5 motivos para investir na prevenção de riscos no trabalho

5 motivos para investir na prevenção de riscos no trabalho

A segurança do trabalho é um assunto que deve ser constantemente discutido entre empregadores e funcionários. Afinal, seu principal objetivo é manter a integridade dos funcionários e realizar a prevenção de riscos e de acidentes laborais. No contexto organizacional, a prevenção consiste no desenvolvimento de medidas que buscam eliminar ou diminuir qualquer agente ou situação de risco no ambiente de trabalho.

Investir na segurança do trabalhador e na prevenção de riscos é fundamental para reduzir os acidentes e doenças ocupacionais, além de trazer muitos outros benefícios para a empresa e seus colaboradores. No post de hoje, listamos 5 motivos para você investir na prevenção de riscos no trabalho agora. Confira!

Diminui o número de acidentes

Um dos principais benefícios de investir na prevenção de riscos é reduzir o perigo de acidentes no trabalho. A segurança do trabalho previne a ocorrência de situações que comprometam as integridades física e mental do trabalhador. Com isso, obtém-se um ambiente mais seguro, com trabalhadores mais saudáveis e produtivos, o que proporciona vantagens para contratantes e contratados.

Reduz os gastos

Investir em segurança do trabalho diminui os custos com materiais, afastamentos e ações judiciais. Assim, zelar pela segurança e pela saúde do trabalhador também evita prejuízos materiais. Além de atrapalhar a produtividade da organização, a exposição do funcionário a riscos aumenta as chances de se ter gastos com indenizações. Logo, a empresa que aposta na prevenção de riscos faz um investimento a longo prazo em sua própria organização.

Proporciona um ambiente laboral saudável

Empresas que valorizam a segurança do trabalho demonstram preocupação com o bem-estar e a saúde dos seus colaboradores. Afinal, é inegável que o aumento da qualidade de vida no trabalho deixa os funcionários satisfeitos. Um ambiente de trabalho no qual os colaboradores se sentem seguros e saudáveis é muito mais agradável para a realização das atividades, portanto, investir na  prevenção de riscos traz benefícios à rotina das relações interpessoais.

Favorece a produtividade

Além de todas as vantagens citadas, um ambiente seguro também ajuda o trabalhador a manter o foco na execução de suas atividades. Isso favorece a produtividade e o desempenho, proporcionando a execução das atividades com excelência.

A possibilidade de ocorrência de acidentes ocupacionais também pode atrapalhar o rendimento do funcionário. Quando o trabalhador se sente seguro, por outro lado, ele pode se focar em alcançar bons resultados para a organização.

Aumenta a credibilidade corporativa

O comprometimento com a qualidade de vida do trabalhador é um indicativo de responsabilidade social. Uma empresa que demonstra compromisso pela vida e segurança de seus funcionários tem sua imagem favorecida, fator que aumenta a credibilidade da organização.

Na prevenção de riscos ocupacionais, é fundamental eliminar a utilização de materiais, equipamentos e processos que possam ameaçar a saúde dos trabalhadores. Assim, é fundamental escolher processos e tecnologias que produzam menos poluentes e que gerem menor impacto ambiental.

É importante ressaltar que contratar serviços de empresas especializadas em segurança e saúde do trabalho pode trazer diversos avanços para sua organização. Afinal, nem sempre os gestores tem o tempo necessário para se dedicarem ao planejamento de estratégias de segurança do trabalho, e estratégias mal planejadas podem colocar a saúde e a vida dos colaboradores em risco.

E você, já investe em prevenção de riscos laborais na sua empresa? Conhece alguém que precisa ler essas dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a entenderem a importância da segurança do trabalho!

 

banner_ebook_4

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!