Dengue no Trabalho: como sua empresa pode ajudar na prevenção?

Dengue no Trabalho: como sua empresa pode ajudar na prevenção?

Ao longo dos últimos anos, o Brasil se viu afetado pelo mosquito Aedes aegypti e pelas doenças disseminadas por ele. Somente em 2016, foram mais de 1,4 milhões de casos prováveis de dengue, mais de 200 mil casos de zika e mais de 230 mil casos de chikungunya.

Os números assustam e a conscientização é a melhor maneira de combater o mosquito. A população deve fazer sua parte para evitar que os mosquitos se proliferem. Quando as empresas se unem por esse tipo de causa, elas protegem não somente seu quadro de funcionários, mas toda a comunidade ao redor.

A seguir, será mostrado como sua empresa pode ajudar na prevenção da dengue no trabalho e, consequentemente, da zika e chikungunya. Confira!

Aedes aegypti: mosquito que leva à dengue no trabalho

A picada do Aedes aegypti infectado por vírus é responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. As três doenças têm sintomas parecidos: febre, dores nas articulações e manchas vermelhas na pele.

Os sintomas podem ser confundidos com a gripe, o que faz com que muitas pessoas não procurem auxílio médico.

No caso da dengue, a febre alta, acima dos 39 ºC, aparece repentinamente e desaparece em sete dias. Deve haver acompanhamento do quadro para evitar a desidratação.

Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Como o nome sugere, o segundo tipo causa hemorragias leves a graves e pode até mesmo levar a um derrame. Se o quadro não for estabilizado, a doença pode ser fatal.

Evitando a disseminação do mosquito no ambiente de trabalho

Em pesquisa feita em 2015, a dengue ficou na quinta posição entre as razões de afastamento do trabalho. No verão, com o aumento do volume de chuvas, essa situação fica ainda pior.

Logo, para preservar a saúde de toda a equipe da empresa e das pessoas ao redor é importante investir em estratégias para prevenir a disseminação do mosquito.

O Aedes aegypti se prolifera em água parada, e por isso todos os focos que possam apresentar esse ambiente propício devem ser eliminados. Veja a seguir algumas dicas para combater o mosquito transmissor dessa doença.

1. Coloque areia nos pratos de vasos de planta

Os pratos que acumulam água dos vasos de planta são ambientes perfeitos para o mosquito da dengue. No trabalho, é comum que as plantas sejam regadas na sexta-feira para que tenham água durante o fim de semana.

Para evitar que o pratinho se torne um criadouro do mosquito, terra deve ser colocada no local. Ela vai absorver a água em excesso e evitar a água parada, o que poderia favorecer o mosquito.

2. Limpe a bandeja do dispenser de água

Locais como bebedouros e geladeiras que contam com dispenser possuem uma bandeja responsável por guardar a água sobressalente.

Se essa água fica muito tempo parada e exposta, logo vira um convite para o mosquito. Por isso, a bandeja deve ser limpa diariamente e higienizada com sabão neutro.

3. Deixe recipientes de cabeça para baixo

Nos locais abertos é essencial deixar recipientes, como garrafas de vidro, baldes e vasos, virados de cabeça para baixo. Isso vai evitar que, durante a chuva, a água se acumule e fique parada.

4. Mantenha a caixa d’água fechada

A caixa d’água do imóvel em que fica sua empresa deve ser mantida fechada para evitar a disseminação do mosquito da dengue.

Além disso, a limpeza deve ser feita a cada três meses com produtos específicos para eliminar de vez ovos do mosquito que possam estar na água.

As doenças causadas pelo Aedes aegypti se tornaram uma preocupação para a saúde pública e podem ser evitadas combatendo possíveis focos do mosquito. Seguindo dicas simples é possível combater a dengue no trabalho e manter seus funcionários e vizinhos seguros.

Sua empresa adota alguma medida de combate ao Aedes aegypti? Conte para a gente nos comentários!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!