Como não cuidar da saúde dos seus funcionários prejudica sua empresa?

Como não cuidar da saúde dos seus funcionários prejudica sua empresa?

Uma das causas da queda de produtividade e consequentemente da rentabilidade das pequenas empresas está relacionada à saúde do funcionário. Uma ausência ao trabalho causa uma interrupção na produção de um bem ou serviço que dificilmente será recuperada nos dias seguintes.

Diminuir o absenteísmo e melhorar as condições de trabalho dos colaboradores no que se refere à saúde são dois pontos que devem ser prioritariamente observados pelos gestores.

Se você é empreendedor ou proprietário de uma pequena empresa e está preocupado com a saúde de seus funcionários, este post foi feito para você. Confira!

A saúde de seu principal ativo: seu funcionário

Mesmo com as ferramentas tecnológicas tendo um papel cada vez de maior destaque, o mais importante ativo de uma empresa são os seus recursos humanos. De nada adianta possuir um equipamento de última geração se você não tiver uma pessoa capacitada a operá-lo.

Neste sentido, manter a sua equipe de trabalho motivada e em condições de exercer as suas atividades é essencial para a condução de seu negócio. Em algumas situações, uma ausência de determinado funcionário pode paralisar totalmente uma pequena empresa. Imagine uma padaria cujo padeiro está doente, ou mesmo uma pizzaria que tem seu pizzaiolo afastado do trabalho por causa de uma doença!

Assim, cabe ao gestor ou dono do pequeno negócio preservar a saúde de seus colaboradores com o que for possível. Fornecer um ambiente de trabalho em perfeitas condições no que se refere à temperatura, umidade, ventilação e ergonomia são tópicos imprescindíveis para o bom funcionamento de sua empresa.

Oferecer um local determinado para um descanso e relaxamento durante o trabalho também favorece e minimiza os riscos de ocorrência de doenças relacionadas com o trabalho.

A seguir, iremos abordar algumas consequências de não cuidar adequadamente da saúde de seus funcionários:

Atrasos e faltas ao trabalho

Se a saúde do colaborador estiver debilitada, ausências e atrasos irão ocorrer, trazendo impactos nas atividades de sua empresa.

Necessidade de reposição de pessoas

Com a ausência de funcionários, há a necessidade da sua reposição, o que gera aumento de custos e necessidade de treinamento para o substituto. Dependendo da situação, o próprio empreendedor terá que realizar as funções do colaborador ausente, causando sério prejuízo nas suas incumbências.

Diminuição da atenção e da concentração

Se um seu ajudante não estiver em perfeitas condições de trabalho — ou seja, se sua saúde não estiver boa — haverá a diminuição do nível de atenção e concentração. Isto causará um alto risco de acidentes de trabalho, o que é extremamente grave para o seu negócio.

Redução da produtividade

Um colaborador que não estiver bem de saúde terá o seu desempenho prejudicado e, assim sendo, provocará uma queda de produtividade em toda a equipe. Quanto menor for o número de funcionários, maior será o impacto na atividade como um todo.

Aumento no risco de contaminação

Uma pessoa com uma doença virótica, como uma gripe, por exemplo, dentro de um ambiente pequeno e fechado, poderá transmiti-la para as demais, causando um efeito cascata em todos os funcionários. Uma única pessoa infectada poderá contaminar uma série de pessoas.

Agora que você já viu as consequências de não cuidar da saúde do funcionário, deixe o seu comentário no post e ajude-nos com as suas observações!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!