Motivos para contratar um técnico em segurança do trabalho

Motivos para contratar um técnico em segurança do trabalho

Investir em um ambiente de trabalho seguro é item primordial para qualquer empreendedor nos dias atuais. A prevenção de acidentes, de pequenas e grandes proporções, evita inúmeras dores de cabeça aos líderes de diversos setores, principalmente, quando as áreas envolvidas são indústria e construção.

A melhor forma de avaliar quais medidas preventivas são mais eficazes, é através da contratação de um profissional técnico habilitado em segurança do trabalho ou uma empresa terceirizada que atue especificamente nessa área.

O que faz um profissional em segurança do trabalho?

O técnico em segurança do trabalho atua fazendo uma varredura em todo o conjunto do local onde será realizado o trabalho, por exemplo:

– Se os profissionais contratados têm o perfil para a função;

– Se o local escolhido para servir de base de trabalho atende a demanda;

– Se os equipamentos de trabalho estão em bons estados;

– Se os profissionais estão devidamente treinados para o cargo;

– Se as áreas comuns de lazer (refeitórios, lanchonetes, vestiários) não oferecem risco aos trabalhadores;

– Se a carga horária de trabalho está sendo cumprida;

– Se os trabalhadores envolvidos gozam de boa saúde para executar a função;

– Se o meio ambiente não está sendo agredido;

Após apurar em campo todas as informações necessárias, o profissional de segurança do trabalho descreve um relatório com todos os itens que são necessários para que a empresa se adapte. Esses profissionais olham de maneira objetiva pontos que, muitas vezes no dia a dia, diretores e presidentes de instituições não conseguem enxergar.

Por que investir em segurança no trabalho?

O velho ditado que: “prevenir é melhor do que remediar”, cabe perfeitamente bem quando o assunto é segurança do trabalho. Uma empresa que cumpre todas as normas de segurança evita gasto com:

– Licenças;

– Perda de mão de obra;

– Pagamentos de auxílio-acidente;

– Atrasos na entrega de projetos;

– Indenizações;

– Contratação de mão de obra terceirizada;

– Reposição de equipamentos e maquinários;

– Ações de marketing para recuperar a imagem no mercado;

Um trabalhador acidentado causa sempre uma grande movimentação dentro de uma empresa. Ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, não basta encaminhar o funcionário para fazer um curativo.

É obrigação da empresa oferecer todo apoio à vítima: médica, hospitalar e medicamentosa. Os primeiros 15 dias de licença são pagos pela empresa ao funcionário, a volta desse trabalhador à rotina também deve ser feita com cuidado e, preferencialmente, após a avaliação de psicólogo do trabalho para que possa observar se o mesmo possui condições ou não de exercer a mesma função.

Profissionais valorizados e motivados

Outro ponto que merece destaque é o fator motivação. Quando trabalhadores percebem que há uma preocupação por parte dos empregadores com suas integridades físicas e psicológicas, eles se sentem motivados e valorizados.

Uma consequência disso resulta no bom rendimento do trabalho executado. A simples presença de um técnico de segurança do trabalho, guardando por todos os pontos e aspectos da rotina do trabalhador, é capaz de transformar o ambiente.

Profissionais satisfeitos trabalham mais e melhor, além de ser a melhor e mais positiva forma de marketing direto para uma empresa.

Quem compõe o time de profissionais em segurança do trabalho?

– Técnico em segurança do trabalho;

– Médico do trabalho;

– Enfermeiro do trabalho;

– Psicólogo;

– Engenheiro do trabalho;

Todos os profissionais envolvidos precisam ser obrigatoriamente especializados em segurança do trabalho, ou seja, precisam estar aptos a exercer a função, ter registro e conhecer todas as leis e normas fundamentais para o cargo.

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

banner_ebook_1

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!