5 equipamentos que precisam de atenção para garantir a saúde da equipe
Os equipamentos da sua empresa estão contribuindo para a saúde dos seus funcionários?
Quando falamos em segurança e saúde no trabalho, geralmente associamos o perigo a atividades com risco de acidentes, mas pequenos questões do dia a dia podem ser ainda mais prejudiciais a longo prazo — afetando, inclusive, a produtividade.
Mas quais são esses equipamentos que podem influenciar na saúde da equipe? Preparamos uma lista com 5 deles que precisam de atenção especial:
1. Cadeiras e mesas
A grande questão da saúde em escritórios não está em acidentes de trabalho ou riscos para a segurança, mas principalmente nas pequenas questões de ergonomia que se somam para limitar a produtividade e criar problemas crônicos de saúde — como dores musculares e problemas de circulação.
Cadeiras e mesas são as principais vilãs nesses casos. Quando mal planejadas e instaladas, elas contribuem para má postura e sobrecarregamento de músculos e articulações — que não são sentidos em um dia ou uma semana, mas se somam para minar a produtividade do funcionário ao longo do tempo.
2. Iluminação
Este é um ponto muitas vezes ignorado por empresários: a iluminação dentro do ambiente de trabalho. Quando em excesso ou posicionada diretamente para o olho do funcionário, ela pode causar problemas como fotossensibilidade e ofuscamento constante.
Caso seja o contrário, um ambiente mal iluminado obriga todos os trabalhadores a forçar mais a vista, gerando cansaço e dores de cabeça — sem contar a dificuldade de ser produtivo sem conseguirem enxergar o que estão fazendo.
3. Decoração
Outra dificuldade que muitos gestores têm é de entender o impacto da saúde mental para a produtividade e eficiência no trabalho. Você sabia que até a decoração do espaço pode influenciar um ambiente saudável?
Essa preocupação começa na distribuição do espaço, no posicionamento de móveis, peças decorativas e até plantas para aumentar o bem estar. Se uma pessoa se sente à vontade no ambiente em que trabalha, ela tem mais motivação e tranquilidade para desempenhar sua função da melhor forma possível
4. Equipamentos de comunicação e que façam muito barulho
Mais um aspecto que gera desgaste físico e mental na saúde da equipe são aqueles aparelhos que fazem barulho constantemente e os telefones e computadores usados para comunicação de funcionários, gerando muito ruído incômodo dentro do escritório.
Sons irritantes são uma fonte de estresse ao longo do dia e geram tanto dores de cabeça como musculares pela contração involuntária. O ideal nesses casos é identificar quais equipamentos incomodam mais e movê-los para uma sala separada.
5. Computadores
Em geral, o estresse é a principal causa de problemas de saúde que levam à perda de produtividade dentro dos escritórios. Para evitar que isso aconteça, é preciso garantir que todo o ambiente e as ferramentas de trabalho sejam práticas e acessíveis aos funcionários.
O maior exemplo disso são os computadores: quando eles não funcionam direito ou estão muito ultrapassados, são uma fonte constante de frustração e ansiedade na rotina de uma empresa.
Portanto, faça sempre uma verificação do equipamento e peça a opinião dos trabalhadores para evitar que um possível problema se estenda por muito tempo.
Parecem pequenas coisas, mas a soma de todos esses detalhes podem ser a causa dos maiores problemas de saúde da equipe e uma perda considerável de produtividade.
Se você quer melhorar o desempenho da sua empresa, é hora de identificar e corrigir todos os obstáculos que seus equipamentos estão criando — inclusive, se possível, com a ajuda de uma consultoria especializada.
E aí, gostou da dica? Se você quer receber outras como essa e se manter informado sobre segurança e saúde no trabalho, assine agora a nossa newsletter e leia mais artigos diretamente no seu e-mail!