Por que a medicina do trabalho pode melhorar o ambiente da sua empresa
O clima organizacional interfere positiva ou negativamente na produtividade do funcionário. Por isso, é importante que o ambiente de trabalho esteja adequado, para que todos possam exercer bem suas atividades. Para que isso aconteça, um dos pontos mais importantes que todos os gestores devem levar em consideração é a saúde de seus colaboradores. A Medicina e a Segurança do Trabalho têm como objetivos comuns a melhoria das condições deste ambiente, para evitar a ocorrência de acidentes e doenças. Para compreender bem este tema e a sua importância, confira o artigo de hoje!
Garanta a integridade física e psicológica dos seus colaboradores
A medicina do trabalho dispõe de técnicas e ferramentas essenciais para cuidar da saúde física e psicológica do time de colaboradores. Seja através de medidas passivas ou ativas, é totalmente possível – e recomendado – cuidar dos seus funcionários. Para isso, invista em checkups periódicos e testes psicológicos recorrentes.
Em caso de funcionários que operam com maquinários pesados e que possuam taxa de periculosidade, não deixe de monitorar o manuseio e dar dicas de prevenção de acidentes. Caso eles ocorram, é fundamental ter uma estrutura para dar o atendimento básico essencial para garantir a saúde do seu colaborador.
No caso da saúde psicológica, o foco deve ser nos funcionários que ocupam cargos que demandam muita pressão e cobrança. Aposte no RH da empresa para trabalhar ações conjuntas com a medicina do trabalho e verifique os resultados positivos!
O colaborador que se sente seguro fica mais motivado
Ao garantir a saúde do seu colaborador você terá uma equipe mais motivada. Isso porque, quando o funcionário sente que a empresa está cuidando dele, se importa com sua saúde e não apenas com sua produtividade, ele fica mais motivado! E um colaborador feliz, consequentemente, produz mais e melhor.
Conheça os principais programas e laudos da medicina do trabalho
PPRA: Pograma de Prevenção de Riscos Ambientais
Esse programa tem como principal objetivo prevenir os acidentes relacionados ao ambiente de trabalho. Nesse aspecto, ele considera riscos físicos, mecânicos, entre outros, que podem acontecer no ambiente de trabalho.
LTCAT: Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
Além do programa de prevenção, existe também o laudo que avalia insalubridade ou periculosidade nas condições de trabalho dos colaboradores. Ele propõe o planejamento e a execução de medidas que controlem fatores que possam ocasionar problemas. É exigido para fins de aposentadoria.
PCMSO: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Esse é um programa voltado para monitorar a saúde durante todo o ciclo de carreira do colaborador dentro da organização. Cabe dizer que ele considera desde a admissão até a demissão, abrangendo os exames dessas etapas e os complementares, exigidos por lei.
PPP: Perfil Profissiográfico Previdenciário
O PPPé um documento para uso do INSS. Trata-se de uma avaliação de todos os empregos do trabalhador e é usado no momento da aposentadoria. Precisa ser sempre atualizado e ficar disponível tanto para a empresa quanto para o empregado e é obrigatório na hora da demissão.
Como otimizar a medicina do trabalho em minha empresa?
Caso a sua empresa ainda não execute ações referentes à saúde do trabalhador, contrate uma empresa especializada para oferecer serviços como os de Exames Ocupacionais e Programa De Controle Médico de Saúde Ocupacional. Faça este investimento e garanta todos os benefícios que já mencionamos.
Ficou bem claro como a Medicina do Trabalho é fundamental dentro da organização, certo? Se você ainda tem dúvidas ou ainda precisa de algum direcionamento para melhorar esses aspectos em sua empresa, deixe nos comentários que lhe ajudaremos.