Conheça 5 vantagens de investir em medicina do trabalho na sua empresa

Conheça 5 vantagens de investir em medicina do trabalho na sua empresa

Investir em medicina do trabalho vai muito além de apenas atender as exigências legais — a exemplo da estabelecida no artigo 168 da CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, o qual menciona sobre obrigatoriedade da realização de exames na admissão, periódicos e na demissão. 

Promover o cuidado com a saúde e o bem-estar dos funcionários de uma empresa reflete diretamente na produtividade e, por consequência, no crescimento e no faturamento desse negócio.

Muitos gestores já estão percebendo a importância da medicina do trabalho para a melhoria de aspectos que envolvem não somente a saúde de seus trabalhadores em si, mas também o rendimento e a perspectiva que eles têm em relação ao trabalho que estão prestando.

Isso acontece porque a medicina do trabalho compreende uma série de princípios que ajudam os colaboradores a alcançarem melhor qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho, bem como a prevenir inúmeras doenças, laborais ou não.

Para a empresa, investir em medicina do trabalho significa não apenas menos perda de capacidade de trabalho e produtividade, mas também melhoria na sua imagem, no relacionamento com os empregados, no fluxo de trabalho, na qualidade do que é entregue aos clientes e, claro, na rentabilidade do negócio.

Com esses poucos apontamentos, já dá para ter uma boa ideia da importância de investir em medicina do trabalho, certo? Mas você sabe exatamente o que esse tipo de medicina contempla? Quais as outras vantagens desse investimento?

Pois, então, continue a leitura deste artigo e confira todas as respostas agora!

Afinal, o que é medicina do trabalho?

Afinal, o que é medicina do trabalho?

O primeiro passo para saber por que investir em medicina do trabalho é conhecendo mais a fundo o que se trata esse modelo de cuidado médico, concorda?

A medicina do trabalho é uma especialidade médica voltada exclusivamente para prestação de cuidados e promoção da saúde dos trabalhadores de uma empresa.

Diretamente ligada ao atendimento das leis trabalhistas, a medicina do trabalho cuida dos exames obrigatórios de admissão e demissão, e também dos exames periódicos.

Porém, é essencial deixar claro que esse modelo de atendimento médico não se resume a esses três serviços. 

Uma clínica de medicina ocupacional também é essencial para questões como:

  • prevenção de doenças: atividade que pode ser realizada em parceria com o RH da companhia para a criação de campanhas voltadas para conscientização de doenças como diabetes, tabagismo, alcoolismo, depressão, cânceres etc;
  • acompanhamento de doenças ocupacionais: com orientações e/ou direcionamento do funcionário para um especialista, dependendo do caso;
  • primeiros cuidados: em casos de acidentes de trabalho considerados leves;
  • primeiro atendimento: a queixas relativas a doenças do trabalho que estão impactando negativamente a atuação do profissional
  • realização de pequenos curativos;
  • aferição de pressão arterial: para acompanhamento de doenças relacionadas;
  • emissão de diferentes documentos: a exemplo do 
    • ASO: Atestado de Saúde Ocupacional;
    • PPRA: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
    • PCA: Programa de Proteção Auditiva;
    • PPP: Perfil Profissiográfico Previdenciário;
    • PCMSO: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Por que é importante investir em medicina do trabalho?

Por que é importante investir em medicina do trabalho?

Há diversas razões pelas quais você deve investir em medicina do trabalho na sua empresa. A primeira é diz respeito ao cumprimento ao que é determinado pela CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas.

Conforme dissemos logo no início deste artigo, a CLT determina a obrigatoriedade da realização de exames admissionais, demissionais e periódicos nos funcionários que têm vínculo com uma empresa.

Além de ter como foco a verificação da condição de saúde do trabalhador, esses três tipos de exames também ajudam a sua empresa a se resguardar de possíveis processos trabalhistas.

Ao fazer o exame admissional, você tem um registro de como está a saúde do profissional logo que ele é contratado pela sua empresa — inclusive, se atentando a possíveis patologias que ele já tinha antes de começar a trabalhar. 

O periódico possibilita identificar se alguma doença relacionada à função exercida se desenvolveu durante o tempo que está na empresa. Caso sim, permite acompanhar a evolução e prestar os devidos cuidados para com o colaborador, por exemplo, trocá-lo de posto de trabalho.  

Por fim, o exame demissional possibilita uma espécie de comparativo entre como estava a condição de saúde antes de o funcionário começar a trabalhar no seu negócio, e como está no momento do seu desligamento.

Dessa forma, se ele alegar que alguma doença foi adquirida durante esse período, você, a sua empresa tem documentos que ajudam na defesa.

Outras razões para investir em medicina do trabalho

Promoção da saúde dos colaboradores

Obviamente, esse não é o único motivo pelo qual você deve investir em medicina do trabalho. Afinal, esse investimento também deve ter como foco a promoção da saúde, da qualidade de vida e do bem-estar dos seus colaboradores.

Assim como citado, a medicina do trabalho pode atuar na conscientização e na prevenção de inúmeras doenças.

Campanhas voltadas para esclarecimento de como as patologias se desenvolvem e quais as consequências para a vida do profissional são essenciais para contribuir para que eles não adoeçam.

Por exemplo, em parceria com o RH da companhia, os médicos, enfermeiros e demais profissionais do trabalho podem abordar temas como:

  • tabagismo;
  • diabetes;
  • hipertensão;
  • saúde mental;
  • câncer de mama;
  • câncer de próstata;
  • alcoolismo;
  • uso de drogas;
  • prevenção ao suicídio;
  • estresse;
  • alimentação saudável;
  • prática de atividades físicas.

Aumento da produtividade

Abordagens como essas colaboraram para manter os colaboradores mais saudáveis e, uma vez que se encontram dessa forma, as chances de serem mais produtivos aumentam.

Funcionários que estão bem física e mentalmente tendem a trabalhar mais e melhor. Além disso, correm menos risco de sofrerem ou de causarem um acidente de trabalho.

Seguindo essa linha de raciocínio, quanto menos afastamentos médicos a sua empresa tiver, melhor será para manter o bom fluxo de trabalho e também para reduzir os custos.

Redução de custos

É certo que, por muitas vezes, o trabalhador precisa se afastar para cuidar da saúde — e a empresa deve prestar toda a assistência que for possível. No entanto, do ponto de vista empresarial, esses afastamentos geram uma série de transtornos.

Por exemplo, é preciso que outro profissional cubra essa ausência, o que pode levar à necessidade de pagamento de hora extra. Indo além dos gastos financeiros, isso pode gerar sobrecarga de trabalho, descontentamento e, dependendo do caso, mais um funcionário afastado.

Mais qualidade de vida

Somado a isso, é preciso pensar que um profissional doente tem não apenas a sua vida profissional afetada, mas também a pessoal, resultando em perda de qualidade de vida e outras consequências negativas.

Em outras palavras, o que estamos querendo dizer aqui é que investir em medicina do trabalho é uma excelente maneira de evitar transtornos como esses que acabamos de citar. Como resultado, empresas e funcionários ganham em saúde, bem-estar, estreitamento do relacionamento, aumento da produtividade e do faturamento.

Quais são as vantagens de investir em medicina do trabalho?

Quais são as vantagens de investir em medicina do trabalho?

Agora que você sabe de tudo isso, confira as cinco maiores vantagens de investir em medicina do trabalho na sua empresa.

1. Atendimento das leis trabalhistas

Empresas que não cumprem ao determinado pelas leis trabalhistas estão passíveis a sofrerem multas e penalidades legais por parte dos órgãos fiscalizadores.

No que se refere pontualmente a não investir em medicina do trabalho, a falta de realização de exames periódicos para identificação de possíveis doenças ocupacionais pode configurar negligência, aumentando as chances de o negócio ser processado judicialmente pelos funcionários acometidos por tais patologias.

2. Redução de custos

Ainda que de início represente um investimento, a empresa deve ter em mente que contratar uma terceirizada para cuidar desses aspectos, por exemplo, trará maior disponibilidade à parte estratégica, reduzindo custos em longo prazo.

Essa redução poderá ser sentida de diversas formas: menor rotatividade e afastamento de funcionários (o que representa grandes gastos) e menor custo com planos de saúde (muitos deles trabalham com reembolso).

Além de assumir responsabilidade preventiva (o que o protege até de eventuais processos em situações específicas em que o trabalhador alegue saúde comprometida devido ao trabalho), a empresa pode reduzir seus gastos.

Para isso, é preciso ver a medicina do trabalho como aliada, como forma de gerar economia e aumentar a capacidade produtiva dos funcionários, prolongar sua capacidade de trabalho e agregar medidas preventivas ao ambiente de trabalho.

Veja também 5 dicas para não pagar danos morais por perda de capacidade laborativa

3. Prevenção de acidentes e doenças

Usuários de planos de saúde com menor necessidade de ir ao médico ou de passar por procedimentos geram menos custos. Isso não significa que a única vantagem de investir em prevenção seja financeira.

Funcionários com acompanhamento têm maior qualidade de vida e senso de responsabilidade nas operações de trabalho, evitando também que aconteçam acidentes  e haja consequências mais graves ou surgimento de doenças ocupacionais que os comprometam por toda a vida.

4. Diminuição do absenteísmo e maior motivação

Cuidar bem da saúde do trabalhador se reflete também em maior produtividade e motivação para os funcionários, visto que sentirão estar em uma empresa que se preocupa com eles de verdade. 

Isso porque a medicina do trabalho traz não só maior qualidade de vida e segurança aos funcionários como também “conforto” aos trabalhadores, que se sentem menos propensos a desenvolver outros males de origem psicológica ou emocional, que igualmente podem incapacitar para o trabalho.

O resultado é maior disposição, rendimento e menor incidência de faltas ao trabalho, muitas vezes injustificadas.

5. Acompanhamento adequado por especialistas em medicina do trabalho

Investindo na contratação de uma empresa especializada, sua organização pode promover programas dedicados a orientar os colaboradores em relação aos cuidados com a saúde no exercício de suas atividades. 

Também pode contar com avaliação e atestados de profissionais capacitados prontos, sempre a seu alcance.

Além disso, medidas como palestras e ginástica laboral, por exemplo, constituem grandes diferenciais na experiência que os trabalhadores ganham ao participar de sua empresa, tornando-a referência positiva.

Médicos especialistas que ajudam a empresa na tarefa de promover maior qualidade de vida em seu ambiente garantem maior amparo para que se concentre no negócio sem esquecer dos colaboradores que representam sua força de trabalho para atingir os seus objetivos. 

Ou seja, enquanto o seu negócio se preocupa em crescer e gerar lucros, uma clínica especializada cuida dos colaboradores e se dedica para que eles se sintam protegidos, o que reflete na produtividade e, consequentemente, no faturamento da sua empresa.

Como começar a investir em medicina do trabalho?

Como começar a investir em medicina do trabalho?

Basicamente, existem duas formas de investir em medicina do trabalho, que são:

  • montando a sua própria clínica de medicina do trabalho;
  • terceirizando esse serviço.

O primeiro caso consiste em ter um ambulatório médico dentro da empresa. Essa forma de atuação costuma ser encontrada em empresas de grande porte, visto que contam com recursos suficientes para montar toda a infraestrutura e para contratar e manter os profissionais da saúde no seu quadro de funcionários.

É certo que ter uma clínica de medicina do trabalho própria gera uma série de despesas, o que torna essa opção um tanto desaconselhável.

Por isso, boa parte das organizações preferem terceirizar esse serviço. Com isso, conseguem investir em medicina do trabalho, atender ao determinado pela legislação e ainda reduzir custos.

Ao fechar parceria com uma clínica de medicina ocupacional, você e seus funcionários terão todos os serviços e vantagens que citamos ao longo deste artigo.

Contratos de prestação de serviços desse tipo permitem a realização dos exames médicos profissionais obrigatórios (admissional, periódico e demissional), emissão de documentos como ASO, PPRA, PCA; PPP e PCMSO.

Não sabe como encontrar o melhor parceiro para começar a investir em medicina do trabalho? Então aproveite que está no blog da SST e leia agora mesmo o artigo “Clínica de medicina do trabalho: por que fazer essa parceria?

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Um comentário para “Conheça 5 vantagens de investir em medicina do trabalho na sua empresa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!