O que o serviço de ergonomia no trabalho faz pela sua empresa?
Deixar os funcionários satisfeitos com suas atividades laborais e o ambiente corporativo está se tornando uma prioridade para muitas empresas. Além do aspecto humano, o impacto desse bem-estar na produtividade está levando as organizações a investirem em iniciativas para garantir a saúde de seus colaboradores, como o serviço de ergonomia no trabalho.
E a sua empresa, já conhece e se beneficia com esse tipo de ação? Quer descobrir de que forma a ergonomia no trabalho melhora o desempenho dos funcionários e os resultados da companhia? Então acompanhe o post de hoje!
Como funciona o serviço de ergonomia no trabalho
Em suas atividades diárias, os trabalhadores são submetidos a condições que nem sempre são as ideais para o bom funcionamento do corpo. Elas podem variar de acordo com a ocupação, mas de forma geral trazem prejuízos funcionais.
Os exemplos são muitos: ficar em pé (ou sentado) por períodos prolongados, manter-se em posições incômodas para o manejo de máquinas e equipamentos, carregamento de peso, entre tantas outras situações.
Os resultados no dia a dia são dores, desconforto ou o desenvolvimento de patologias que se tornam complexas a médio e longo prazo. Elas podem até mesmo incapacitar o trabalhador, causando afastamentos temporários ou definitivos.
Para solucionar ou minimizar esses problemas, a empresa deve recorrer à ergonomia — a ciência que estuda meios para ajustar o trabalhador às condições laborais, criando alternativas para deixá-lo confortável e seguro enquanto realiza suas atividades.
Portanto, além de promover a saúde e a segurança do trabalhador, ela também evita a ocorrência de acidentes, lesões de natureza ocupacional e doenças causadas pela atividade laboral.
O serviço de ergonomia no trabalho tem justamente essa função: ele analisa as condições atuais em que os trabalhadores exercem suas tarefas, identificam problemas e os apresentam por meio de um relatório. Ele é usado para implementar melhorias e garantir o bem-estar dos colaboradores.
Os resultados do serviço de ergonomia no trabalho
Depois de saber do que se trata, é importante entender quais são os benefícios que esse serviço pode trazer à sua empresa. Conheça os principais:
Atendimento às normas trabalhistas
Como sabemos, o Brasil possui uma série de normas regulamentadoras para as atividades profissionais. Também conhecidas como NRs, elas têm um objetivo principal: proteger o trabalhador de riscos à saúde e à integridade.
Existem normas específicas para diversos ramos de atividade econômica. Outras, no entanto, devem ser aplicadas indistintamente a todo e qualquer ambiente de trabalho.
Um serviço de ergonomia identifica quais são as normas gerais e específicas que a sua empresa deve seguir. Ele ainda presta toda a assessoria necessária para fazer as adaptações e implementá-las da forma mais efetiva possível.
Essa assessoria garante que seu investimento nessas adaptações seja otimizado. Dessa forma, sua empresa pode se adequar às normas, proteger seus funcionários e evitar problemas com a fiscalização.
Melhoria na saúde e bem-estar dos trabalhadores
Condições ergonômicas inadequadas afetam diretamente os colaboradores. A falta de equipamentos e adaptações necessárias pode potencializar o risco de lesões e o desenvolvimento de doenças ocupacionais.
Como se pode esperar, a ergonomia tem o efeito contrário. Ela não só melhora a saúde física dos trabalhadores, mas faz com que esse bem-estar se reflita em outros aspectos, como a satisfação com o ambiente corporativo e a motivação do quadro de funcionários.
Além disso, quando percebem que a empresa se preocupa com seu bem-estar, os colaboradores se sentem devidamente valorizados. A resposta natural é a melhora no desempenho do grupo.
Aumento da produtividade
Perceba como o serviço de ergonomia cria um verdadeiro ciclo virtuoso nas organizações: ele deixa o trabalhador mais saudável (aspecto físico), que se torna satisfeito com o ambiente de trabalho (aspecto mental e emocional) e reflete esse contentamento com alta produtividade (aspecto profissional).
Portanto, o cuidado com a ergonomia leva a empresa a perceber que, depois de um curto período de implementação, seus funcionários estão produzindo mais e com melhor qualidade. O impacto disso na satisfação do cliente é extremamente significativo.
Redução do absenteísmo e afastamentos
Não é apenas a satisfação do trabalhador que torna a empresa mais produtiva diante dos cuidados devidos com a ergonomia. O fato é que a linha de produção — independente de sua configuração — passa a sofrer menos interrupções. Explicaremos melhor.
Sabemos que quando um funcionário se afasta de suas funções, a produção daquela equipe sofre uma espécie de interrupção. Sem o colaborador que executa determinadas atividades, o cliente sofre com a falta de um produto ou serviço. Para que isso não aconteça, todo o grupo é, de alguma forma, penalizado.
Muitas vezes eles precisam redistribuir as tarefas do colaborador ausente, sobrecarregando os outros membros do grupo. Com menos tempo disponível para as próprias atividades, as metas daquela equipe podem sofrer atrasos ou prejuízos na qualidade — ambos são impactos negativos à produtividade.
O serviço de ergonomia reduz esse problema. Ao promover a saúde e bem-estar dos funcionários e prevenir acidentes, ele diminui consideravelmente os motivos para faltas e afastamentos por doença. Dessa forma, ele reduz o impacto financeiro do absenteísmo, tornando a organização mais lucrativa.
Projeção de uma boa imagem da organização
A imagem da empresa não depende apenas da propaganda que ela faz de si mesma. Ela é formada também pelo testemunho direto dos seus colaboradores, que falam de seu dia a dia para o círculo próximo e deixam transparecer sua cultura organizacional.
Quando sua empresa se preocupa com a ergonomia e implementa mudanças para melhorar a qualidade de vida do trabalhador, ele também compartilha esse fato. Mesmo que de forma imperceptível, isso contribui para a forma como sua marca é vista.
Esse branding — ou gestão de marca — é essencial para os negócios. Trata-se de um diferencial importante para influenciar a decisão de compra do consumidor diante de opções similares.
E não é só isso. No caso dos trabalhadores, os especialistas chamam essa imagem de employer branding. Trata-se de como a organização é vista pelo mercado devido à forma como trata seus colaboradores.
Um employer branding positivo é essencial para a captação de bons profissionais. Eles passam a desejar trabalhar na sua companhia e se tornam interessados nos seus processos seletivos, aumentando seu capital intelectual.
Imagine o resultado desse bom employer branding a médio e longo prazo: com os melhores profissionais, sua empresa se tornará cada vez mais eficiente, inovadora e produtiva, aumentando sua competitividade no mercado.
Entendeu o que é o serviço de ergonomia no trabalho e de que formas ele pode beneficiar uma empresa? Gostou do conteúdo? Então que tal compartilhar em suas redes sociais e incentivar as organizações a adotarem medidas para o bem-estar de seus colaboradores?