4 dicas para um processo de contratação sem dor de cabeça

Uma das grandes dificuldades das empresas, que influem diretamente no seu sucesso ou fracasso, é a contratação da sua força de trabalho. Cabe dizer que, encontrar profissionais qualificados e que cumpram, ao longo do tempo, com as promessas que fazem nas entrevistas é uma tarefa difícil. Além disso, é comum encontrar empresas que sofrem com funcionários que se mantém por pouco tempo na vaga ou que, por não apresentarem os resultados desejados, precisam ser desligados da companhia.

Vale lembrar que contratações equivocadas geram transtornos, despesas e danos permanentes à saúde da empresa e a melhor maneira de lidar com esse cenário é se precavendo. Para lhe ajudar nessa missão, listamos 4 atitudes que você deve adotar para ter êxito nas próximas contratações para sua empresa. Confira:

Conheça o cargo e o perfil do profissional que ele exige

Tenha muito bem definidas as atribuições que concernem à vaga e tenha em mente um perfil claro do profissional ideal para preenchê-la. Defina também os requisitos indispensáveis e os desejáveis, referentes tanto a formação profissional quanto a personalidade do candidato. Da mesma forma, invista em uma apresentação estimulante e repleta de informações sobre o cargo quando for entrevistar. Assim, o profissional conseguirá entender melhor as atribuições da função e você conseguirá visualizar se as competências do profissional são, de fato, compatíveis com o cargo.

“Vá à caça” dos melhores profissionais

Os melhores profissionais são muito disputados no mercado. Por isso, alguns nem se dão ao trabalho de procurar por vagas pois, muitas vezes, são procurados pelas empresas que precisam completar seu quadro de funcionários.

Dessa forma, é você quem deve dispender esforços para comunicar a esses profissionais que sua empresa está contratando. Para isso, recorra a empresas e sites de recrutamento, redes sociais e até mesmo ao seu círculo social. Converse também com profissionais da sua área e peça indicação de nomes. Lembre-se que é preciso “garimpar o mercado” em busca dos melhores talentos e investir neles para ter uma equipe de primeira.

Construa uma boa reputação para a sua empresa

Em um tempo não muito distante, funcionários eram vistos somente como recursos da empresa. Hoje, contudo, o papel dos colaboradores é de agentes ativos e transformadores dentro das instituições.

Cabe ressaltar que o que todo profissional procura é uma estrutura completa e liberdade para produzir e ser criativo. Por isso, empregue novas técnicas de gestão e de motivação na sua companhia e permita que sua força de trabalho interaja diretamente com o que acontece com a empresa.

Trate com eximia cautela também as questões relacionadas à saúde e segurança de seus funcionários, priorizando sempre por serviços que sejam executados com excelência. Tenha em mente que, se sua empresa transmitir uma imagem positiva da sua filosofia e da sua competência, as chances de bons profissionais desejarem fazer parte do seu time aumentarão significativamente.

Atente-se ao processo admissional

A maneira como a empresa conduz o processo admissional já é um indicativo ao profissional de como ela funciona. Por isso, tenha certeza que a sua companhia cumpre com todas as exigências legais necessárias e dê especial atenção aos pormenores envolvidos nesse processo.

Para garantir a excelência, conte com uma instituição de confiança para realizar os exames médicos e processos burocráticos. Tenha também uma estrutura bem articulada para recepcionar e integrar o novo membro à empresa e aos colegas. É preciso também planejar como serão os primeiros dias dele na empresa, quais treinamentos ele fará e quem o acompanhará nesse início.

Aproveite nossos conselhos e otimize seu processo de contratação. Se você tem alguma outra dica ou experiência pessoal valiosa para compartilhar com a gente, conte para a gente nos comentários. E continue acompanhando nosso blog para mais dicas valiosas para o seu negócio.

banner_ebook_2

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!