4 atividades de bem-estar corporativo para implementar hoje mesmo
Quem trabalha fora de casa provavelmente já pensou bastante sobre o fato de que a maior parte do dia é vivida no ambiente de trabalho Por esse motivo, é fundamental que as empresas promovam atividades de bem-estar corporativo para os funcionários.
Além de proporcionar mais qualidade de vida na empresa, essas práticas ajudam a aumentar a satisfação dos funcionários, contribuindo para o aumento da produtividade e para a melhoria dos resultados.
Outra vantagem é que o custo-benefício para colocar essas ações em prática faz o investimento valer a pena. Ficou interessado? Então conheça agora 4 iniciativas que são sempre muito bem recebidas pelos colaboradores!
1. Lian Gong
O Lian Gong é uma ginástica laboral chinesa desenvolvida para tratar tensões, dores e disfunções orgânicas. É, literalmente, o fim da dor nas costas no trabalho.
Por ser alegre e dinâmica sem exigir grandes esforços, invariavelmente é muito bem recepcionada nas empresas. Na China, milhões de pessoas o praticam nas ruas como o fazem com o Tai Chi.
É um excelente exercício para o equilíbrio mente/corpo e um excepcional complemento aos tratamentos médicos. Ao término de cada sessão as pessoas encontram-se relaxadas e sentindo-se muito bem. O bem-estar é perceptível.
Conduzido fazendo-se uso de uma contagem e de um fundo musical composto na China especialmente para a prática, cada sessão de Lian Gong dura apenas cerca de 12 minutos.
2. Ginástica laboral tradicional
É um conjunto de exercícios praticados no próprio ambiente de trabalho. por isso o nome ginástica laboral. Com duração entre 10 e 15 minutos, consolida-se no ambiente ocupacional como um programa de qualidade de vida e de lazer.
Para tanto, os exercícios devem ser planejados por profissionais habilitados e especializados, em função das necessidades da empresa e de seus colaboradores. Dessa forma, além de promover uma reeducação postural, sua prática alivia o estresse e aumenta o ânimo para o trabalho.
Em pouco tempo, a ginástica laboral demonstra ao empresário, com resultados práticos, a importância de cuidar da saúde física e mental dos funcionários. Em especial, destaca-se a redução do absenteísmo e uma perceptível melhora na produtividade da equipe.
3. Massagem rápida
A massagem rápida (quick massage) é um excelente instrumento anti estresse. Uma sessão pode durar apenas cerca de 8 a 10 minutos, mas os resultados são muito positivos.
Conduzida por profissionais habilitados, normalmente faz uso de uma cadeira projetada para esse fim, com apoio para o rosto do indivíduo. É realizada nas costas, ombros, mãos e braços.
4. Orientação nutricional
Considerando que “somos o que comemos”, a orientação nutricional e um acompanhamento por profissional de Nutrição habilitado constituem iniciativa de grande relevância para a saúde dos colaboradores da empresa.
Utilizando intervenções orientativas, o profissional procura conduzir os funcionários à adoção de novos hábitos de alimentação mais adequados à sua condição.
Em muitos casos, além das melhorias na qualidade de vida, observam-se alterações positivas na autoestima dos colaboradores.
Agora que você conheceu algumas atividades de bem-estar corporativo, que tal continuar acompanhando outras dicas para melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo que compartilhamos por lá!