4 ações de bem-estar corporativo para investir em 2018

4 ações de bem-estar corporativo para investir em 2018

Como aumentar o lucro de uma companhia? A maioria dos gestores responderia prontamente que é necessário cortar custos, otimizar processos ou automatizar tarefas. Porém, existe outro aspecto que não pode ser esquecido: o bem-estar corporativo e seus reflexos na produtividade dos funcionários.

Quer saber como promovê-lo em 2018 para melhorar a performance e a eficiência dos colaboradores? Então não perca este post! Selecionamos 4 ações que ajudarão a sua empresa a obter excelentes resultados.

1. Reúna e interprete dados

Em primeiro lugar é preciso identificar fatores que contribuem ou prejudicam o bem-estar corporativo. A forma mais eficiente para fazer isso é abrir um canal em que os colaboradores de diferentes setores possam se expressar de maneira direta e franca.

Assim, o setor responsável pela gestão de pessoas terá informações que ajudarão a identificar fatores que têm impactado positivamente ou negativamente na atuação dos recursos humanos da companhia.

É possível encontrar respostas que vão desde inadequações do ambiente físico até uma estrutura hierárquica excessivamente verticalizada. Em qualquer uma dessas situações, pense em soluções que podem ser implementadas gradualmente a fim de corrigi-las.

Além disso, o gestor sempre pode utilizar dados e relatórios oferecidos pelo RH e setores de produção para identificar fatores que interferem na produtividade. É possível recorrer ao eNPS para medir a satisfação dos funcionários e detectar problemas.

2. Invista na cultura organizacional

Existem vários elementos importantes para o bem-estar corporativo. Dentre eles, destacam-se:

  • estrutura física apropriada;
  • clima organizacional;
  • comunicação interna;
  • estrutura hierárquica; e
  • política de salários e benefícios condizentes com o mercado.

No entanto, existe um fator essencial: o conhecimento e aderência à cultura organizacional. Se ela não for explícita, praticada e fomentada na companhia, é possível que os funcionários se sintam subjugados por valores implícitos que geram insatisfação.

Por isso, é importante que o alto escalão defina esses valores de forma clara, trabalhe para disseminá-los e fomente a sua adoção por todos os colaboradores da organização. Esse cuidado proporciona segurança aos funcionários e promove o engajamento.

3. Torne o ambiente físico agradável

As pessoas passam a maior parte do tempo de seus anos úteis dentro das paredes de uma empresa. Não é difícil imaginar o quanto um ambiente desinteressante, insalubre ou visualmente monótono e desagradável pode ser desmotivador.

Uma série de estudos mostram que o layout do ambiente interfere não só na produtividade, mas até mesmo na saúde dos funcionários. Portanto, um bom projeto de arquitetura corporativa têm um efeito inacreditável para o bem-estar.

Um espaço que apresenta uma composição estética agradável proporciona prazer e relaxamento mental, o que evita ou reduz o estresse e favorece a concentração e produtividade.

Alguns aspectos que podem evitar uma série de problemas e trazer muitos benefícios são:

  • planejamento para evitar a propagação de ruídos;
  • iluminação natural;
  • ventilação e temperatura adequada;
  • presença de plantas; e
  • utilização de móveis ergonômicos.

4. Proporcione elementos que contribuem para o bem-estar corporativo

Por último, mas não menos importante, está a capacidade da empresa de oferecer alguns “mimos” aos funcionários, criando um clima de satisfação e reconhecimento.

Essas iniciativas podem ser esporádicas ou frequentes, mas revelam que a companhia valoriza sua força de trabalho e se dispõe a demonstrar isso revertendo parte de seu lucro na promoção do bem-estar dos colaboradores.

Alguns exemplos simples são sessões de quick massage, ginástica laboral e eventos de conscientização sobre saúde física e mental. Outras iniciativas são favorecer a alimentação saudável e o estabelecimento de parcerias com academias, por exemplo.

Agora sua empresa já tem 4 excelentes opções de ações para promover o bem-estar corporativo, deixar seus funcionários satisfeitos e colher excelentes resultados ainda em 2018.

Gostou do post? Quer ter acesso a outros conteúdos como este? Então não perca tempo! Siga-nos no Facebook e acompanhe o lançamento de outros posts interessantes para o sucesso do seu negócio.

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Um comentário para “4 ações de bem-estar corporativo para investir em 2018”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!