Como e por que encontrar o plano de saúde ideal para sua empresa?

Como e por que encontrar o plano de saúde ideal para sua empresa?

Diante do atual contexto do mercado, cada vez mais competitivo, é preciso investir em bons profissionais e buscar recursos e ferramentas que contribuam para o bem-estar deles, o que se reflete na melhoria da produtividade da empresa.

Um recurso bastante utilizado por empresas de diversos portes é o programa de benefícios, que inclui, dentre outros itens, o plano de saúde. A oferta do plano de saúde é bastante valorizada pelos profissionais.

Neste artigo vamos mostrar a importância do plano de saúde empresarial e o que deve ser analisado para contratar o plano ideal.

Vantagens para a empresa

A contratação do plano de saúde traz inúmeros benefícios, tais como vantagem competitiva, retenção de talentos, valorização do profissional e saúde dos funcionários. Assim, quando a empresa disponibiliza um pacote de vantagens diferenciado, ela tem mais chances de atrair e reter talentos, pois se destaca perante outras.

Hoje em dia, grande parte das empresas oferece plano de saúde. As empresas que não o fazem correm o risco de perder profissionais qualificados. O plano de saúde melhora a qualidade de vida e saúde dos funcionários e de seus familiares. Com acesso facilitado a médicos e clínicas, os profissionais tendem a cuidar mais da saúde e realizar acompanhamento periódico. Isso evita que os funcionários faltem muito ao trabalho por motivos de doença ou desenvolvam doenças crônicas.

Além disso, melhora a produtividade da equipe – profissionais saudáveis e que se sentem valorizados, são mais motivados e tem melhor desempenho.

Escolhendo o plano de saúde ideal

O plano de saúde precisa ser útil para os funcionários. Desta forma, é preciso entender as necessidades deles e buscar planos que se adéquam a elas.

Faça um levantamento sobre a região de moradia dos funcionários, presença de um grande número de doenças crônicas, faixa etária, entre outros fatores. Analise se o plano de saúde disponibiliza clinicas e hospitais próximos à região de interesse.

A região é um fator importante, pois modifica o valor do plano. Empresas com atuação em apenas uma cidade podem optar por planos regionais que tem um custo menor em relação aos de abrangência nacional.

Entenda o contrato

Após analisar as vantagens do plano de saúde empresarial, identificar a necessidade dos funcionários  e escolher a operadora  é hora de finalizar o contrato. Algumas particularidades devem ser levadas em conta, entre elas período de carência e índice de sinistralidade.

Empresas com menos de 30 beneficiários, ou funcionários que foram admitidos após a assinatura do contrato, precisam cumprir a carência. O período varia conforme o serviço médico.

Já o índice de sinistralidade está relacionado ao reajuste do plano. É calculado com base nos valores pagos à operadora e a utilização do plano.

A ANS determina que pequenas empresas com até 29 funcionários tenham o reajuste calculado conforme índice de sinistralidade de toda a carteira da operadora.

Já em organizações maiores o reajuste pode ser calculado pelo índice de sinistralidade dos funcionários. Nesse caso, é possível definir um sistema de coparticipação para incentivar os funcionários a utilizarem o plano com cautela.

Analise qual critério de reajuste é o melhor para a realidade da empresa.

O plano de saúde tem extrema importância para funcionários, porque representa conforto para ele e sua família. As empresas que oferecem esse benefício aos seus colaboradores são mais valorizadas e alcançam resultados positivos. No entanto, é importante escolher um plano adequado para a realidade da sua empresa.

Você acha importante oferecer plano de saúde aos funcionários? Tem mais duvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários abaixo!

banner_ebook_4

 

 

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!