4 ideias de ações para saúde dos colaboradores na empresa

4 ideias de ações para saúde dos colaboradores na empresa

Como um terço dos nossos dias são passados no trabalho, é inevitável que as organizações se atentem às questões que envolvam a saúde dos colaboradores. Afinal, isso implica diretamente na produtividade e absenteísmo das equipes.

Ao fazer isso, uma empresa está investindo no seu capital humano, melhorando a motivação de todos e contornando os problemas que poderiam ser causados pela ausência de um colaborador. Mais do que isso, a empresa também estimula que seus funcionários busquem hábitos mais saudáveis e, com isso, prolonguem seu bem-estar, trabalhando mais felizes.

Tudo isso pode ser feito por meio de atitudes simples que você, gestor, pode colocar em prática agora mesmo. Veja 4 ideias de ações para saúde dos colaboradores a seguir:

1. Criar campanhas temáticas

É muito legal quando uma empresa ajuda seus funcionários, orientando no ganho de conhecimento sobre assuntos que eles desconhecem ou têm pouco contato. Foi assim que o Outubro Rosa, por exemplo, ganhou força, auxiliando mulheres na conscientização e controle do câncer de mama — que, antes, era descoberto tardiamente na maioria dos casos.

Para que essas campanhas sejam assertivas, é importante que sua empresa faça uma boa análise do perfil dos seus colaboradores, identificando pontos problemáticos e definindo os temas em cima deles — que podem ser sobre assuntos diversos, como hipertensão, diabetes, saúde do homem, entre outros.

2. Incentivar uma alimentação mais saudável

Os hábitos alimentares influenciam (e muito) na saúde dos colaboradores da sua empresa. Por isso, é importante que seja dada a devida atenção ao assunto, alertando sempre sobre os benefícios de uma alimentação balanceada e os problemas que podem ser adquiridos caso ela não aconteça.

Se sua empresa fornece o almoço dos funcionários, trabalhe junto a uma nutricionista para determinar o cardápio mais balanceado em nutrientes necessários para o melhor funcionamento do corpo. Algumas empresas, por exemplo, disponibilizam frutas para os lanches da tarde, substituindo a maioria dos snacks, que são pouco saudáveis.

Caso seja percebido um problema de ordem mais geral na equipe, é interessante que seja desenvolvido um programa de reeducação alimentar coletivo, facilitando com que todos atinjam os resultados mais rápidos devido ao estímulo do grupo.

3. Estimular a prática de exercícios

Não há nada melhor para manter nosso corpo funcionando do que a prática regular de exercícios. Mas como uma empresa pode ter papel determinante nesse estímulo? Isso pode acontecer de muitas maneiras, e a ginástica laboral é uma delas.

Ela traz os exercícios para o ambiente de trabalho, com objetivo de melhorar a saúde e evitar que seus funcionários tenham lesões decorrentes de movimentos repetitivos. Sua empresa também pode estabelecer convênios com academias, favorecendo que os colaboradores tenham acesso a uma maneira de praticar exercícios.

Outras ações menores podem fazer com que sua equipe movimente-se, como grupos de corrida ou o famoso futebol semanal (não esqueça de incluir as mulheres no programa, viu?).

4. Dar apoio psicológico

Quando falamos de saúde, logo a associamos com corpo ou exercícios físicos. Mas a saúde mental é muito importante para que uma pessoa seja produtiva no ambiente de trabalho. Dependendo da carga de trabalho e o nível de estresse que os seus colaboradores são expostos, é bem interessante fornecer acompanhamento psicológico para eles.

Esse apoio pode acontecer por meio de sessões de terapia em grupo, em que se estimula uma proximidade maior da equipe com o compartilhamento de opiniões. Ou, ainda, por meio de convênios com clínicas, tornando as consultas individuais mais baratas e aumentando o acesso das pessoas a esse tipo de apoio.

É fundamental entender que trazer ações que favoreçam a saúde dos colaboradores é importante para o pleno funcionamento da sua empresa. Pessoas saudáveis e motivadas produzem mais e melhor, o que impacta diretamente nos seus resultados.

Por isso, una o benefício empresarial ao bem-estar dos seus funcionários, tornando o ambiente de trabalho um lugar muito mais agradável para todos.

Se você curtiu nossas dicas, compartilhe essa publicação nas suas redes sociais e faça com que a informação chegue ainda mais longe!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!