É melhor prevenir do que remediar! 4 práticas para evitar o afastamento dos seus colaboradores

O absenteísmo no trabalho é um problema vivenciado por muitas empresas. Se a falta de um único funcionário por um dia já altera a dinâmica de produção, imagine quando ele precisa ficar afastado por mais tempo ou quando mais de um profissional não vão trabalhar na mesma semana.

Embora esse problema seja grave e recorrente, existe uma solução para ele: a prevenção. Neste post, você encontrará quatro práticas para evitar o afastamento de seus colaboradores e, desta forma, manter sua produção constante. Confira o que separamos para você:

Conheça a ginástica laboral

Segundo especialistas, a ginástica laboral, quando praticada por pelo menos de 10 a 15 minutos diários, reduz drasticamente as faltas e, consequentemente, as despesas geradas em uma empresa pelo afastamento de um funcionário por motivos de saúde. Tendo como objetivo a prevenção da fadiga muscular, de lesões e de problemas na coluna, esse tipo de ginástica contribui ainda para a melhoria da produtividade e do equilíbrio biopsicológico dos colaboradores, combatendo suas tensões e evitando as somatizações.

Para o desenvolver a ginástica laboral na sua empresa de forma segura e eficiente, recomendamos o acompanhamento de um Educador Físico e/ou de um Fisioterapeuta.

Dê atenção especial ao plano de saúde

Infelizmente, no Brasil, os serviços públicos de saúde muitas vezes não são tão funcionais quanto deveriam ser. Dependendo do tipo de especialista procurado, pode ser necessário aguardar em uma lista de espera até que a consulta seja agendada. Por este motivo, empresas que oferecem planos de saúde próprios para seus colaboradores são vistas por eles com “bons olhos”.

Além disso, oferecer um plano de saúde especial para seu funcionário pode ser benéfico para todos, já que, quando seus funcionários sabem que podem contar com serviços médicos sempre que julgarem necessário, sentem-se à vontade para fazer consultas preventivas com mais frequência e, consequentemente, têm menos problemas de saúde que os levem a se ausentar do trabalho.

Ofereça um acompanhamento psicológico

A depressão é uma das doenças que mais causam afastamentos do trabalho. Independentemente de estar associada à área afetiva, social, pessoal ou profissional, quem sofre de algum distúrbio emocional tem sua rotina, assim como seu desempenho no trabalho comprometidos. Por isso, empresas que oferecem e estimulam o acompanhamento psicológico colhem os benefícios desse serviço.

A promoção de um espaço para reflexão, fala e escuta (sobre o próprio ambiente de trabalho ou não), aumenta ainda a qualidade de vida dos funcionários, permitindo que eles desenvolvam seu potencial ao máximo, inclusive em suas carreiras.

Acompanhe a saúde do seu funcionário

Uma empresa que se preocupa com seu funcionário e desenvolve ações para a promoção de sua saúde física e mental é bem vista socialmente e sofre menos com os impactos relacionados às doenças que causam afastamentos do ambiente de trabalho. Não é por acaso que dizemos que prevenir é melhor do que remediar.

Caso a sua organização ainda não faça uso de práticas relacionadas à medicina ocupacional, contrate uma empresa especializada nesse tipo de ação e obtenha todos os resultados positivos que esse trabalho oferece.

O que a sua empresa faz para cuidar da saúde de seus funcionários? Conte para a gente nos comentários e inscreva-se abaixo para mais dicas!

banner_ebook_4

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!