Os riscos para a saúde para quem trabalha sentado

Os riscos para a saúde para quem trabalha sentado

O comportamento sedentário de grande parte da população adulta atual é um dos principais motivos do aumento de casos de mortalidade e obesidade em todo o mundo. Quanto mais sedentário um indivíduo é, maior é o risco de que ele desenvolva doenças relacionadas ao sobrepeso e à obesidade como a diabetes, a hipertensão e os problemas cardiovasculares.

O sedentarismo no trabalho também preocupa bastante os profissionais de saúde, já que várias pesquisas científicas conseguiram provar que existe uma relação entre o aumento da mortalidade e o tempo em que o indivíduo passa sentado ao longo do dia. Conhecer os riscos para a saúde em quem trabalha sentado é importante para começar a desenvolver estratégias para evitar esses problemas.

No texto de hoje, falaremos sobre os quadros clínicos mais comuns entre os trabalhadores que permanecem sentados por mais de seis horas e o que é possível fazer para reduzir o risco de mortalidade nesses indivíduos.

Problemas cardiovasculares

O hábito de permanecer sentado todos os dias obriga o organismo a trabalhar muito menos do que quando estamos de pé ou caminhando de um lugar para o outro. Essa posição pode ser bastante prejudicial para o funcionamento do sistema cardiovascular, já que o bombeamento do sangue pode ser feito de maneira ineficiente para diferentes partes do corpo, forçando o aumento do fluxo em algumas situações, mas diminuindo a pressão em outras regiões.

Além disso, especialistas afirmam que é mais comum encontrar doenças cardiovasculares como o infarto, o derrame e a morte súbita em indivíduos que passam a maior parte do seu dia sentados.

Maior risco de desenvolver obesidade

Ser sedentário é uma tendência natural da nossa sociedade atual, já que hoje precisamos caminhar muito menos e nos manter de pé por menos tempo em qualquer situação do nosso dia.

No trabalho, não é diferente. A maioria dos cargos em escritórios não exige nenhum tipo de atividade que envolva caminhada ou alguns períodos do dia em pé. Esse sedentarismo natural faz com que o organismo gaste muito menos calorias do que o necessário para sobreviver, facilitando o ganho de peso ao longo do dia. Por isso, é comum encontrar maiores índices de obesidade e sobrepeso em pessoas que trabalham sentados.

Problemas de coluna

Quando ficamos sentados por tempo demais, pressionamos nossos discos intravertebrais, causando inflamação nos nervos e desconforto na região. Por isso, quando nos levantamos após uma longa jornada de trabalho, sentimos muito desconforto na região das costas e da lombar.

A longo prazo, a manutenção da mesma posição no horário de trabalho pode levar a desvios na coluna e problemas como a hérnia de disco.

Dores musculares são mais comuns

Não é somente a coluna que sofre com dores causadas pelo hábito de ficar sentado por todo o dia: nossa musculatura das pernas, das costas, do pescoço e dos glúteos também sentem esse desconforto.

Ficar muito tempo parado em uma mesma posição pode causar fadiga muscular, aumentando a sensação de dor nesses tecidos corporais.

Por que a medicina do trabalho pode ajudar a evitar esses problemas

Sabemos que mudar de trabalho é uma opção quase inexistente para a grande maioria das pessoas, por isso é importante que o empregador conte com o apoio de uma equipe especializada em medicina do trabalho para ajudar a garantir o bem-estar de seus funcionários.

A equipe de medicina do trabalho pode:

  • Fornecer palestras sobre a importância de se movimentar durante o trabalho e também nos horários de lazer;
  • estimular a prática de alongamentos ou de exercícios laborais para evitar que a equipe se mantenha na mesma posição por muito tempo;
  • ajudar a orientar sobre o posicionamento correto na cadeira e na mesa de trabalho;
  • e também estimular a prática de horários de descanso mais frequentes.

Evitar ficar sentado por muito tempo é uma maneira de garantir a longevidade e o bem-estar dos funcionários de uma empresa, diminuindo os índices de absenteísmo e aumentando a produtividade.

Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Entre em contato conosco e saiba mais!

banner_ebook_4

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!