O que é segurança do trabalho?
Os sinais de “piso molhado” ou “perigo” são algo que muitos preferem ignorar, mas esse tipo de sinalização é essencial e quem lidera em uma empresa deve saber disso.
Já imaginou seus funcionários sofrendo qualquer lesão ou acidente no local de trabalho? Para garantir que isso não aconteça, você precisa analisar cuidadosamente as várias regras e sistemas disponíveis sobre o assunto.
Então, você não gostaria que sua equipe se machucasse no trabalho, certo?
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Pode não parecer, mas o conceito de saúde e segurança no local de trabalho é simples.
Um ambiente de trabalho à prova de lesões e acidentes é o que todo funcionário procura. Além disso, um local seguro e protegido aumenta a produtividade e é direito de toda a sua equipe ter saúde e segurança no local de trabalho.
A segurança do trabalho é aplicável tanto para empregados quanto para empregadores. Como empregador, você tem a responsabilidade de fornecer aos funcionários um local de trabalho livre de riscos.
A saúde e a segurança no local de trabalho são essenciais, independentemente do tamanho de uma empresa, ou seja, todas as empresas, grandes ou pequenas, precisam incorporar segurança em seus locais de trabalho.
Se você não considerar a segurança do ambiente de trabalho, pode causar sérias complicações para os funcionários – tanto mental quanto fisicamente. Medidas de segurança bem implementadas mantêm os funcionários seguros e também protegem a sua empresa.
Existem outras leis de saúde e segurança prevalentes em todos os estados do país. Essas políticas e procedimentos são importantes porque abrangem princípios, objetivos que orientam o processo de tomada de decisões de saúde e segurança no trabalho. Além de gerenciar os riscos legais, elas descrevem os benefícios previstos para os trabalhadores.
No entanto, a adoção de políticas não é o fim. Garantir que seu local de trabalho esteja em conformidade com os regulamentos em vigor é fundamental. A equipe de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é responsável por avaliar os riscos potenciais capazes de prejudicar a saúde e o bem-estar da força de trabalho.
Todo empregador deve cumprir o conjunto de requisitos legais para garantir um local de trabalho seguro para todos – desde funcionários até visitantes.
Os funcionários devem desfrutar da cultura de trabalho em vez de ficar com medo de lesões relacionadas ao trabalho o tempo todo. Isso é altamente possível se as medidas de segurança forem tomadas, pois elas contribuem para a produtividade de uma organização de várias maneiras.
Não apenas os funcionários se beneficiam, mas a segurança no local de trabalho é muito importante para o sucesso de qualquer negócio a longo prazo. Portanto, é uma situação vantajosa para a empresa e seus funcionários.
Os empregadores que desejam que suas organizações cresçam em termos de retenção de funcionários, eficiência e reputação devem buscar integrar uma cultura robusta de segurança no local de trabalho em todos os aspectos da empresa.
Necessidade da segurança do trabalho
Não é possível medir os efeitos das falhas humanas. Elas podem ter consequências graves para os funcionários, suas famílias e amigos também. É por isso que as medidas de segurança no local de trabalho são necessárias. Além disso, a proteção do funcionário contra lesões ou morte leva ao sucesso do negócio.
Muitas vezes, ficamos tão ocupados competindo por produtividade ou velocidade que a parte de segurança fica sem atenção e os acidentes são mais prováveis de acontecer, especialmente porque ficamos complacentes com as atividades regulares que ignoramos o perigo que elas representam.
A sensação de segurança que se tem, sabendo que voltará a salvo do trabalho, é mais significativa do que qualquer outra coisa.
Existem riscos de segurança ocupacional em todas as empresas. Os fatores que afetam a segurança no local de trabalho incluem condições de trabalho inseguras e riscos ambientais. Também pode haver abuso de substâncias e violência no local de trabalho.
Por exemplo, os funcionários que trabalham em uma empresa de TI podem ter que trabalhar com fios ou eletrônicos defeituosos. Já em uma construtora, os funcionários podem estar expostos aos perigos da operação de equipamentos pesados.
Para combater esses riscos, os empregadores devem criar estratégias que garantam e promovam a segurança em seus locais de trabalho.
Os empregadores também devem aprender os aspectos desejados de seus funcionários em termos de segurança e proteção. Isso ajudará a aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços.
Benefícios de um ambiente de trabalho seguro
Quanto mais seguro o ambiente de trabalho, mais produtivo ele é. Funcionários produtivos são um ativo para todas as empresas. Por exemplo, funcionários eficazes podem produzir mais em menos tempo, reduzindo os custos operacionais de uma empresa.
A segurança no local de trabalho promove o bem-estar de funcionários e empregadores. Melhor proteção equivale a melhor saúde. Funcionários mais saudáveis realizam tarefas com mais eficiência e são mais felizes em geral.
Há muito poucos acidentes em um ambiente de trabalho seguro. Isso resulta em menos tempo de inatividade para investigações de segurança e reduz os custos de compensação do trabalhador. Isso também reduz o tempo necessário para os funcionários se recuperarem de lesões.
Danos a equipamentos geram custos de substituição e reparo. Evitar lesões no local de trabalho e danos a equipamentos resultará em menos despesas e aumentará o lucro.
Se os empregadores estão preocupados com a segurança de seus funcionários, os funcionários ficam mais confiantes e confortáveis em geral. Além disso, as taxas de faltas caem e os funcionários ficam mais focados em fazer suas tarefas.
10 formas de criar um ambiente de trabalho seguro
1. Esteja ciente e identifique os riscos no local de trabalho
Antes de criar um ambiente de trabalho seguro, você precisa estar ciente das questões de saúde e segurança primeiro. Caso contrário, seria difícil abordá-los.
Os riscos de segurança no local de trabalho podem incluir problemas mecânicos, produtos químicos perigosos, equipamentos elétricos, etc.
Problemas mecânicos podem ocorrer a qualquer momento durante a operação de máquinas e equipamentos no local de trabalho. Além disso, trabalhar com equipamentos pesados é muito arriscado e pode causar acidentes.
Se os funcionários precisam trabalhar com produtos químicos, eles precisam ser muito cautelosos. Produtos químicos perigosos podem queimar ou envenenar os funcionários. Inalá-los ou ingeri-los pode até causar a morte.
Além disso, trabalhar com equipamentos eletrônicos também pode ter riscos. Equipamentos elétricos defeituosos podem eletrocutar os funcionários, causando problemas graves.
Os funcionários devem estar cientes dos tipos de equipamentos e conhecer os perigos em seu local de trabalho. Isso lhes permite ficar longe de tais perigos e situações infelizes.
Portanto, estabelecer áreas de risco potencial deve ser um motivo chave, e trabalhar com seus funcionários para minimizar esses perigos fará o truque. Além disso, os empregadores devem treinar os funcionários na operação adequada de máquinas e equipamentos.
2. Implemente programas de segurança do trabalho
O primeiro passo na construção de um programa de segurança é fazer com que todos os funcionários se comprometam com a segurança no local de trabalho. Uma maneira de fazer isso é incluir a saúde e a segurança no local de trabalho na declaração de missão da empresa. Deve ser dever de todos os funcionários cumprir as políticas de segurança.
Os empregadores devem investigar todos os acidentes no local de trabalho. Eles devem incentivar os funcionários a seguir todos os procedimentos de segurança.
Além disso, os riscos de não segui-los devem ser claramente declarados por escrito. Isso reduz as chances de erros.
3. Forneça treinamento de segurança adequado aos funcionários
O treinamento é parte integrante do programa de segurança de todas as empresas para proteger os funcionários contra acidentes.
Pesquisas mostram que novos funcionários têm um risco maior de acidentes de trabalho. A falta de conhecimento dos perigos do local de trabalho e das técnicas adequadas de trabalho fazem com que esse risco seja mais significativo.
Os empregadores devem fornecer aos funcionários o treinamento necessário para reduzir os acidentes de trabalho. Os funcionários devem operar todos os equipamentos e máquinas de forma segura e adequada.
Por exemplo, a operação de máquinas pesadas deve ser ensinada adequadamente aos funcionários. Somente funcionários treinados ou certificados devem operar esses tipos de equipamentos. É por isso que é vital fornecer treinamento de segurança aos funcionários por especialistas.
4. Use equipamentos de segurança e proteção
O uso de equipamentos para minimizar a exposição a riscos que causam lesões no local de trabalho é fundamental. Não fazer isso pode causar ferimentos ou até mesmo a morte.
Os funcionários podem ter que trabalhar com produtos químicos, máquinas, eletrônicos e outros riscos potenciais de trabalho e os empregadores devem fornecer a esses funcionários Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Alguns exemplos de EPI ‘s, são: luvas, óculos de proteção, roupas, tampões para os ouvidos, capacetes, etc.
5. Relatar condições de trabalho inseguras
Os funcionários devem informar qualquer tipo de risco de segurança ou risco de trabalho aos gestores.
Os empregadores são legalmente obrigados a garantir ambientes de trabalho seguros para seus funcionários, portanto, eles devem acabar com os riscos de segurança no local de trabalho e promover a segurança no local de trabalho.
6. Pratique a postura correta
A má postura é uma das principais razões para a dor nas costas. É imperativo praticar uma postura boa e correta para reduzir o risco de se machucar.
Por exemplo, se você tiver que se sentar por longas horas, use cadeiras especialmente projetadas. Além disso, sente-se sempre ereto, utilize apoio para os pés e ajuste a cadeira, a mesa e o monitor na altura ideal.
7. Reduza o estresse no local de trabalho
O estresse no local de trabalho pode causar muitos problemas de saúde, como ansiedade, depressão, etc.
Insegurança no trabalho, bullying no local de trabalho, alta carga de trabalho, etc., causam estresse no local de trabalho.
Aprenda como combater o estresse no local de trabalho e evitar seus efeitos adversos. O estresse no local de trabalho pode ter efeitos drásticos na produtividade e na saúde dos funcionários.
8. Promova intervalos regulares
Os empregadores devem incentivar os funcionários a fazer pausas regulares. Fazer pausas frequentes evitará o cansaço e a fadiga.
Isso evitará ainda mais lesões ou doenças e as pausas também ajudam os funcionários a se manterem atualizados e focados.
9. Fique sóbrio e alerta
Uma das razões significativas para as mortes no local de trabalho é o abuso de substâncias. O abuso de substâncias causa cerca de 45% de todas as mortes no local de trabalho industrial.
Indivíduos sob a influência de álcool ou drogas são menos alertas. Sua capacidade de tomada de decisão, coordenação, concentração e controle motor ficam comprometidos. Isso cria riscos de lesões e mortes no local de trabalho.
10. Facilite o acesso às saídas em caso de emergências
Se houver um acidente, deve haver fácil acesso às saídas de emergência. Desta forma, o fácil acesso às saídas de emergência reduzirá os ferimentos e as mortes.
Então, ao menor indício de que algo está dando errado, você pode fazer a equipe encontrar essas saídas. Além disso, é essencial ter maneiras rápidas de desligar o equipamento em caso de emergência.
Conclusão
Um ambiente de trabalho seguro é uma característica das boas empresas em todo o mundo. Todos os funcionários têm o direito e querem garantia de sua segurança e proteção.
A saúde e segurança no local de trabalho é uma questão fundamental. Os empregadores devem garantir que seus funcionários estejam trabalhando em um ambiente seguro.
Os empregadores devem incentivar os funcionários a adotar práticas seguras e usar equipamentos de segurança. Além disso, eles devem incentivar políticas de segurança e programas de segurança.
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