Por que os exames ocupacionais são importantes para o empregador?

Por que os exames ocupacionais são importantes para o empregador?

Os exames ocupacionais têm o objetivo de avaliar a saúde dos funcionários durante seu relacionamento com as empresas. Sua realização é obrigatória e regida por lei, e é responsabilidade da empresa manter arquivado o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) de todos os seus colaboradores.

Você sabe com qual frequência eles devem os exames ocupacionais devem ser realizados e quais benefícios eles trazem para sua empresa? Veja abaixo:

Quais são os exames obrigatórios?

Os exames ocupacionais se tornaram obrigatórios a partir da legislação trabalhista de 8 de junho de 1978, sendo regulamentados pela pela Portaria nº. 3214. A empresa que possui pendências quanto a essa documentação ou que não realiza os exames em seus funcionários está sujeita à cobrança de multas, pois é de responsabilidade da organização assegurar ao funcionário um ambiente seguro e saudável. Abaixo, listamos a periodicidade com que os exames ocupacionais devem ser realizados. Confira:

Exame admissional

A realização do exame admissional é obrigatória no momento em que um funcionário entra na organização. Caso haja urgência na admissão, o exame deve ser justificado e realizado nos 15 dias seguintes à admissão.

Exame periódico

Pode ser realizado semestralmente, anualmente ou bienalmente. Essa definição depende dos riscos que o ambiente apresenta (físico, biológico, químico ou ergométrico) e da faixa etária do trabalhador:

  • Semestral: para os funcionários que estão inseridos em um ambiente que apresenta risco biológico;
  • Anual: para funcionários menores de 18 anos e maiores de 45 anos de idade;
  • Bienal: para trabalhadores entre 18 anos e 45 anos de idade.

Retorno ao trabalho

Deve ser realizado em trabalhadores que ficaram afastados por um período superior a 30 dias, como no caso de retorno da licença-maternidade, por exemplo.

Mudança de função

Necessário quando existe mudança nas atividades realizadas pelo trabalhador ou mudança de setor.

Exame demissional

Serve para avaliar a saúde do trabalhador após os serviços prestados e para assegurar a empresa da condição do empregado no momento de romper o contrato de trabalho.

Por que terceirizar os exames médicos?

Contratar uma empresa especializada em segurança e medicina do trabalho é uma forma de garantir mais segurança na realização e arquivamento dos exames, que devem ser conservados corretamente conforme a periodicidade exigida por lei. Além disso, empresas especializadas podem oferecer serviços direcionados para determinados setores, como treinamentos de segurança no trabalho, programas de prevenção e outras atividades voltadas à realidade do contratante.

Além de trazer benefícios no acompanhamento da saúde dos colaboradores, os exames ocupacionais contribuem para a diminuição nos índices de absenteísmo motivados por doenças, a redução de acidentes potencialmente graves, a adequação das funções desempenhadas pelos funcionários com base na saúde do mesmo e evita implicações legais provenientes do não cumprimento da lei.

É importante lembrar que os exames periódicos não devem ser tratados pelas empresas somente como um gasto obrigatório. Para trazer mais benefícios aos seus profissionais e melhorar seus processos internos, a organização deve buscar melhorias com base nos resultados apresentados. Assim, é possível estabelecer mudanças na forma de realizar as atividades sem prejudicar a saúde do trabalhador, contribuindo para o aumento da produtividade.

Agora que você já entendeu a importância de realizar exames médicos na sua empresa, que tal acompanhar nossas redes sociais e continuar aprendendo sobre a saúde e a segurança dos seus funcionários? Siga nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!

 

banner_ebook_1

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!