Retenção de funcionários: 12 dicas para ter uma equipe dedicada!

Retenção de funcionários: 12 dicas para ter uma equipe dedicada!

De pequenos negócios a grandes corporações, os pedidos de demissão atingem fortemente as empresas.

Apesar dos problemas trazidos pela pandemia da covid-19, um recorde de 4,3 milhões de americanos deixaram seus empregos em agosto, deixando 10,4 milhões de empregos abertos, e funcionários em meio de carreira estão liderando o ranking.

O resultado é um mercado de trabalho altamente competitivo em que muitas empresas lutam para reter funcionários e atrair novos talentos.

Os dados sugerem que essa tendência também não está diminuindo. De fato, números recentes mostram que mais de 4 em cada 10 trabalhadores estão considerando deixar seus empregos atuais, em parte devido à disponibilidade de vagas e novas oportunidades abertas pela mudança para o trabalho remoto.

Quer saber mais sobre retenção de funcionários e como ter uma equipe engajada? Então confira agora mesmo o conteúdo que preparamos para você!

Por que a retenção de funcionários é importante?

Por que a retenção de funcionários é importante?

Os impactos da rotatividade de funcionários vão muito além das interrupções temporárias. Por um lado, é caro. Substituir um funcionário custa cerca de um terço de seu salário anual, de acordo com o Work Institute. E o Houston Chronicle relata que, além desses custos, a alta rotatividade também afeta a equipe que permanece – e os clientes da empresa.

À medida que os funcionários observam a saída de seus colegas, suas cargas de trabalho geralmente aumentam.

Isso pode levar a uma espiral descendente de saídas e estresse. Funcionários frustrados e sobrecarregados têm menos probabilidade de ter um desempenho máximo, o que significa que o produto ou serviço da empresa sofre e os clientes têm interações mais negativas com a empresa. As ramificações são difíceis de quantificar completamente.

Estratégias eficazes de retenção de funcionários

Estratégias eficazes de retenção de funcionários

Então, como as empresas podem manter os funcionários felizes e impedi-los de procurar novas oportunidades em outros lugares?

Confira 12 estratégias de retenção de funcionários que o colocarão no caminho certo!

1. Invista na carreira dos funcionários

De acordo com o LinkedIn, 94% dos funcionários dizem que ficariam mais tempo na empresa se ela investisse no desenvolvimento de sua carreira.

Na economia de hoje, os funcionários entendem que precisam manter suas habilidades afiadas para se manterem competitivos e subirem na hierarquia.

As organizações podem aproveitar o desejo de desenvolvimento de seus funcionários fornecendo estruturas como programas de orientação e investindo em educação adicional para seus funcionários.

Cursos de educação profissional online ajudam as organizações a requalificar e aprimorar seus funcionários, aumentando sua base de talentos e aumentando a satisfação.

2. Foque nos gestores

Você já deve ter ouvido a frase: “as pessoas não desistem de seus empregos, elas desistem de seus chefes”. Bem, às vezes é verdade.

Um estudo de 2019 descobriu que 57% dos funcionários deixaram o emprego por causa de um relacionamento ruim com o gestor – mas, felizmente, as habilidades de liderança podem ser treinadas.

As empresas devem garantir que as avaliações de desempenho levem em consideração as habilidades gerenciais e ofereçam treinamento e orientação aos gestores em todos os níveis, especialmente se forem supervisores iniciantes.

3. Reconheça o esforço dos funcionários

Todo mundo gosta de se sentir valorizado, e isso é especialmente verdade no local de trabalho.

Em uma pesquisa da Society for Human Resource Management, 68% dos profissionais de RH disseram que o reconhecimento era importante para a retenção, mas muitas organizações carecem de programas formais de reconhecimento.

As empresas devem incentivar os gestores a reconhecer o trabalho de seus subordinados diretos. Eles também podem ir além para oferecer reconhecimento em toda a empresa de funcionários que vão além.

Durante a pandemia, quando muitos funcionários foram forçados a gerenciar circunstâncias difíceis em meio a condições de constante mudança, esse reconhecimento foi especialmente importante.

4. Reavalie a remuneração oferecida

No mercado competitivo de hoje, a remuneração é uma peça essencial da estratégia de retenção de qualquer empresa.

Não importa o quão valorizado um funcionário possa se sentir, é provável que ele olhe para fora de sua empresa atual e possa se sentir inadequadamente remunerado por seu trabalho.

As empresas que fornecem transparência em torno de seus salários e uma política de pagamento clara e simples têm maior probabilidade de conquistar os funcionários.

A reavaliação regular dos padrões de remuneração do setor é importante, assim como uma estratégia para recompensar financeiramente os melhores desempenhos. Bônus pontuais e aumentos salariais regulares podem ajudar muito a fazer um funcionário se sentir valorizado.

5. Considere seu pacote de benefícios

Da mesma forma, os benefícios são um fator importante. A Forbes relatou que, para quase 6 em cada 10 funcionários, o pacote de benefícios de uma empresa é o fator não salarial mais importante que eles consideram ao avaliar um emprego.

Benefícios como de assistência médica para funcionários ou aumento da licença parental podem significar a diferença entre permanecer em uma empresa ou procurar uma nova.

Mesmo antes da pandemia, os locais de trabalho flexíveis eram um dos principais fatores de retenção. As empresas podem esperar que sua disposição em acomodar as necessidades e preferências dos funcionários continue sendo um fator importante na lealdade dos funcionários.

6. Priorize o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O equilíbrio entre vida profissional e pessoal não é apenas uma palavra da moda.

Embora o trabalho remoto e as políticas flexíveis de agendamento sejam fatores importantes para criar equilíbrio entre vida profissional e pessoal, eles são de pouca utilidade se os funcionários simplesmente tiverem mais trabalho a fazer do que o razoável, ou se a cultura da empresa espera que eles verifiquem seus e-mails bem depois do horário definido.

Os gerentes devem verificar regularmente com os funcionários para garantir que eles não tenham mais tarefas do que podem lidar e incentivar linhas abertas de comunicação sobre as cargas de trabalho.

Além disso, as organizações podem reduzir a crise cortando reuniões desnecessárias e tarefas administrativas que consomem tempo sem agregar valor significativo.

Em última análise, as empresas devem pesar o custo de adição de pessoal em relação ao custo do aumento da rotatividade se as cargas de trabalho se tornarem insustentáveis.

7. Crie caminhos para o crescimento

O mundo do trabalho está mudando rapidamente e os funcionários sabem que precisam continuar em movimento ou correm o risco de ficar para trás.

No entanto, muitos se preocupam com a falta de oportunidades de promoção e mobilidade ascendente dentro de suas empresas atuais. Como resultado, eles procuram fora da organização o próximo passo.

Um plano de carreira dedicado pode ajudar a aumentar o envolvimento dos funcionários e tranquilizá-los de que seu futuro com a organização é brilhante.

A trajetória de carreira é um processo pelo qual os funcionários e seus gerentes trabalham juntos para identificar metas e criar um plano de ação de aprendizado e crescimento para alcançá-las.

8. Melhore a cultura organizacional

Embora a cultura organizacional possa parecer subjetiva, seus impactos na retenção de funcionários não podem ser negados.

Na verdade, a cultura da empresa é um dos principais impulsionadores da satisfação no local de trabalho.

Embora os blocos de construção de uma cultura forte variem um pouco de um local de trabalho para outro, culturas corporativas fortes compartilham características, como:

  • ter e realizar valores claramente articulados;
  • valorizar e buscando as vozes dos funcionários;
  • ter fortes compromissos com a diversidade, equidade e inclusão;
  • executar a liderança de apoio.

9. Priorize as opções híbridas e remotas

No “novo normal”, o trabalho remoto e híbrido é cada vez mais visto como a norma. De fato, um terço dos funcionários procuraria um novo emprego se fosse necessário retornar ao escritório em tempo integral.

Embora algumas funções realmente não possam ser executadas remotamente, os empregadores devem trabalhar para criar opções remotas e híbridas sempre que possível.

Opções como “dias no escritório” essenciais ou reuniões recorrentes no escritório podem fornecer os benefícios colaborativos de um local de trabalho compartilhado sem exigir uma abordagem excessivamente rígida.

10. Foque na flexibilidade

Além das opções remotas, os funcionários priorizam cada vez mais a flexibilidade em seus horários como uma de suas estratégias de retenção de funcionários.

Os funcionários que podem flexibilizar seus horários para acomodar cuidados familiares, necessidades médicas ou até mesmo uma simples corrida ao banco no meio do dia provavelmente se sentirão mais no controle de seu dia de trabalho e mais aptos a atender às suas necessidades.

Isso é verdade mesmo que o número total de horas trabalhadas permaneça o mesmo.

Opções como uma semana de trabalho compactada ou permitir que os funcionários realizem seu trabalho em seu próprio cronograma podem aumentar drasticamente a satisfação sem afetar a produção.

11. Dê aos funcionários as ferramentas para o sucesso

Lidar com problemas de TI ou um espaço de trabalho desconfortável nunca é bom para a moral.

E para os funcionários que já se sentem sobrecarregados com o trabalho, tirar um tempo para lidar com um computador que não funciona ou software desatualizado pode ser uma das principais causas de frustração.

Os empregadores devem trabalhar com os funcionários para garantir que eles tenham os equipamentos e as ferramentas de produtividade necessários para serem o mais produtivos possível.

É especialmente importante garantir que os funcionários remotos também tenham as ferramentas necessárias para trabalhar de forma eficaz.

12. Apoie a saúde e o bem-estar dos funcionários

Após a pandemia e as incertezas políticas e econômicas, não é de admirar que quase metade dos funcionários em todo o mundo se sintam esgotados.

Embora garantir que os funcionários tenham cargas de trabalho adequadas, linhas claras de comunicação com a gestão e uma cultura corporativa positiva sejam as ferramentas mais importantes para combater o esgotamento, os empregadores também podem considerar tomar medidas adicionais para apoiar a saúde física e mental de seus funcionários.

Assistência médica, benefícios de bem-estar, como academia ou massagens, cobertura para terapia e tratamento de saúde mental e até mesmo acesso a plataformas digitais de bem-estar ou meditação podem ajudar os funcionários a se sentirem mais restaurados.

Implementando estratégias de retenção de funcionários

Implementando estratégias de retenção de funcionários

No mercado de trabalho de hoje, a importância das estratégias de retenção de funcionários não pode ser subestimada.

Quando os funcionários deixam a empresa, podem provocar a perda de moral e cargas de trabalho incontroláveis.

Por isso, é essencial ser proativo e implementar estratégias eficazes de retenção de funcionários, como investimento em saúde, revisões de remuneração, programas de reconhecimento e oportunidades de qualificação e requalificação.

Os funcionários que se sentem valorizados e acreditam que suas empresas estão investindo em seu sucesso serão mais felizes, mais produtivos e mais leais – uma vitória para todos.

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