Como manter a saúde dos funcionários em dia no verão

Como manter a saúde dos funcionários em dia no verão

A saúde dos funcionários é uma área de extrema importância e interesse da empresa. Um funcionário que não está bem disposto ou que tem sua condição de saúde comprometida geralmente traz resultados pouco satisfatórios para o negócio, já que sua produtividade cai e sua motivação diminui.

Especialmente no verão, algumas situações clínicas podem colocar a saúde dos funcionários em um risco ainda maior, já que essa é uma época em que lidamos com temperaturas mais altas e o surgimento de algumas doenças sazonais.

Saiba, a seguir, como agir no intuito de manter as boas condições na saúde dos seus funcionários nessa época do ano.

Promova campanhas de qualidade de vida

No verão, os dias de sol tendem a deixar as pessoas mais dispostas a iniciar novos hábitos. Por isso, esse momento é essencial para que a empresa comece a incentivar os cuidados com a saúde do trabalhador, criando campanhas ao longo de todo o período dessa estação.

Propostas em defesa da prática regular de atividades físicas, da alimentação equilibrada, da importância do check-up e de outras estratégias para cuidar mais da saúde são importantes, pois motivam o funcionário a ter atitudes mais saudáveis que refletem positivamente na sua produtividade e bem-estar no trabalho.

Alerte sobre o uso de roupas mais leves

As altas temperaturas do verão podem levar a indisposições em determinados períodos do dia, especialmente em indivíduos que não estão vestidos para enfrentar o calor.

As organizações devem, portanto, instruir seus funcionários, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, a usar roupas mais refrescantes e, se necessário, abrir algumas exceções no dress code da empresa.

Oriente sobre os cuidados com o sol

No caso de equipes que trabalham com exposição direta ao sol, é imprescindível orientar os colaboradores quando aos cuidados de hidratação e proteção da pele visando prevenir algum tipo de lesão causada pela ação dos raios solares.

Para garantir a saúde epidérmica dos funcionários, a empresa pode, inclusive, oferecer itens como chapéus, viseiras e frascos de filtro solar.

Ajuste os hábitos alimentares

Campanhas que incentivem a ingestão de alimentos mais leves e a hidratação constante também são interessantes nessa época do ano.

Caso a empresa ofereça algum tipo de refeição aos colaboradores, é imprescindível se informar para oferecer um cardápio balanceado e adequado ao período estival.

Promova campanhas de vacinação

Algumas doenças, como a gripe, têm o início da manifestação de seus sintomas logo após o final do verão, especialmente no início do mês de março. Para prevenir o absenteísmo gerado por um grande número de casos dessa doença, pode-se promover campanhas de vacinação a fim de imunizar a equipe.

Adapte a temperatura dos aparelhos de ar condicionado da empresa

Durante o verão, não é incomum ficar resfriado devido aos choques de temperatura entre ambientes externos e áreas internas climatizadas. A opção por um vestuário mais leve pode, nesse caso, ter o efeito contrário ao esperado e prejudicar a saúde dos colaboradores se a temperatura do ar condicionado em seu local de trabalho não estiver condizente com seu vestuário.

Para prevenir resfriados e outros problemas, portanto, deve-se manter a climatização nos escritórios a uma temperatura amena, como a 23 graus Celsius.

Dê dicas para dormir melhor

Funcionários cansados perdem em produtividade, e, no verão, não é incomum ter dificuldades para dormir devido ao calor. Sendo assim, a empresa pode se beneficiar da divulgação de sugestões que auxiliem seus colaboradores a terem noites de sono mais satisfatórias no período estival, como:

  • Dormir nas partes mais baixas do imóvel ou mais próximo ao chão, já que o ar quente tende a subir para o teto e os andares de cima;
  • deixar janelas e portas abertas para facilitar a circulação de ar;
  • e evitar banhos quentes no período da noite.

Manter a saúde dos funcionários no verão é importante, mas essa atenção deve ser realizada ao longo de todo o ano, garantindo não somente a qualidade de vida desses indivíduos, mas também a produtividade da empresa.

Para assegurar-se de que seus funcionários estão sendo bem acompanhados, conte sempre com a ajuda de uma equipe especializada em segurança e saúde do trabalhador.

Sua empresa já teve problemas devido aos malefícios do tempo quente sobre as condições de seus colaboradores? Ficou com alguma dúvida quanto a como prevenir esses problemas? Compartilhe conosco nos comentários!

banner_ebook_4

 

 

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!