Por que devo fazer uma análise de risco na minha empresa?

Por que devo fazer uma análise de risco na minha empresa?

O objetivo da Segurança do Trabalho é melhorar as condições do ambiente corporativo, visando evitar acidentes e doenças ocupacionais. Atualmente, existem diversas ferramentas para alcançar as metas elaboradas, e uma delas é a análise de risco. Você sabe o que é isso?

No post de hoje, você vai aprender um pouco mais sobre esse tema e entender porque fazer a análise de risco é tão importante para as empresas. Continue com a leitura e confira!

O que é uma análise de risco?

A análise de risco trata da identificação e documentação de todas as condições que podem causar um acidente de trabalho, ou fazer com que o colaborador desenvolva alguma doença em decorrência do tipo de atividade realizada.

Apesar da tendência de vermos um risco como algo negativo, vale ressaltar que sua identificação também pode representar oportunidades, que, se bem aproveitadas, podem levar a resultados positivos. Identificando um processo que pode ser melhorado, por exemplo, é possível reduzir custos e aumentar a produtividade.

Como ela pode ser elaborada?

Cada profissional ou empresa pode elaborar a análise de risco de forma diferente, atendendo um modelo de atuação específico. De forma geral, é possível elaborar uma análise de risco considerando os seguintes passos:

  • Estudar as atividades realizadas, identificando o tipo de trabalho, a equipe, ferramentas, materiais e equipamentos envolvidos. Nessa etapa também deve ser observar a movimentação de máquinas e pessoas no local;
  • Realizar entrevista com os colaboradores envolvidos nas atividades, buscando informações a respeito de como os processos são executados e alcançar um entendimento maior a respeito das tarefas;
  • Fazer um desenho do fluxo dos processos, identificados no segundo passo. Nesse caso, o ideal é relacionar as atividades de forma sequenciada, apontando onde começa e termina;
  • Com todas as informações reunidas, é hora de indicar quais são os custos e onde cada um deles ocorre. Feito isso, é hora de levantar ações de eliminação dos riscos e definição dos procedimentos de segurança adequados.
  • Revisar as informações descritas, buscando melhorias ou complementação de algum dado.

Qual a importância da análise de risco para a empresa?

Só o fato de identificar e eliminar riscos que podem causar acidentes e doenças laborais já faz com que a análise de risco seja crucial para manter a segurança do trabalho. Porém, existem alguns pontos que precisam ser citados:

1. Definição da equipe responsável pelas ações preventivas e corretivas

Definir as pessoas responsáveis pelo acompanhamento e criação de soluções torna essa atividade mais organizada e eficiente. Com a análise de risco, é possível saber quantos e quais colaboradores são necessários para realizar esse controle.

2. Melhor aplicação do capital

Com a identificação de todas as melhorias que precisam ser realizadas, o investimento em máquinas, equipamentos e todas as mudanças necessárias passa a ser mais acertado. Com isso, o dinheiro aplicado é gasto de forma eficaz, evitando desperdícios.

3. Redução de custos gerados em decorrência de afastamentos

Tanto os acidentes quanto as doenças podem causar afastamento dos colaboradores, o que prejudica a produtividade e, em alguns casos, faz com que seja preciso fazer a reposição dos funcionários. Com a eliminação ou redução dos riscos, esses índices reduzem drasticamente.

4. Promoção da qualidade de vida

A preocupação com a segurança do trabalho e a implantação de ações de melhorias ajudam a promover maior qualidade de vida, que vem por meio da melhora na ergonomia, palestras de conscientização e fornecimento de equipamentos, por exemplo.

Como se pode ver, a análise de risco é muito importante para que a empresa consiga implantar e promover um ambiente mais seguro para seus colaboradores. Apesar de ser uma atividade que envolve várias fases e pode ser demorada, proporciona grandes benefícios.

Gostou desse artigo? Quer continuar acompanhando todas as novidades que lançamos por aqui? Siga nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!