Conheça 4 vantagens de investir em medicina do trabalho na sua empresa

Conheça 4 vantagens de investir em medicina do trabalho na sua empresa

À medida que as empresas vão tomando consciência da importância de observar procedimentos importantes – e até obrigatórios, como os exames médicos para admissão – no trato com seus funcionários, é notável que a segurança no ambiente de trabalho se eleva e também a tranquilidade da organização em relação às condições e produtividade de seus recursos humanos.

Muitos gestores vêm percebendo, por exemplo, a relevância da medicina do trabalho para a melhoria dos aspectos que envolvem não somente a saúde de seus trabalhadores em si, mas também o rendimento e a perspectiva que eles têm em relação ao trabalho dentro da organização. É assim porque a medicina do trabalho compreende uma série de princípios que ajudam os funcionários a alcançar maior qualidade de vida no trabalho e prevenir doenças.

Para a empresa, isso significa não só menos perda de capacidade de trabalho como também maior produtividade. Veja a seguir as quatro maiores vantagens de investir em medicina do trabalho em sua empresa.

1. Redução de custos

Ainda que de início represente um investimento, a empresa deve ter em mente que contratar uma terceirizada para cuidar desses aspectos, por exemplo, trará maior disponibilidade à parte estratégica, reduzindo custos em longo prazo. Essa redução poderá ser sentida de diversas formas: menor rotatividade e afastamento de funcionários (o que representa grandes gastos) e menor custo com planos de saúde (muitos deles trabalham com reembolso).

Além de assumir responsabilidade preventiva (o que o protege até de eventuais processos em situações específicas em que o trabalhador alegue saúde comprometida devido ao trabalho), a empresa pode reduzir seus gastos (veja também 5 dicas para não pagar danos morais por perda de capacidade laborativa).

Para isso, é preciso ver a medicina do trabalho como aliada, como forma de gerar economia e aumentar a capacidade produtiva dos funcionários, prolongar sua capacidade de trabalho e agregar medidas preventivas ao ambiente de trabalho.

2. Prevenção de acidentes e doenças

Usuários de planos de saúde com menor necessidade de ir ao médico ou de passar por procedimentos geram menos custos. Isso não significa que a única vantagem de investir em prevenção seja financeira.

Funcionários com acompanhamento têm maior qualidade de vida e senso de responsabilidade nas operações de trabalho, evitando também que aconteçam acidentes  e haja consequências mais graves ou surgimento de doenças ocupacionais que os comprometam por toda a vida.

3. Diminuição do absenteísmo e maior motivação

Cuidar bem da saúde do trabalhador se reflete também em maior produtividade e motivação para os funcionários, visto que sentirão estar em uma empresa que se preocupa com eles de verdade. Isso porque a medicina do trabalho traz não só maior qualidade de vida e segurança aos funcionários como também “conforto” aos trabalhadores, que se sentem menos propensos a desenvolver outros males de origem psicológica ou emocional, que igualmente podem incapacitar para o trabalho.

O resultado é maior disposição, rendimento e menor incidência de faltas ao trabalho, muitas vezes injustificadas.

4. Acompanhamento adequado por especialistas em medicina do trabalho

Investindo na contratação de uma empresa especializada, sua organização pode promover programas dedicados a orientar os colaboradores em relação aos cuidados com a saúde no exercício de suas atividades. Também pode contar com avaliação e atestados de profissionais capacitados prontos, sempre a seu alcance.

Além disso, medidas como palestras e ginástica laboral, por exemplo, constituem grandes diferenciais na experiência que os trabalhadores ganham ao participar de sua empresa, tornando-a referência positiva.

Médicos especialistas que ajudem a empresa na tarefa de promover maior qualidade de vida em seu ambiente garantem maior amparo para que concentre-se no negócio sem esquecer dos colaboradores que representam sua força de trabalho para atingir os seus objetivos. Ou seja, enquanto sua empresa se preocupa com os lucros, uma empresa especializada pode cuidar dos colaboradores e se preocupar com eles para que se sintam protegidos, haja produtividade e esses lucros aconteçam.

E a sua empresa? Já conta com um programa de medicina do trabalho? Conhece os nossos serviços? Deixe suas dúvidas ou comentários no campo abaixo!

banner_ebook_1

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Um comentário para “Conheça 4 vantagens de investir em medicina do trabalho na sua empresa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!