
Os princípios éticos da medicina do trabalho
A medicina do trabalho, como qualquer outra profissão, também é regida por princípios éticos que visam garantir a preservação da boa relação médico-paciente, do sigilo médico e a concretude dos objetivos da profissão: a promoção da saúde física e mental do trabalhador e a redução dos riscos ocupacionais.
Por isso, o post de hoje trás alguns dos princípios éticos da medicina do trabalho que são essenciais no dia a dia. Veja:
O bem-estar do trabalhador como prioridade única
Todas as decisões e ações médicas devem ser tomadas com o objetivo único de aumentar a saúde e o bem-estar social dos trabalhadores em nível individual e coletivo. Isso pode ser feito pela prevenção de acidentes, pela redução dos riscos ambientais, pela identificação e tratamento de doenças ocupacionais e pela promoção da saúde do trabalhador.
Confidencialidade
O sigilo médico é um dos princípios éticos mais importantes da medicina do trabalho. Qualquer informação obtida durante a consulta deve ser registrada de forma segura, permitindo o acesso apenas de pessoas autorizadas.
Mesmo ao emitir ao empregador dados sobre a saúde dos trabalhadores para que a empresa possa ajustar seus programas de segurança do trabalho, cabe ao profissional médico manter o sigilo e impossibilitar a identificação individual.
Imparcialidade
Cabe ao médico do trabalho se manter imparcial em suas decisões, baseando-as apenas em conhecimentos técnico-científicos sobre os riscos ocupacionais e as formas mais eficientes de combatê-los.
Não cabe ao médico emitir juízo de valores ou permitir que suas decisões sejam de qualquer forma influenciadas por terceiros ou por conflito de interesses. É preciso que esse profissional mantenha a independência profissional em suas decisões.
Prevenção de riscos ambientais
O médico do trabalho também deve se preocupar com o meio ambiente e com a comunidade em que a empresa se encontra, participando dos processos de decisão acerca da melhor maneira de reduzir o impacto provocado pelo processo de trabalho.
Olá, gostei do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou começando agora são dicas muito importantes.