É preciso ter ambulatório médico nas empresas?

É preciso ter ambulatório médico nas empresas?

A exigência de um ambulatório médico nas empresas depende de cada contexto ocupacional.


De qualquer forma, o empregador tem o dever de cuidar de seus trabalhadores, ou seja, ele deve planejar as atividades e os locais de trabalho de forma a evitar riscos à saúde dos funcionários.

Nessa tarefa, ele pode receber a ajuda de profissionais de Segurança do Trabalho e de especialistas em Medicina do Trabalho.

Quer saber se é preciso ter ambulatório médico nas empresas?
Então, confira agora mesmo o conteúdo que preparamos para você!

O que é ambulatório médico nas empresas?

O que é ambulatório médico nas empresas?

Conhecer as características do atendimento ambulatorial é o primeiro passo para entender melhor o assunto e gerenciar os cuidados de saúde de seus funcionários.

Os atendimentos ambulatoriais podem variar muito. Além de cuidados paliativos e check-ups, quase qualquer outro tipo de atendimento pode ser definido como ambulatorial – estes podem contemplar primeiros socorros, análise de exames, orientações sobre tratamentos ou outros tipos de procedimentos.

Os cuidados ambulatoriais podem ser prestados em consultórios médicos instalados em empresas, bem como em clínicas, centros cirúrgicos ou até mesmo em um hospital.

Um médico responsável pelo atendimento ambulatorial da empresa deve apoiar a organização em segurança no trabalho, prevenção de acidentes e todas as questões de saúde ocupacional.

Ele examina até que ponto os locais de trabalho são configurados de acordo com aspectos de medicina ocupacional e ciências ocupacionais, realiza avaliações de risco e aconselha as empresas sobre como garantir da melhor forma possível a saúde de seus funcionários.

Aconselhar o empregador sobre a organização de primeiros socorros e exames de saúde ocupacional também faz parte das atribuições do médico que trabalha para a empresa.

A saúde e o desempenho a longo prazo dos funcionários devem ser, em última análise, o critério decisivo para as ações tomadas.

A Medicina do Trabalho é um termo usado para descrever, entre outras coisas, as atividades de um médico especializado contratado por um empregador para lidar com situações de saúde relacionadas aos colaboradores.

Às vezes, o principal objetivo dos médicos que estão presentes é lidar com pessoas feridas no ambiente de trabalho, mas em outros casos, eles podem fornecer qualquer outro tipo de orientação médica ou serviços de saúde que os funcionários precisem.

O principal objetivo por trás de um ambulatório médico na empresa é que o empregador possa manter a sua equipe de trabalho mais saudável e reduzir a sobrecarga geral, ao mesmo tempo em que fornece um serviço que garante a segurança e satisfação dos trabalhadores.

A extensão dos serviços prestados pelos médicos da empresa varia, alguns podem oferecer apenas cuidados básicos e prescrever medicamentos para doenças simples, enquanto outros podem lidar com grandes emergências e ferimentos graves, como fraturas.

Algumas empresas também estão incentivando os funcionários a visitar o médico da empresa para obter conselhos básicos de saúde, para que possam melhorar a saúde geral de sua equipe.

Oferecer ambulatório médico nas empresas é uma obrigação legal?

Oferecer ambulatório médico nas empresas é uma obrigação legal?

As empresas têm obrigação de oferecer aos funcionários um ambiente seguro e saudável, como rege a norma da CLT.

Além disso, sabemos que quando o trabalhador está com a saúde em dia, será muito mais produtivo em suas atividades. Ao contrário, quando a saúde é comprometida, todo resto também é prejudicado – ou seja, as faltas e os diferentes tipos de transtornos aumentam e esse cenário afeta negativamente os resultados da empresa.

Não existe uma lei específica que obrigue as empresas a manterem um ambulatório médico interno, exceto a NR 18 que o impõe à Construção Civil com equipes com número superior a 50 trabalhadores.

No entanto, de acordo com a NR 4, órgãos públicos da administração dos poderes judiciário e legislativo que tenham empregados regidos pela CLT precisam manter um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). E toda organização com um quadro funcional superior a 50 trabalhadores também.

O mesmo vale para empresas onde os funcionários estão expostos a algum tipo de risco durante a realização de suas tarefas — neste caso, independe do porte.

O Ministério do Trabalho, além das Normas Regulatórias citadas e da NR 7, também definiu outras normas a serem executadas nas organizações quando aplicável. Para saber mais consulte o Ministério do Trabalho e Previdência ou fale com um especialista em Medicina do Trabalho, como a SST.

De todo modo, independente da obrigatoriedade legal, oferecer aos funcionários o conforto de um ambulatório médico dentro de sua empresa facilita o atendimento em casos de acidentes ou doenças ocupacionais, além de garantir outras vantagens.

Para implantar um ambulatório médico na sua organização e otimizar o ambiente de trabalho, é necessário planejar-se, considerar os possíveis riscos das atividades desenvolvidas e priorizar a saúde dos seus funcionários.

Sem dúvidas, é um ótimo benefício capaz de impactar os resultados de sua empresa!

Conclusão ambulatório médico empresas

Conclusão

Ter um ambulatório médico no ambiente de trabalho é uma grande inovação na solução da de saúde para as empresas e seus funcionários.

Além dos benefícios citados anteriormente, é possível identificar vantagens em diferentes níveis, como, por exemplo, ao invés de se ausentar a tarde toda para uma consulta médica, os funcionários podem simplesmente seguir pelos corredores da empresa e estão de volta em cerca de 30 minutos, sem estresse e sem trânsito.

Os problemas médicos são identificados mais cedo, enquanto são pequenos, e os programas de bem-estar envolvem um médico altamente capacitado para ajudar.

Disponibilizar um ambulatório médico nas empresas não é algo que a maioria das organizações oferecem e isso faz com que seus funcionários se sintam especiais, se sintam cuidados por você – o que gera intensa lealdade e pode ajudá-lo a atrair excelentes profissionais.

Em um contexto onde os colaboradores passam a maior parte de suas horas no trabalho e ainda mantêm obrigações familiares, o acesso médico aos cuidados com a saúde no ambiente empresarial demonstram uma sensibilidade às demandas de seu tempo.

Conheça melhor a SST e entenda como podemos te ajudar a cuidar da saúde de seus funcionários e, consequentemente, da sua empresa.

Gostou de saber mais sobre segurança do trabalho? Então, descubra como definir os equipamentos de segurança do trabalho necessários para a empresa!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!