Como planejar uma alimentação saudável e balanceada para seus funcionários

Como planejar uma alimentação saudável e balanceada para seus funcionários

A hora da alimentação é um momento importante para os funcionários de uma empresa. É graças a ela que os colaboradores recuperam suas energias e se mantêm nutridos para mais um dia de trabalho. A manutenção de uma alimentação saudável entre os funcionários também é interessante para a empresa, já que ela é responsável por diminuir o risco de doenças crônicas não-transmissíveis (DNT), como a diabetes tipo 2 e a obesidade, que podem influenciar negativamente na produtividade dos trabalhadores.

Mas como a empresa pode planejar uma alimentação saudável e balanceada para seus funcionários? Saiba, a seguir, como fazer as melhores escolhas na hora de montar as refeições que serão servidas para sua equipe de trabalho e como influenciar na escolha de melhores opções de alimentação para seus funcionários.

Defina as refeições a serem oferecidas pela empresa

Para saber como planejar bem uma alimentação saudável e balanceada para seus funcionários, é preciso, em primeiro lugar, saber quais refeições serão oferecidas pelo empreendimento.

Alguns contratos oferecem somente lanches como o café da manhã e o lanche da tarde, deixando o almoço por conta de vale-refeições, enquanto outros têm que cumprir com o fornecimento de grandes refeições como o almoço e o jantar.

Entender suas obrigações com o funcionário no campo da alimentação é o primeiro passo para que a organização possa planejar melhor suas compras e a prática da alimentação saudável.

Café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, afinal, é ela que vai oferecer ao funcionário energia suficiente para que ele possa começar sua jornada de trabalho produzindo bem.

Por isso, nessa refeição, é importante oferecer uma opção de carboidratos (pães ou cereais), uma opção de proteína (queijos, leite ou ovos mexidos) e uma opção de frutas (preferencialmente com fibras, como o mamão ou a laranja).

Café e suco de frutas naturais são boas alternativas para acompanhar o café da manhã.

Almoço

No almoço, é preciso ter atenção aos alimentos que têm digestão muito lenta, como os gordurosos, pois eles podem resultar em sonolência e baixa produtividade de seus funcionários no período da tarde.

Ao oferecer o almoço no local de trabalho, a enoresa deve valorizar a disponiblidade de salada (pelo menos um tipo de folha e dois outros vegetais), um tipo de carboidrato (como arroz, batata ou macarrão), um tipo de leguminosa (lentilhas, feijão ou grão de bico), um tipo de proteína (carnes ou ovos) e uma fruta de sobremesa.

No caso das bebidas nessa refeição, é interessante priorizar sucos naturais ou água, deixando de fora refrigerantes ou refrescos.

Se sua empresa fornece um vale-refeição nessa situação, pode investir em campanhas de orientação nutricional para que os colaboradores possam se alimentar melhor com esse benefício, fazendo escolhas melhores e beneficiando-se da consequente produtividade.

Lanches

No Brasil, os lanches corporativos geralmente consistem em pães com manteiga acompanhados de café ou leite. Se a empresa quer mudar esse paradigma e servir algo mais saudável, entretanto, pode optar por fornecer porções individualizadas de oleaginosas (como castanhas, nozes e amêndoas) ou de frutas secas, que são bastante energéticas e de fácil digestão.

Uma outra opção interessante são as frutas frescas ou porções de saladas de frutas, sanduíches naturais ou vitaminas com leite, cereais e frutas.

Jantar

No caso de funcionários noturnos, o jantar deve ser uma refeição com as mesmas regras do almoço, porém, em porções menores. Também devem ser evitados ao máximo alimentos que sejam de difícil digestão, já que isso pode causar sonolência e baixo rendimento durante o turno da noite. Além disso, oferecer café após a refeição para ajudar a manter a equipe alerta também é essencial.

O bem-estar da equipe é extremamente importante para que a produção esteja sempre em alta, garantindo, assim, bons resultados. Portanto, cuide do equilíbrio físico e mental dos seus colaboradores e, se precisar, não hesite em contar com a ajuda de uma empresa especializada em saúde e segurança no trabalho.

Como é a alimentação dos seus funcionários? A empresa oferece algum tipo de refeição? Compartilhe conosco, no espaço reservado para comentários, suas dúvidas e experiências acerca do tema.

banner_ebook_4

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Um comentário para “Como planejar uma alimentação saudável e balanceada para seus funcionários”

  1. Djalma disse:

    Porque saúde é o que interessa, o resto não tem pressa. Vamos nessa parceiro. Show.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!