Gestão de pessoas: 4 dicas infalíveis para motivar uma equipe
Quem está inserido no mercado sabe que não é raro encontrar, em diversos setores, funcionários que não criam uma relação com a empresa e se preocupam apenas em ganhar seu salário ao fim do mês.
Esse tipo de envolvimento menos profundo comumente implica em falta de motivação para o exercício de suas funções, já que os colaboradores não se deparam com recompensas diárias e tampouco se veem como parte importante dos processos produtivos ou decisivos.
Esse tipo de situação pode impactar na qualidade dos produtos e serviços e até na lucratividade do negócio. Isso acontece na sua empresa?
Para ajudar você a corrigir esse problema, listamos aqui 4 dicas sobre como motivar uma equipe para melhorar os resultados da sua empresa. Acompanhe!
1. Invista em qualidade de vida
Não há nada pior para um colaborador do que sentir que é apenas uma força de trabalho, ou seja, que a empresa pouco se importa com a pessoa que está desempenhando o serviço.
Para garantir funcionários motivados, gestores e gerentes devem tratar cada um como alguém importante em todos os aspectos, e isso pode ser feito implementando programas internos para cuidar da saúde física e mental do trabalhador, da alimentação e até da sua autoestima, por exemplo.
2. Pense sempre em segurança no trabalho
Se feita de forma incorreta, a implementação de uma política de segurança do trabalho pode ser uma faca de dois gumes.
Caso o colaborador entenda que essa medida trata apenas da aplicação de novas regras exigidas por lei, ou enquadramentos chatos à política da empresa, ele passará a enxergar a necessidade de usar seus equipamentos ou respeitar limites com antipatia.
Por outro lado, caso o foco da campanha seja a proteção do trabalhador, visando o desempenho das funções sem riscos e mostrando que a saúde dele está em primeiro plano, o funcionário passa a compreender que a vida e a integridade dele são mais importantes do que qualquer coisa para a empresa, sentindo-se mais motivado a ajudar a marca a crescer.
3. Faça reuniões de diálogo como forma de motivar uma equipe
Algo bastante desmotivador para qualquer colaborador é a impressão de que ele não tem voz diante de decisões sobre melhorias nos processos. Afinal, em vários casos os funcionários conhecem a rotina de trabalho mais de perto do que a chefia.
Para modificar esse quadro, promova reuniões para que diferentes níveis de trabalhadores possam conversar diretamente com a direção, obtendo feedback sobre suas sugestões e reclamações mais comuns.
A implementação de um “café com o presidente” realizado mensalmente é a solução que muitas empresas encontraram para melhorar a comunicação entre colaboradores e líderes.
4. Dê feedbacks e não economize em elogios
Um colaborador se sente muito pior com a indiferença do que com críticas ao seu trabalho.
Sempre que um líder nota que um erro foi cometido, o papel dele é oferecer ajuda para que o trabalho se desenvolva corretamente, evitando que aquilo volte a acontecer. Isso é notado como uma impressão de interesse para que o colaborador melhore, deixando-o mais motivado a acertar.
O funcionário também vê o elogio e o reconhecimento de que seu trabalho é bem feito como um fator motivacional.
Como você viu, motivar uma equipe depende muito mais de fazer com que os colaboradores se sintam integrados ao trabalho do que promover momentos de felicidade transitória na rotina de trabalho.
Interessado em realizar essas mudanças na sua empresa, mas não sabe por onde começar? Então não hesite em contar com ajuda especializada na área. E para continuar recebendo dicas exclusivas como essas, assine já a nossa newsletter!
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