Empresa de medicina no trabalho: 5 erros mais comuns na hora de contratar
A contratação de uma empresa de medicina do trabalho é medida obrigatória para todo empreendimento que tem um quadro mínimo de funcionários. As Normas Regulamentadoras exigem o cumprimento dessa ação como forma de assegurar a integridade dos profissionais e garantir a produtividade da organização.
Entretanto, contar com um serviço de qualidade nem sempre é tarefa simples. Pensando nisso, reunimos no conteúdo abaixo alguns dos principais erros cometidos quando se contrata uma empresa de medicina do trabalho.
Além disso, elencamos uma série de motivos para optar por esse tipo de serviço e explicamos qual é a importância de se trabalhar com segmentos de referência. Confira!
Por que contratar uma empresa de medicina do trabalho, afinal?
A medicina ocupacional é um departamento muito importante para o atual modelo de negócios — além de ser um requisito obrigatório. O setor é extremamente benéfico aos gestores que desejam alcançar bons resultados organizacionais a partir da valorização do capital humano. Por outro lado, os colaboradores podem contar com um ambiente seguro para o trabalho.
Confira, a seguir, alguns dos principais motivos para a contratação de uma empresa de medicina do trabalho.
Ajuda a reduzir os gastos da empresa
Embora seja um quesito muitas vezes ignorado, a medicina no trabalho é peça fundamental para reduzir as despesas de uma organização. Vale lembrar que acidentes durante o expediente são os principais responsáveis por indenizações concedidas aos colaboradores e, portanto, causam um impacto considerável no orçamento da empresa.
Por isso, estruturar um departamento de cuidados com a saúde do trabalhador pode não somente reduzir os gastos com questões jurídicas — por descumprimento da legislação —, mas também gerar novos ganhos. A partir de uma equipe completa e motivada, sua capacidade de produzir lucros é bem maior.
Nesse sentido, uma empresa de medicina do trabalho contribui com a elaboração de cursos sobre segurança ocupacional, palestras referentes à utilização correta de equipamentos de proteção e demais treinamentos. Uma equipe qualificada é capaz de oferecer uma rotina de trabalho mais eficiente e produtiva, reduzindo riscos de acidentes (e das despesas decorrentes desses episódios).
Diminui o absenteísmo
Embora haja outras causas prováveis, assuntos relacionados à condição de saúde dos colaboradores são os principais responsáveis pelo aumento do absenteísmo. Assim, apostar em uma empresa especializada em medicina do trabalho é uma excelente forma de reduzir os índices de ausência dentro das empresas.
As políticas de promoção do bem-estar têm por objetivo reduzir faltas e atrasos, uma vez que tais situações podem sobrecarregar o restante da equipe, iniciando um ciclo de doenças e desgastes. Nesse cenário, os efeitos são extremamente prejudiciais, já que a queda na produtividade e a baixa qualidade do serviço provocam o declínio do rendimento financeiro das companhias.
Permite o acompanhamento por especialistas
A boa condição de saúde dos trabalhadores é indispensável para uma alta produtividade e, consequentemente, a melhora dos resultados da empresa. Portanto, contar com o acompanhamento de profissionais capacitados para monitorar a saúde do colaborador é um ponto bastante positivo.
Esse tipo de ação é fundamental para identificar os pontos que precisam ser melhorados em relação ao bem-estar físico e emocional da equipe, além de ser responsável por apresentar quedas de rendimento decorrentes de problemas médicos. Nesse caso, o trabalhador pode ser encaminhado para um tratamento adequado e/ou afastamento — se necessário.
Previne acidentes e enfermidades
Outra vantagem visível para as empresas que adotam os cuidados periódicos com seus colaboradores é a melhora da qualidade de vida. Considerando a rotina intensa dos trabalhadores, o acometimento por doenças do trabalho é muito comum, impactando no estilo de vida dessas pessoas.
Desordens psicológicas, a exemplo do estresse e da ansiedade, estão diretamente relacionadas com algumas atividades profissionais. As dores e lesões musculares também podem ser causadas pelo esforço físico exagerado e repetitivo, especialmente quando não há uma preocupação com a ergonomia.
Dessa forma, a medicina do trabalho é uma aliada da empresa na busca por melhores condições de atuação, de modo a evitar acidentes e desgastes na saúde dos colaboradores. Por meio dela, ações como projetos de ginástica laboral podem ser adotadas, minimizando a ocorrência das doenças do trabalho e contribuindo para uma vida mais saudável.
Melhora a qualidade de vida dos colaboradores
O papel da medicina do trabalho passa diretamente pelo desenvolvimento de iniciativas que tenham por objetivo melhorar a saúde dos colaboradores. Nesse sentido, ao oferecer cuidados básicos, o funcionário se sente mais satisfeito com a empresa e estimulado a desempenhar seu papel de forma produtiva e eficiente.
Para tanto, devem ser propostos programas como ginástica laboral e palestras sobre a importância da atividade física aliada a uma dieta mais equilibrada, entre outros. Enquanto na primeira atividade os colaboradores melhoram a disposição para o trabalho, a segunda pode evitar problemas de saúde em decorrência de uma alimentação ruim.
Garante mais segurança para a empresa e seus funcionários
Como destacamos nos tópicos anteriores, as ações propostas por empresas de medicina do trabalho resultam em uma segurança maior tanto para as equipes quanto aos empresários. É válido ressaltar que os trabalhadores saudáveis podem render mais e oferecer um serviço de melhor qualidade.
Por outro lado, manter todos os registros obrigatórios, como laudos técnicos e exames periódicos que atestam a saúde do trabalhador, pode livrar a companhia de multas durante a fiscalização dos órgãos competentes e minimizar perdas em disputas judiciais.
Quais são os erros mais comuns durante a contratação?
Muitas empresas desconhecem a necessidade de se contar com uma empresa idônea para cuidar da saúde ocupacional de seus times e acabam deixando de considerar aspectos importantes como a credibilidade e os diferenciais oferecidos. Confira mais detalhes sobre cada um deles abaixo.
1. Trabalhar com orçamento único
Como diz o velho ditado, o barato pode sair muito caro quando se opta por um serviço somente pelo atrativo financeiro. No caso das prestadoras de serviços, o ideal é solicitar ao menos três orçamentos em empresas diferentes, de modo que se possa avaliar o custo relacionado à listagem de todos os procedimentos cobertos pelo valor.
2. Não buscar pelo background da empresa
Há muitas formas de saber se determinada prestadora de serviços é confiável. Por meio de uma pesquisa simples na internet, é possível descobrir o alcance e os clientes que trabalham com a empresa. Confira com seus próprios parceiros de negócio a experiência com a seguradora desejada, aproveitando para investigar seus pontos fortes e fracos.
3. Não verificar registros médicos
Toda empresa ou clínica de medicina do trabalho tem um médico responsável, que é dirigente dos serviços prestados. A consulta do registro médico no Conselho Regional de Medicina (CRM) pode indicar a qualificação do profissional e a idoneidade de sua reputação.
Saiba em detalhes como funciona a atuação do médico no conselho e de que maneira ele participa do cotidiano na emissão de laudos para as companhias. Quanto mais presente, atuante e participativa for a representação médica, mais confiabilidade terão os laudos apresentados.
4. Não conferir certidões e termos exigidos
Outra forma de analisar cuidadosamente a procedência da empresa é consultar seu CNPJ junto aos órgãos de proteção de crédito, assim como as certidões negativas emitidas pelo Ministério do Trabalho e pela Receita Federal, Estadual e Municipal.
Procure saber de termos regulamentados regionalmente, que qualificam a atividade da empresa de saúde. Solicite sempre cópias dos documentos para quem vai prestar o serviço.
5. Não conhecer sua estrutura física
Assegurar a saúde do trabalhador é uma tarefa e tanto. Para isso, a clínica deve contar com material suficiente, incluindo selos de controle de qualidade e certificados que garantam a manutenção dos equipamentos.
Sendo assim, antes de fechar qualquer contrato, faça uma visita ao espaço físico e entenda se há processos terceirizados dentro da empresa. Quanto mais procedimentos forem reunidos no mesmo local, a tendência é que o controle seja maior.
Qual é a importância de contar com uma empresa de confiança?
O cuidado com a saúde dos colaboradores deve ser visto como um importante elemento estratégico dentro das organizações. Tendo em vista que funcionários ausentes de seus postos de trabalho não estão produzindo, o faturamento das empresas pode ficar seriamente comprometido.
Empresas que não se preocupam com a saúde de seus funcionários, por exemplo, precisam dispor de recursos para contratações temporárias, treinamentos e pagamentos de salários. Além disso, o risco de qualquer acidente acontecer novamente é muito grande, sendo, portanto, uma ameaça eminente de grandes despesas.
É dever das organizações disponibilizar um departamento de medicina no trabalho, conforme orientações das Normas Regulamentadoras, especialmente a NR7. Afinal, o descumprimento de qualquer determinação é passível de punição. Sendo assim, pensar em todas essas questões como regras que devem ser respeitadas pode minimizar problemas no futuro.
Concluindo, a falta de certificação profissional da empresa de medicina do trabalho pode levar a uma produtividade ineficiente e acidentes de trabalho que comprometam a integridade física ou psicológica dos funcionários. Por isso, a contração de um serviço de qualidade pode beneficiar a empresa, permitindo que as metas sejam atingidas com mais segurança e satisfação dos clientes e colaboradores.
A qualificação da empresa de medicina do trabalho pode impulsionar o seu negócio. Por isso, é fundamental estar atento às questões relacionadas ao trabalho e à saúde da equipe. Ficou com alguma dúvida? Então, entre em contato conosco e confira nossos serviços!