Por que a estrutura da empresa pode prejudicar a produtividade dos funcionários?

Por que a estrutura da empresa pode prejudicar a produtividade dos funcionários?

Muitos empresários e gestores ainda não perceberam que a má estrutura dos processos de uma empresa pode comprometer consideravelmente a produtividade dos colaboradores. O problema disso é que, normalmente, eles deixam passar pequenos detalhes que podem se transformar em grandes dificuldades em longo prazo.

Neste post, você vai descobrir quais são os principais riscos e empecilhos que uma má estrutura pode gerar para os trabalhadores e para a empresa, além das soluções mais adequadas para esse tipo de problema. Vamos começar?

Riscos que podem comprometer a produtividade dos funcionários

Existem muitos fatores que podem afetar a produtividade de uma equipe. Os mais prejudiciais são:

Não cumprimento das boas normas de conduta profissional

Conversa excessiva durante o trabalho, não cumprimento das obrigações diárias e atrasos frequentes são pontos que prejudicam muito a produtividade da empresa e dos demais funcionários que, por sua vez, terão que realizar a atividade da pessoa negligente.

Falta de treinamento adequado

Para manter o engajamento da equipe sempre em alta, é preciso oferecer cursos, treinamentos e palestras. Dessa forma, seu time se sentirá valorizado e, ao mesmo tempo, ficará disposto em retribuir com um bom desempenho nas suas funções.

O importante, aqui, é não ignorar a necessidade de capacitação, pensando que fornecer as ferramentas é o suficiente. Investir em recursos que não serão utilizados como deveriam por falta de conhecimento é dinheiro jogado fora.

Ambiente de trabalho desconfortável

A falta de conforto (ergonomia) no ambiente organizacional, como as instalações administrativas, afeta o ânimo e diminuem a produtividade dos colaboradores. Por exemplo, o problema de excesso de ruído nesse tipo de setor é inadmissível, visto que esse grupo de profissionais necessita de silêncio para realizar cálculos, gerar relatórios, contatar fornecedores etc.

Portanto, ter um departamento administrativo, financeiro e de RH próximo de uma área ruidosa não é uma boa ideia.

Opções mais adequadas para elevar a produtividade dos colaboradores

Valorizar a comunicação para otimizar os processos

Uma boa comunicação entre os líderes e seus times é fundamental para garantir uma boa produtividade. A primeira solução é garantir que os princípios e valores organizacionais sejam transmitidos com clareza a cada funcionário. As metas e objetivos, bem como as ações para alcançá-las, também devem chegar ao conhecimento de todos os integrantes.

É importante simplificar a comunicação para que a equipe consiga dialogar com seu líder. A relação deve ser mais estreita e de confiança, e os colaboradores precisam sentir que podem contar com o auxílio de seus superiores. A comunicação e o afeto mútuo podem gerar lealdade e cooperação, o que, certamente, resultará em mais produtividade.

Melhorar o layout da empresa

Melhorar o layout da empresa não é nada complicado se você levar em conta o bem-estar dos colaboradores. Não é preciso implantar uma solução grandiosa como as utilizadas por empresas como o LinkedIn e o Google.

O mais importante para elevar a produtividades dos funcionários é preocupar-se com a questão ergonômica. A LER (lesão por esforço repetitivo), por exemplo, é muito comum no ambiente de trabalho, e em setores administrativos os riscos são maiores.

Utilizar equipamentos mais modernos, como cadeiras mais confortáveis e dispositivos que exigem menos esforços manuais, é uma boa solução. Afinal, computadores com acessórios (teclado e mouse) antigos geralmente são mais duros de manusear (digitar e clicar), o que pode agravar a saúde do funcionário.

Às vezes, uma pequena reforma no ambiente de trabalho pode fazer uma diferença e tanto: o aproveitamento do espaço, a distribuição de pessoas para que fiquem mais próximas umas das outras e até a iluminação do local também são excelentes formas de melhorar a produtividade dos colaboradores.

Gostou desse post? Então aproveite para assinar nossa newsletter e receber outros conteúdos exclusivos diretamente na sua caixa de entrada!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!