Medicina do trabalho: descubra se você está cumprindo todas as regras

Medicina do trabalho: descubra se você está cumprindo todas as regras

A medicina do trabalho é uma área especializada da medicina cujo objetivo principal é a garantia da integridade física e psicológica dos empregados. Abrange tanto a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais quanto a qualidade de vida dos trabalhadores.

A fim de assegurar sua efetividade, há uma série de regras que devem ser cumpridas. A aplicação dessas regras garante benefícios como a redução de gastos com licenças médicas, afastamentos e demandas judiciais, diminuição do índice de absenteísmo, demonstra que o empregador se compromete com seus contratados e valoriza sua mão de obra ,e aumenta a motivação dos funcionários.

Confira abaixo 4 dicas de como se certificar de que todas as regras da medicina do trabalho sejam cumpridas:

1. Conheça as Normas Regulamentadoras (NRs) e as normas da CLT

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dedica um capítulo sobre segurança e medicina no trabalho composto por 70 artigos, no qual dispõe normas gerais. Já as Normas Regulamentadoras (NRs) definem exigências mais específicas e detalhadas sobre alguns casos, como a utilização de equipamentos de proteção individual.

Trata-se de exigências obrigatórias, portanto conhecê-las é o primeiro passo fundamental para garantir o cumprimento. Dentre o que cabe ao empregador destaca-se, por exemplo, a elaboração e a divulgação das ordens de serviços sobre segurança e saúde no trabalho e a determinação dos procedimentos que devem ser adotados no caso de acidente de trabalho ou doença ocupacional.

2. Engaje os funcionários com a medicina do trabalho

Os empregados também possuem responsabilidades quanto à medicina e segurança no trabalho, e tê-los como parceiros no cumprimento de suas atribuições contribui para o aumento da eficiência das ações propostas.

Uma das formas de engajá-los é por meio da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

3. Supervisione as ações periodicamente

É importante que o empregador defina um calendário de acompanhamento das ações que visam cumprir as normas da CLT e das NRs a fim de garantir que tudo ocorra de acordo com o planejado. Essa fiscalização pode ser feita em conjunto com gestores e funcionários e deve ser contínua.

Ferramentas como checklists auxiliam para que todos os critérios sejam analisados e, consequentemente, a manutenção da segurança e da saúde dos funcionários ocorra com qualidade.

4. Invista na contratação de uma empresa especializada

A medicina do trabalho deve realizar diversas atividades como exames admissionais, exames médicos periódicos — que avaliam se o trabalhador está apto para continuar exercendo suas funções —, aplicação de testes psicológicos, exames demissionais e atendimento em caso de acidentes.

A contratação de uma equipe especialista em medicina do trabalho garante que todas essas funções sejam cumpridas com excelência e de forma mais organizada. Sendo assim, a terceirização dessas atividades colabora para o bem-estar dos funcionários.

Cumprir com as regras da medicina do trabalho é uma forma de garantir que o ambiente de trabalho seja mais agradável e seguro, o que influencia na capacidade produtiva da empresa.

Gostou do artigo e quer saber como a SST pode ajudá-lo com a medicina do trabalho? Entre em contato conosco!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Um comentário para “Medicina do trabalho: descubra se você está cumprindo todas as regras”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!