduzida.

As decisões da Justiça sobre indenizações a colaboradores variam de caso a caso. A questão geralmente é mais complicada quando se trata de culpa (que seria a negligência, falta de cuidado).

Quando é caraterizada falta de cuidado na execução da tarefa, mesmo com as orientações e equipamentos corretos fornecidos pelo empregador, a culpa é do funcionário. Por outro lado, quando a empresa não observa as normas de segurança e não fornece um meio ambiente do trabalho adequado para seus colaboradores, a culpa recai sobre ela.

Invista em melhorias no meio ambiente do trabalho

Para evitar casos de acidentes de trabalho, é fundamental que a empresa invista em segurança e saúde do trabalho. É preciso observar todas as normas de segurança, oferecer orientações adequadas e verificar como as condições de trabalho podem estar afetando a saúde dos trabalhadores.

Contratar uma empresa especializada em segurança e saúde no trabalho é um ótimo investimento, especialmente quando ela possui o know-how e a experiência necessárias para melhorar a qualidade do meio ambiente do trabalho. Os recursos investidos nisso retornarão em melhor produtividade e qualidade de vida para os funcionários.

Vimos, no post de hoje, como a empresa deve proceder em caso de um acidente de trabalho. Também mostramos como a Justiça avalia situação a situação as ações com pedidos de indenização, dando ganho de caso ora ao empregado, ora ao empregador. Por fim, mostramos como contratar uma empresa especializada em segurança e saúde no trabalho pode ser um ótimo investimento para qualquer empresa.

Gostou do post de hoje? Gostaria de compartilhar alguma experiência com acidentes de trabalho na sua empresa? Deixe seu comentário!

banner_ebook_3

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Um comentário para “Aconteceu um acidente de trabalho em minha empresa, e agora?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!