Motivos para contratar um técnico em segurança do trabalho
Investir em um ambiente de trabalho seguro é item primordial para qualquer empreendedor nos dias atuais. A prevenção de acidentes, de pequenas e grandes proporções, evita inúmeras dores de cabeça aos líderes de diversos setores, principalmente, quando as áreas envolvidas são indústria e construção.
A melhor forma de avaliar quais medidas preventivas são mais eficazes, é através da contratação de um profissional técnico habilitado em segurança do trabalho ou uma empresa terceirizada que atue especificamente nessa área.
O que faz um profissional em segurança do trabalho?
O técnico em segurança do trabalho atua fazendo uma varredura em todo o conjunto do local onde será realizado o trabalho, por exemplo:
– Se os profissionais contratados têm o perfil para a função;
– Se o local escolhido para servir de base de trabalho atende a demanda;
– Se os equipamentos de trabalho estão em bons estados;
– Se os profissionais estão devidamente treinados para o cargo;
– Se as áreas comuns de lazer (refeitórios, lanchonetes, vestiários) não oferecem risco aos trabalhadores;
– Se a carga horária de trabalho está sendo cumprida;
– Se os trabalhadores envolvidos gozam de boa saúde para executar a função;
– Se o meio ambiente não está sendo agredido;
Após apurar em campo todas as informações necessárias, o profissional de segurança do trabalho descreve um relatório com todos os itens que são necessários para que a empresa se adapte. Esses profissionais olham de maneira objetiva pontos que, muitas vezes no dia a dia, diretores e presidentes de instituições não conseguem enxergar.
Por que investir em segurança no trabalho?
O velho ditado que: “prevenir é melhor do que remediar”, cabe perfeitamente bem quando o assunto é segurança do trabalho. Uma empresa que cumpre todas as normas de segurança evita gasto com:
– Licenças;
– Perda de mão de obra;
– Pagamentos de auxílio-acidente;
– Atrasos na entrega de projetos;
– Indenizações;
– Contratação de mão de obra terceirizada;
– Reposição de equipamentos e maquinários;
– Ações de marketing para recuperar a imagem no mercado;
Um trabalhador acidentado causa sempre uma grande movimentação dentro de uma empresa. Ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, não basta encaminhar o funcionário para fazer um curativo.
É obrigação da empresa oferecer todo apoio à vítima: médica, hospitalar e medicamentosa. Os primeiros 15 dias de licença são pagos pela empresa ao funcionário, a volta desse trabalhador à rotina também deve ser feita com cuidado e, preferencialmente, após a avaliação de psicólogo do trabalho para que possa observar se o mesmo possui condições ou não de exercer a mesma função.
Profissionais valorizados e motivados
Outro ponto que merece destaque é o fator motivação. Quando trabalhadores percebem que há uma preocupação por parte dos empregadores com suas integridades físicas e psicológicas, eles se sentem motivados e valorizados.
Uma consequência disso resulta no bom rendimento do trabalho executado. A simples presença de um técnico de segurança do trabalho, guardando por todos os pontos e aspectos da rotina do trabalhador, é capaz de transformar o ambiente.
Profissionais satisfeitos trabalham mais e melhor, além de ser a melhor e mais positiva forma de marketing direto para uma empresa.
Quem compõe o time de profissionais em segurança do trabalho?
– Técnico em segurança do trabalho;
– Médico do trabalho;
– Enfermeiro do trabalho;
– Psicólogo;
– Engenheiro do trabalho;
Todos os profissionais envolvidos precisam ser obrigatoriamente especializados em segurança do trabalho, ou seja, precisam estar aptos a exercer a função, ter registro e conhecer todas as leis e normas fundamentais para o cargo.
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