5 dicas para organizar uma semana da saúde na sua empresa

5 dicas para organizar uma semana da saúde na sua empresa

Para quem não sabe, a semana da saúde é um evento realizado na empresa para promover a conscientização sobre temas importantes ligados à saúde dos colaboradores.

Muitas vezes, uma rotina corrida faz com que essas questões sejam deixadas de lado, mas é fundamental dedicar maior atenção a elas. Inclusive, esse tipo de atividade é capaz de ajudar a melhorar a produtividade, reduzir afastamentos por motivos de saúde e ainda manter a equipe motivada.

Mas como organizar uma semana da saúde na sua empresa? Confira as dicas a seguir e comece a se preparar!

1. Envolva os colaboradores mais interessados pela causa

Dificilmente será possível organizar um bom evento sem a colaboração dos funcionários, até porque envolvê-los na causa é interessante para que eles realmente se sintam parte do projeto.

Portanto, uma boa ideia é reunir os mais interessados para montar a equipe organizadora da semana da saúde. Eles serão responsáveis por perceber o clima dentro da empresa, as maiores necessidades e, então, dar prosseguimento ao planejamento das atividades.

2. Escolha um tema pertinente para o momento

Talvez uma das maiores dificuldades seja definir um tema para o evento. É claro que diversos assuntos podem ser tratados, mas normalmente é recomendado que cada semana tenha uma motivação central.

A fim de facilitar essa escolha, a organização pode aplicar um questionário com os colaboradores para avaliar quais são as prioridades, os temas de maior interesse, as principais dúvidas etc.

Outra alternativa é escolher aleatoriamente um tema que seja relevante e esteja relacionado ao ambiente corporativo, como a ergonomia no trabalho. Ou ainda trazer à tona um assunto que impacta na saúde do funcionário, como o estresse e a depressão, por exemplo.

A maioria dos colaboradores é sedentária? Fale sobre a importância de manter o corpo em movimento. Enfim, há inúmeros temas que podem ser tratados para informar e promover a qualidade de vida das pessoas.

3. Diversifique as atividades da semana da saúde

Algumas empresas fazem esse tipo de evento uma vez ao ano, mas nada impede que eles sejam realizados mais vezes — principalmente quando se percebe a sua relevância e os efeitos positivos no ambiente de trabalho.

Assim, é essencial diversificar as atividades para gerar maior interesse nos participantes e não acabar se tornando um evento cansativo e monótono.

É bastante comum que as empresas invistam em palestras e, embora essa também seja uma ótima opção, é possível pensar em outras ações para tornar o evento mais dinâmico. Para citar alguns exemplos, pode-se fazer:

  • gincanas, jogos e peças teatrais que falem sobre o tema de forma mais divertida e lúdica;
  • feiras da saúde com profissionais especializados para fazer avaliações (seja para medir pressão, glicemia, IMC ou dar orientações sobre doenças ocupacionais);
  • blitz — em alusão às abordagens policiais — para avaliar hábitos prejudiciais no ambiente;
  • vivências de atividades benéficas e que nem sempre fazem parte da rotina do funcionário, como propor 10 minutos de meditação guiada todos os dias durante a semana ou oferecer massagens nos intervalos de trabalho.

4. Divulgue a ação para engajar toda a equipe

Depois de tudo organizado, não se esqueça de pensar em maneiras de divulgar o evento e engajar toda a equipe. É muito importante que todos os colaboradores sejam envolvidos, independentemente de setores ou cargos. Isso demonstra o interesse da empresa em proporcionar um evento que realmente seja aproveitado pelo seu time, além de aumentar as chances de ter resultados positivos mais abrangentes.

Pensando nisso, procure não fazer a semana da saúde em épocas que muitos funcionários estão ausentes (porque estão de férias ou viajando a trabalho, por exemplo). A partir de então, utilize todos os meios disponíveis para divulgar o evento: mande e-mails, cole cartazes nos corredores, avise nos grupos de WhatsApp etc.

5. Contrate uma empresa especializada no assunto

Se tudo isso parecer um pouco complexo, o melhor mesmo é contratar uma empresa especializada para dar suporte e organizar a sua semana da saúde. Afinal, o mais importante é que ela seja bem preparada para cumprir com seus objetivos.

E aí, gostou das dicas para fazer a semana da saúde na sua empresa? Para continuar recebendo outras informações como esta, não deixe de assinar nossa newsletter e acompanhar nosso conteúdo!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!