5 práticas para otimizar o processo de contratação de funcionários

5 práticas para otimizar o processo de contratação de funcionários

Quando chega o momento de realizar a contratação de funcionários, existem muitas medidas a serem tomadas pela empresa para garantir a aderência dos profissionais selecionados à cultura organizacional. Conforme essas exigências aumentam, é necessário buscar formas de aprimorar os processos de recrutamento e seleção, tornando-os mais ágeis e eficazes.

Neste post, vamos explorar quais são as 5 melhores práticas para otimizar o processo de contratação de funcionários e como uma empresa pode aplicá-los em seu setor de recursos humanos.

1. Definir o perfil da vaga

Antes de anunciar uma vaga, o setor de recursos humanos deve se reunir com os líderes da área que demanda um novo profissional e alinhar as expectativas quanto às características, aos comportamentos e aos conhecimentos que o novo funcionário deverá ter. Isso facilitará o processo de recrutamento e seleção, pois a equipe responsável pela contratação terá diretrizes claras acerca do profissional a ser contratado.

2. Selecionar os canais de divulgação da oportunidade

Definido o perfil da vaga, é preciso também selecionar os canais onde a oportunidade de carreira será divulgada. Isso porque nem todos os canais de comunicação servem para dar visibilidade e atrair os candidatos certos.

Por exemplo, quando uma empresa busca um executivo de alto nível, não deve despender esforços em anúncios em jornais ou sites de emprego, pois este profissional seguramente não estará familiarizado com estes meios.

O melhor é contratar uma empresa especializada ou um headhunter, que fará uma busca mais aprofundada no mercado, abordará os profissionais que se encaixam no perfil e, então, desencadeará o processo seletivo.

3. Realizar a seleção com uma equipe multidisciplinar

Feito o recrutamento, que é a fase em que a empresa reúne currículos, vem o processo de seleção, que pode ser composto por várias etapas, como entrevistas, dinâmicas de grupo, análise comportamental, entre outras.

Neste momento, é fundamental que a empresa tenha uma equipe multidisciplinar para avaliar as competências de cada candidato, traçando um perfil completo de cada um.

Também é de extrema importância que os gestores da área à qual o profissional estará ligado façam parte do processo seletivo, averiguando questões como conhecimentos técnicos e específicos para o cargo, bem como adaptabilidade ao setor e aos demais colegas de trabalho.

4. Preparar os candidatos para a etapa de admissão

Com a seleção concluída, vem o momento da contratação de funcionários, isto é, a parte operacional de todo o processo de recrutamento e seleção, em que a empresa solicita os documentos do candidato escolhido e dá início ao seu registro. Para otimizar esta etapa, é possível informar a todos os candidatos com antecedência quais são os documentos exigidos pela empresa, para que, no momento da contratação, o profissional escolhido já os tenha em mãos.

Antes de realizar o registro, é importante que a empresa reforce as informações relativas à vaga, como salário, benefícios, horário de trabalho e outras exigências para ocupação do posto. Estando ambas as partes de acordo, a contratação é formalizada e o novo funcionário está apto para iniciar sua jornada profissional junto à empresa.

5. Integrar e treinar o novo contratado

Antes de lançar o novo funcionário para suas obrigações laborais, a empresa deve providenciar um momento de integração, ou seja, apresentar a empresa, o que ela faz, como funciona, quais são as regras, as normas de conduta social, entre outros quesitos que julgue importantes para o bom desempenho das atividades dos seus funcionários.

Além disso, é importante fornecer o treinamento adequado para que o profissional entenda seu papel no todo organizacional e, assim, possa desempenhar suas atividades com maior empenho e qualidade.

Com ações simples, a empresa pode otimizar o processo de contratação de funcionários, reduzindo os custos desta operação e obtendo melhores resultados, que se veem refletidos em funcionários mais comprometidos e na retenção de talentos.

Sua empresa está passando por alguma dificuldade no momento de contratar? Deixe seu comentário para que possamos ajudá-la!

banner_ebook_4

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!