Equipamentos de Proteção Individual: quais os principais tipos e suas funções?

Equipamentos de Proteção Individual: quais os principais tipos e suas funções?

O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é primordial para a saúde do trabalhador. Esses dispositivos são responsáveis por prevenir acidentes e fornecer segurança contra possíveis riscos, que podem ameaçar a saúde e a integridade física dos empregados.

Os tipos utilizados variam em função da atividade a ser exercida pelo empregado, ao risco ao qual ele será exposto e, claro, da parte do corpo que necessita de proteção.

A seguir, listamos os quatro principais tipos de EPI, suas funções e a importância de seu uso no ambiente de trabalho.

Protetores respiratórios

As máscaras, respiradores e filtros são equipamentos utilizados para proteger as vias respiratórias dos empregados contra a inalação de contaminantes atmosféricos ou gerados por agentes químicos.

São itens capazes de proteger o trabalhador contra gases, névoas, poeiras e outros alérgenos e substâncias irritantes ou tóxicas presentes no ar.

Os respiradores são formados por uma peça que cobre o nariz e a boca e também são usados em caso de deficiência de oxigênio.

Exemplos de EPIs respiratórios:

– Respirador purificador de ar;

– Respirador de adução de ar (máscara autônoma).

Protetores auditivos

Também chamados de abafadores de ruídos, os protetores auditivos são os responsáveis por proteger a audição do trabalhador contra ruídos altos.

Os modelos existentes são o protetor auricular tipo concha e o tipo plug. Eles são classificados de acordo com a taxa de redução de ruídos, que varia entre 15 e 21 decibéis.

Protetores de membros superiores

As mãos são a parte do corpo com maior risco de exposição. Para protegê-las, podem ser destacados os seguintes Equipamentos de Proteção Individual: luvas, dedeiras, mangas e braçadeiras. Os itens a seguir protegem mãos e braços do empregado:

  • Luva isolante de borracha: utilizada em situações em que o trabalhador entra em contato com circuitos elétricos energizados. Visa proteger mãos e braços contra choques.
  • Luva de raspa: por ser feita em raspa de couro, é bem resistente. Sua função é proteger as mãos de abrasivos, soldas, perfurações e agentes escoriantes. Podem ser utilizadas em serviços de funilaria, carpintaria e montagem de estruturas metálicas.
  • Luva de proteção em vaqueta: utilizada para proteger mãos e punhos contra materiais abrasivos. Indicada por quem trabalha na mineração, carga e descarga de materiais elétricos e manutenção em geral.
  • Luva em borracha nitrila: uso indicado para proteger mãos e punhos contra produtos químicos e biológicos (ácidos, alguns solventes orgânicos, óleos e graxas).
  • Luva em PVC: uso comum em todos os setores industriais. Serve para proteger mãos e punhos em recipientes que contenham ácidos.

Protetores de membros inferiores

As pernas e pés do empregado também devem ser protegidos, dependendo das atividades que ele desempenha. Alguns exemplos de EPI para proteção de membros inferiores:

  • Botina de segurança: oferecem segurança para os pés contra queda de materiais, perfurações causadas por pregos e queda em piso molhado.
  • Botas de couro cano médio: evitam que o trabalhador seja vítima de escorregões, torções, escoriações, derrapagens e umidade.
  • Botas de couro cano longo: previnem as torções, derrapagens, umidade e contra o ataque de animais peçonhentos.
  • Botas de borracha: protegem os pés e as pernas da ação de produtos químicos agressivos.
  • Perneira de segurança: preservam as pernas contra qualquer objeto cortante e contra o ataque de animais peçonhentos.
  • Para utilização dos Equipamentos de Proteção Individual é imprescindível que os trabalhadores recebam treinamentos e informações sobre as limitações de proteção que cada EPI fornece e sua correta utilização.

É obrigação do empregador fornecer e fiscalizar o uso dos equipamentos de proteção individual. Os trabalhadores devem utilizá-los de forma correta e sempre que necessário.

Saber sobre segurança do trabalho é muito importante! Compartilhe nas redes sociais, para que mais pessoas saibam da importância do uso dos EPIs.

 

banner_ebook_4

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

6 comentários em “Equipamentos de Proteção Individual: quais os principais tipos e suas funções?”

  1. alzerina nascimento disse:

    muito bom o texto , gosto por que dou para meus alunos fazerem uma resenha critica

  2. alzerina nascimento disse:

    sendo assim uma forma de aprendizado

  3. alzerina nascimento disse:

    e tambem dispertar a leitura dinamica

  4. Caio disse:

    muinto bon penssual!

  5. tyga disse:

    é bom pelomenos aprendi algo.

  6. tyga disse:

    é bom pelomenos aprendi algo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!