Saiba como a segurança do trabalho pode aumentar a produtividade
A saúde ocupacional e a segurança do trabalho visam garantir o bem-estar do trabalhador, prevenindo a ocorrência de acidentes e o surgimento de doenças ocupacionais.
Embora a legislação obrigue as empresas a adotarem medidas de segurança do trabalho, punindo as que descumprem as regras, essas políticas também beneficiam a empresa ao aumentar a produtividade e o lucro.
Quer entender como a segurança do trabalho consegue aumentar a produtividade da empresa? Confira nosso post de hoje!
O que é segurança do trabalho?
A segurança do trabalho é um conjunto de ações empreendidas pelo empregador que visa minimizar a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, promover a saúde e preservar a integridade do trabalhador.
Como a segurança do trabalho é colocada em prática?
A segurança do trabalho vai desde o treinamento do empregado para executar sua função e manusear o maquinário até a realização de palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, passando por exames médicos periódicos e o uso de equipamento de proteção individual (EPI).
Formalmente, tudo ocorre a partir da elaboração de um mapa de risco, da criação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), de um Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e de programas como o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Qual a relação entre segurança do trabalho e produtividade?
Não há dúvidas de que a produtividade de uma empresa depende diretamente da sua força de produção, ou seja, da sua capacidade de gerar produtos e serviços a partir de matérias-primas brutas. Como quem realiza essa transformação é o trabalhador com seu trabalho, é justamente ele que está por trás da produção.
Dessa forma, quanto mais saudável e mais bem preparado estiver o trabalhador, maior será sua produção e, consequentemente, a produtividade da empresa.
E se o trabalhador não estiver saudável?
Quando o trabalhador está doente ele precisa ser afastado da sua função, transferido para outro setor ou mesmo se ausentar e passar alguns dias em casa ou em um centro de saúde se recuperando. Mesmo que esse funcionário seja substituído por outro, a produção tende a cair durante o período de adaptação e treinamento, o que prejudica a empresa.
Além disso, quando o funcionário se afasta devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, isso implica em gastos com salário, licenças e multas para a empresa e gera uma distração em todos os demais setores, reduzindo a concentração dos outros trabalhadores e a eficiência da linha de produção.
O que a empresa pode fazer para garantir a segurança do trabalho e a produtividade?
O mais importante é seguir toda as normas descritas na legislação trabalhista e oferecer ao empregado todos os benefícios que ele tem direito, garantindo um local de trabalho seguro, a realização das consultas médicas e exames complementares e fornecendo EPI em bom estado de conservação.
Em uma empresa que preserva e promove sua saúde física e psicológica, o trabalhador se sente seguro e confiante, podendo se dedicar plenamente a execução de sua função com qualidade.
Entendeu a relação entre segurança do trabalho e produtividade? Então compartilhe nosso post nas redes sociais e leve essas informações para os seus seguidores!