Segurança do trabalho: entenda como interpretar o mapa de riscos

Segurança do trabalho: entenda como interpretar o mapa de riscos

O mapa de riscos é uma importante ferramenta de segurança do trabalho. Sua criação partiu da necessidade de se mapear os riscos presentes no ambiente de trabalho e manter os trabalhadores de todos os níveis informados a respeito dos agentes a que possam estar expostos.

A utilização do mapeamento de riscos pelos membros da Cipa teve seu inicio em 1985, por meio de iniciativa e experiência do Setor de Ensino da Fundacentro de Minas Gerais, a partir de uma adaptação do chamado Modelo do operário Italiano que, utilizando estratégias de ensino da pedagogia moderna, buscava tornar a atuação das Cipas mais eficaz.

A exigência da elaboração do Mapa de riscos consta na NR-5, norma que esta de acordo com o que contém a NR-1em 1.7 “c”, incisos l II e IV:

Cabe ao empregador informar aos trabalhadores:

  • Os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho;
  • Os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa;
  • Os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho

Segurança do trabalho: o que é o mapa de riscos

Trata-se de uma representação gráfica dos dados resultantes do levantamento dos riscos existentes no ambiente de trabalho, segundo a percepção dos funcionários, inclusive com a identificação das situações e locais potencialmente perigosos.

Ou seja: o Mapa de riscos é uma fotografia dos riscos, feita através da objetiva dos trabalhadores.

Elaboração

A elaboração do Mapa de riscos deve contar com a participação dos trabalhadores, pois, ao apontarem os riscos ambientais existentes, eles tomarão conhecimento das suas condições de trabalho e se conscientizarão, ao mesmo tempo, da necessidade de modificá-las ou preservá-las. Isso faz com que todos se responsabilizem conjuntamente na proposição e viabilização de soluções.

Interpretação

No mapa de riscos, apontam-se as ocorrências em uma planta do estabelecimento ou do setor, dependendo da necessidade, utilizando um esquema que associa cores e formas, conforme descrito a seguir.

Para efeito de representação, os riscos são agrupados em cinco categorias: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, indicados respectivamente pelas cores verde, vermelho, marrom, amarelo e azul.

O grau de intensidade com que esses riscos são percebidos é representado pela variação do tamanho dos círculos. Assim, um círculo pequeno representa um risco de baixa intensidade, um círculo médio representa um risco de média e um círculo grande representa um risco de alta intensidade.

Ao se constatar mais de um risco no mesmo local, divide-se o círculo de acordo com o número de categorias. Ainda, é preciso constar em cada indicação de risco o agente, a quantidade de expostos e a localização detalhada do risco apontado.

O mapa de riscos elaborado corretamente permite que o trabalhador visualize imediatamente os riscos aos quais estará exposto, mesmo antes de entrar nas dependências da empresa ou do setor, graças ao seu padrão gráfico.

A empresa deve estimular a elaboração dos mapas de riscos de seus estabelecimentos como forma de conscientizar os trabalhadores e estimulá-los a contribuir e participar das ações de segurança do trabalho. Caso haja dificuldades em fazê-lo, é sempre possível contratar empresas especializadas em saúde e segurança no trabalho para sua elaboração, dentre outras ações necessárias.

Agora que você já sabe interpretar o mapa de riscos, não deixe de assinar nosso newsletter e contribuir para transformar a sua empresa em um local mais seguro!

banner_ebook_1

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!