Taxa de gravidade no ambiente de trabalho: o que é e como calculá-la?
Para avaliar as medidas de segurança de trabalho adotadas por uma empresa, é preciso calcular algumas taxas importantes. Entre as principais delas estão a taxa de frequência e a taxa de gravidade, como estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com a norma 14280.
Mas você sabe o que é a taxa de gravidade? Como o seu cálculo é feito? Por que esse cálculo é tão importante? Para saber mais sobre o assunto, confira o post de hoje:
O que é a taxa de gravidade?
A NBR 14280 define taxa de gravidade como o tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco em determinado período. Em outras palavras, essa taxa indica quantos dias de trabalho foram perdidos por afastamento, incapacidade permanente ou morte para cada 1 milhão de horas de trabalho realizadas na empresa em determinado período.
Qual a importância da taxa de gravidade?
A taxa de gravidade pode refletir qualquer período de tempo, desde uma semana de trabalho, um mês, um ano ou uma década. Ela é essencial para que a empresa avalie a gravidade dos riscos aos quais seus trabalhadores estão expostos, ponderando se as medidas de segurança de trabalho estão de fato tendo algum impacto.
Quais conceitos são necessários para o cálculo da taxa de gravidade?
Para calcular a taxa de gravidade, é preciso estar por dentro dos seguintes conceitos:
- Acidente de trabalho: qualquer ocorrência indesejável relacionada ao trabalho que possa resultar em alguma lesão corporal;
- Acidente de trajeto: acidente de trabalho que ocorre no percurso habitual do empregado entre o local de trabalho e sua residência ou entre o local de trabalho e o local de refeição;
- Dias perdidos: dias pelos quais o empregado está afastado devido a lesão corporal em acidente de trabalho que não seja de trajeto, com exceção do dia do acidente e do dia de retorno;
- Dias debitados: dias que devem ser debitados no caso de morte ou incapacidade permanente, de acordo com o Quadro 1 na NBR 14280: morte gera um débito de 6000 dias, amputação da mão gera um débito de 3000 dias e perda da visão de um olho, de 1800 dias e assim por diante;
- Tempo computado: soma dos dias perdidos e dos dias debitados em determinado período de tempo;
- Horas-homem de exposição ao risco: somatório das horas de trabalho de todos os empregados em determinado período de tempo. Esse valor descreve, assim, o tempo que os trabalhadores, em conjunto, ficam a função da empresa e expostos aos riscos do ambiente de trabalho.
Se a empresa tem 10 funcionários que trabalham 40h por semana, terá 400 (10×40) horas-homem de exposição ao risco em uma semana. Já se uma empresa apresenta 500 funcionários que trabalham 200h por mês e 50 funcionários que trabalham 160h por mês, terá 108.000 (500x 200 + 50×160) horas -homem de exposição ao risco por mês.
Como é feito o cálculo da taxa de gravidade?
A taxa de gravidade é calculada pela seguinte fórmula:
TG = T x 1.000.000 / H
Aqui, TG é taxa de gravidade, T é o tempo computado (soma dos dias perdidos e dos dias debitados) e H representa as horas-homem de exposição ao risco.
Consideremos uma empresa com 500 funcionários que trabalham 200h por mês cada um. No mês de agosto,ocorreram 3 acidentes de trabalho (excluindo-se acidentes de trajeto).
Um dos acidentes resultou em amputação do membro inferior acima do joelho (4500 dias debitados de acordo com a NBR 14280) e os outros dois geraram lesão corporal leve, com afastamento de 3 e 5 dias, respectivamente. Nessa situação, teríamos a seguinte taxa de gravidade para o mês de agosto:
T = 3 + 5 + 4500 = 4508
H = 500 x 200 = 100.000
TG= 4508 x 1.000.000 / 100.000 = 45,08
Uma TG de 45,08 indica que para cada 1 milhão de horas trabalhadas, espera-se uma perda de 45,08 dias devido a acidentes de trabalho dentro da empresa.
Como você viu, saber calcular essa taxa é imprescindível para avaliar a segurança oferecida aos seus funcionários, evitando acidentes e possíveis indenizações para a empresa.
Agora que você entendeu o que é taxa de gravidade, que tal continuar aprendendo sobre a importância de cuidar da segurança do trabalho? Assine nossa newsletter e acompanhe todas as novidades do blog em primeira mão!