Alimentação dos colaboradores: como manter uma equipe saudável

Alimentação dos colaboradores: como manter uma equipe saudável

Manter um ambiente de trabalho saudável para os colaboradores de uma empresa é uma tarefa importantíssima — não só para que eles usufruam de maior qualidade de vida, mas também para que isso possa trazer benefícios para a própria empresa.

Quem vive melhor provavelmente trabalha melhor, consegue ser mais produtivo e eficiente no dia a dia e evita atrasos e faltas decorrentes de problemas de saúde. Em vista disso, cuidar da alimentação é importantíssimo!

Continue nos acompanhando e entenda como o hábito de cuidar da saúde e manter uma alimentação mais saudável pode ser difundido em sua empresa!

Reforce a importância de cuidar da alimentação

A principal medida a ser tomada é criar uma consciência entre as pessoas que fazem parte do ambiente de trabalho.

A empresa deve demonstrar sua preocupação em conscientizar seus colaboradores de que é preciso cuidar melhor da alimentação para manter uma boa qualidade de vida ao longo dos anos.

É interesse da empresa preservar uma equipe saudável, disposta e produtiva. Portanto, os benefícios se estendem à vida pessoal e profissional do funcionário. Entre os principais resultados percebidos, podemos destacar:

  • melhora do humor e da disposição;
  • reforço do sistema imunológico, afastando doenças eventuais como gripes e resfriados;
  • redução da sensação de cansaço constante;
  • diminuição do risco de doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes e obesidade;
  • aumento da capacidade de concentração e criatividade;
  • redução do absenteísmo, etc.

Nesse sentido, o apoio de um profissional da saúde ou nutrição pode ser essencial para fornecer melhores orientações. O funcionário deve perceber que, fazendo melhores escolhas alimentares no seu dia a dia, ele estará investindo na sua saúde e, também, na sua carreira.

Ofereça alternativas mais saudáveis para os colaboradores

Não basta falar: é importante dar o exemplo e oferecer algo mais concreto que possa ajudar a mudar essa realidade. É muito comum que as pessoas não comam determinadas coisas pois nunca experimentaram alternativas diferentes daquelas que estão acostumadas a consumir.

Logo, a empresa deve ir além de falar sobre os benefícios da alimentação saudável, proporcionando maneiras para que os seus colaboradores conheçam outras opções para incluir na rotina. O intuito é conseguir estimular a criação de novos e melhores hábitos.

Trocar as refeições tradicionais por um novo cardápio mais rico em vitaminas e fibras é um bom exemplo para isso. Se a empresa oferece o lanche da manhã e da tarde, por exemplo, pode começar a dar maior prioridade para os alimentos naturais e nutritivos.

O tradicional pão com manteiga pode ser mais fácil de agradar, mas não precisa ser a única opção servida todos os dias. Uma porção de oleaginosas e frutas secas ou uma vitamina de frutas e cereais são exemplos de alternativas nutritivas e saborosas.

Mais uma vez, o suporte nutricional será importante para conseguir fazer trocas inteligentes e disponibilizar alimentos mais funcionais para a equipe. Fornecer energia, nutrientes essenciais e uma boa digestão devem ser alguns dos aspectos priorizados.

Promova a ideia com frequência

O incentivo à uma alimentação saudável não deve ser pontual, mas constante. O tema não pode ser tratado para ser esquecido depois de algum tempo. É fundamental continuar promovendo ações para que a ideia perpetue e realmente venha a fazer parte da cultura da empresa.

Para isso, pode ser estabelecida uma programação de atividades — como palestras e workshops — que tragam sempre novas informações sobre o assunto, ensinando maneiras de colocar em prática a ideia.

No fim das contas, há ainda mais uma consequência positiva: a motivação do colaborador. Para ele, é muito mais satisfatório e motivante fazer parte de uma empresa humana e que se preocupa com o seu bem estar — o que também reflete no seu desejo de contribuir para maior sucesso do negócio.

E então, gostou das nossas dicas para ajudar os colaboradores a manterem uma alimentação melhor? Para continuar recebendo outras informações, siga a nossa página no Facebook e acompanhe os nossos posts!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!