Como proteger os funcionários dos ruídos no ambiente de trabalho?

Como proteger os funcionários dos ruídos no ambiente de trabalho?

Os ruídos no ambiente de trabalho são um perigo para a saúde do trabalhador, que poucas empresas e empregadores levam em consideração, por parecerem situações inofensivas na jornada de muitas pessoas. O ruído incomoda e pode prejudicar a audição de um indivíduo que fica exposto a essa ação sonora por muito tempo.

Funcionários e colaboradores que trabalham em ambientes onde a produção de ruídos é elevada precisam se proteger do efeito desses barulhos, para evitar problemas graves de audição — que podem, inclusive, levar à perda parcial ou completa da capacidade de escutar. Se você é responsável por uma equipe de trabalhadores que pode estar exposto a ruídos no ambiente de trabalho, sabe como proteger esses indivíduos de problemas graves relacionados com essa situação?

Confira, no artigo de hoje, como proteger os seus funcionários dos efeitos desse problema frequentemente ignorado no local de trabalho.

Faça uma medição de ruídos periodicamente

O primeiro passo que todo empregador deve tomar em relação aos cuidados com ruídos no ambiente de trabalho é medir, periodicamente, a produção desses distúrbios sonoros nos locais onde seus funcionários trabalham por um longo período de tempo.

Não importa se o local avaliado é somente uma sala de reuniões ou se é um ambiente que conta com máquinas e outros materiais que produzem barulhos durante sua utilização: para proteger o funcionário, é preciso avaliar todos os locais de trabalho disponíveis na sua empresa ou instituição.

Para fazer essas medidas é importante contratar empresas que são especialistas na medição dos ruídos em diferentes ambientes, usando materiais como o decibelímetro (que é um medidor de pressão sonora) e o dosímetro (que avalia o tipo de ruído ao qual o ambiente está exposto). Essas empresas ajudam o empregador a reduzir a produção de ruídos e manter esses níveis abaixo dos valores recomendados pelo Ministério do Trabalho, para a emissão de barulhos.

Promova exames periódicos dos funcionários

Mesmo com a avaliação periódica dos ruídos produzidos no ambiente de trabalho da sua empresa, é importante realizar exames periódicos dos funcionários que estão mais expostos ao risco e a danos na audição, para garantir que eles não estão sendo prejudicados pelo barulho do ambiente de trabalho.

Além do exame audiométrico, realizado na admissão e na demissão do funcionário, o exame periódico da audição deve ser feito em intervalos exigidos pelo programa de saúde ocupacional da empresa, garantindo a manutenção da saúde na região auricular do indivíduo.

Implemente práticas de segurança

Em alguns locais de trabalho — onde o controle da produção de ruídos é um pouco mais complexa, pois a atividade exige uso de materiais e máquinas que são responsáveis pelo aumento do barulho desconfortável no ambiente — a implementação de práticas de segurança é indispensável para proteger esses funcionários expostos a riscos.

Essas práticas são:

  • Controlar a emissão do ruído na fonte, modificando ou excluindo, quando possível;
  • Controlar o funcionário, incentivando o uso de equipamentos de proteção individual, como os protetores auriculares identificados para cada tipo de ruído;
  • Incentivar o rodízio de tarefas e de atividades, evitando que um mesmo colaborador fique exposto ao ruído por um longo período de tempo.

Se você coordena uma unidade de trabalho que atua em ambientes em que a emissão de ruídos é natural, é importante ficar atento à proteção dos funcionários de sua equipe, para evitar problemas de saúde e, até mesmo, complicações judiciais para a empresa no futuro.

Como você faz o controle dos ruídos no seu ambiente de trabalho? Sabe como a SST pode te ajudar nesse quesito? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

banner_ebook_3

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!