Quais as principais medidas de segurança em laboratórios de química?

Quais as principais medidas de segurança em laboratórios de química?

Laboratórios de química são ambientes de trabalho que exigem medidas e rotinas de segurança, para garantir a integridade física das pessoas que frequentam o local. Ao contrário do que muitos pensam, a ocorrência de acidentes nos laboratórios de química não é tão rara quanto parece, já que muitas pessoas têm o hábito de ignorar condutas indispensáveis para manutenção da segurança do local. Os acidentes com produtos químicos são, em sua maioria, graves e, por isso, as medidas de segurança são a única maneira de evitar complicações nesse tipo de ambiente.

Neste artigo você vai conhecer as principais medidas a serem tomadas para garantir a segurança em laboratórios de química, evitando complicações graves de saúde e integridade física dos funcionários e colaboradores que frequentam esses ambientes.

Continue conosco e confira!

O trabalho no laboratório de química exige concentração total

O primeiro cuidado que todo indivíduo que vai frequentar um laboratório de química precisa ter é uma grande concentração em suas tarefas executadas naquele ambiente. Qualquer distração, especialmente durante a manipulação dos produtos químicos e materiais do laboratório, pode resultar em acidentes e imprevistos que afetam a saúde e a integridade física das pessoas que estão no local.

Além de evitar conversas sobre assuntos alheios com os colegas, é preciso ter cautela com seus movimentos e decisões ao mexer com produtos químicos. A calma é indispensável em situações de emergência. Por isso, procure sempre uma ajuda especializada antes de tentar resolver o problema sozinho.

Siga regras básicas de boa conduta em ambientes de risco

Algumas regras de conduta dentro de laboratórios de química são indispensáveis para garantir a segurança dos indivíduos presentes no local. Os principais cuidados a serem tomados por todos os frequentadores desse ambiente são:

  • Não fumar dentro do laboratório;
  • Não consumir bebidas alcoólicas;
  • Nunca levar as mãos aos olhos ou cabelo, ao manipular um produto;
  • Somente consumir alimentos na copa do laboratório;
  • Usar pipetas eletrônicas para evitar o uso da boca em procedimentos químicos;
  • Manter as bancadas sempre higienizadas após algum procedimento;
  • Evite deixar papéis e materiais espalhados por toda a bancada de reações químicas;
  • Não guardar materiais que tiveram contato com produtos químicos no bolso ou em gaveta de uso pessoal;
  • Higienizar todos os materiais logo após o uso;
  • Descartar materiais químicos e biológicos, de acordo com as regras de segurança de descarte de resíduos.

Nunca ignore o uso de materiais de proteção

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são indispensáveis para indivíduos que frequentam o laboratório de química, uma vez que garantem a segurança dos colaboradores de uma empresa, garantindo sua integridade física. Eles devem ser usados até mesmo por pessoas que não vão manipular os produtos e misturas químicas, para que possam evitar se expor a algum risco desnecessário no local.

Os cuidados com os materiais de proteção e vestuário nesse ambiente são:

  • Usar calçados fechados sempre;
  • Trabalhar com jaleco sempre abotoado;
  • Evitar o uso de roupas com tecido sintético ou materiais facilmente inflamáveis;
  • Usar óculos de segurança;
  • Usar proteção adequada para se expor à radiações ou luminosidade intensa;
  • Usar luvas para proteger as mãos.

Interrompa o trabalho sempre que algum incidente acontecer

As medidas de segurança que devem ser tomadas em laboratórios de química servem para minimizar os riscos de expor indivíduos a danos físicos e à sua saúde. Entretanto, incidentes ainda podem acontecer, mesmo com todos os cuidados sendo tomados pela equipe que frequenta o local.

Nesses casos, o trabalho que está sendo realizado deve ser interrompido imediatamente, para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Acione uma equipe de segurança do trabalho e o chefe do laboratório, imediatamente, para que eles orientem todos os indivíduos presentes no local a tomar os cuidados necessários. Ficar atento às medidas de segurança nos laboratórios de química é a única maneira de evitar problemas graves relacionados à saúde e à integridade física dos colaboradores.

E você, o que faz para garantira segurança em laboratórios de química? Compartilhe conosco!

banner_ebook_1

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!